Troca do medidor (Hidrômetro) e aumento exponencial na conta.

Copasa - MG
Belo Horizonte - MG
26/01/2022 às 14:34

No dia 11/01/22 um representante da COPASA esteve em minha residência com uma O.S. para a troca do hidrômetro. Como não tinha sido notificado, estranhei, mas, o funcionário logo me mostrou a O.S. no sistema da COPASA. ANTES de autorizar a troca, perguntei ao representante se eu teria algum "ônus" com essa troca; ao que ELE ME RESPONDEU: SE O SEU EQUIPAMENTO NÃO ESTIVER APRESENTANDO DEFEITO, a troca é feita SEM COBRANÇA pela concessionária.
Então, autorizei a troca e o mesmo disse que o equipamento antigo "ESTAVA OK".

Pois bem, como de costume, faço algumas leituras diárias em minha casa para acompanhar o consumo e verificar se está tudo certo (inclusive para verificar se existe algum vazamento em minha residência). Tão logo comecei a fazer a leitura diária deste novo equipamento, estranhei que o consumo diário havia passado da média de 300 lts para aproximadamente 535 lts (um aumento de aproximadamente 178%).
Desde então, esse tem sido o gasto diário na minha residência. Para confirmar a média, hoje faz exatamente 15 dias que o relógio foi trocado e, pelo medidor, já foram consumidos MAIS DE 8000 L (vide foto em anexo). Ora, sem dúvida há algo errado com o mesmo, pois, conforme a própria CONTA DA COPASA, o consumo médio MENSAL da minha residência é de 9000L (ou seja, a media diária de 300lts/dia).

Desde já, quero adiantar que não foi encontrado nenhum vazamento em minha casa, ou alguma torneira com problema. Além de eu ter vistoriado a minha residência, fiquei um longo período sem uso de água para verificar se o relógio iria estar parado (já que não não estaria utilizando água) e isso ocorreu, comprovando que não há vazamentos ou gotejamentos.

Também já adianto que não foi feita nenhuma mudança drástica de consumo em minha residência, até porque, com tantos problemas hídricos, é no nosso bolso que a irresponsabilidade cobra..

Sendo assim, gostaria de solicitar a COPASA que faça a troca desse equipamento, já adiantando que não vou aceitar a justificativa de que os equipamentos antigos estariam aferindo de maneira errada: primeiro porque o próprio funcionário disse que o medidor antigo estava ok; segundo, porque acho muito estranho um equipamento fazer uma aferição de consumo quase 45% menor do que o consumo real (é só dividir 300/535 para achar a proporção). Se fosse algo na casa de 10%, ok, seria aceitável, mas, 45%??

Espero que a COPASA aceite a minha solicitação e faça a troca desse medidor/ hidrômetro.

Sem mais.

Atte,

05/04/2022 às 11:38

Prezado (a) cliente,

Pedimos desculpas pela demora na resposta e agradecemos seu contato, pois contribui para que a COPASA MG continue melhorando a cada dia a qualidade do atendimento e dos serviços.

Para qualquer solicitação, estamos à disposição para atendê-lo(a), basta realizá-la pelo site www.copasa.com.br, selecionando Agência Virtual > Todos os Serviços > , OU pelo WhatsApp: 31 9 9770 7000.

Permanecemos à disposição
Equipe de Relacionamento com o cliente
COPASA MG

Está com problemas com Copasa - MG?