COREN-PR negligencia denúncia contra técnica de enfermagem e arquiva caso sem análise

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

19/09/2025 às 10:28

ID: 227319393

Em julho de 2025, protocolei a denúncia n ***** contra uma técnica de enfermagem que, publicamente, afirmava atuar no Paraná e que fazia apologia a práticas que colocam em risco a saúde de seus pacientes.

Ao invés de cumprir sua função de analisar o mérito da denúncia e apurar a conduta dessa profissional, o COREN-PR simplesmente verificou que meu CPF era de São Paulo e transferiu o processo para o COREN-SP, sem meu consentimento. Ou seja, ignoraram totalmente o conteúdo da denúncia, que dizia respeito a uma profissional que se identificava como atuante no Paraná.

O mais contraditório é que o COREN-PR teve capacidade administrativa de encaminhar o processo para outro estado quando quis se livrar da responsabilidade, mas não teve a responsabilidade de, ao menos, avaliar a gravidade da situação antes de simplesmente se desfazer do caso.

Obviamente, o caso de SP foi fechado, me informando que eu deveria reabrir o caso no COREN PR.

Não satisfeita, em setembro de 2025, abri uma nova denúncia n *****, anexando novamente as provas. Recebi, no mesmo dia, um pedido de complementação de documentos (os mesmos que já estavam anexados), e logo em seguida o caso foi arquivado sem qualquer análise aprofundada, sem oportunidade de manifestação e sem transparência.

Essa postura é extremamente grave: mostra que o COREN-PR não cumpre sua função institucional de proteger pacientes e fiscalizar a prática profissional, mas sim adota práticas administrativas que blindam técnicas de enfermagem mesmo quando há indícios claros de conduta antiética e confissão de [Editado pelo Reclame Aqui].

Fica claro que o conselho opta por priorizar burocracias acima da ética e da segurança dos pacientes. Ao agir assim, transmite à sociedade a mensagem de que denúncias sérias não são bem-vindas e que cidadãos preocupados com a saúde pública não têm voz.

Compartilhe

Consideração final do consumidor

24/09/2025 às 13:37

Apesar de não terem respondido por aqui e tentado derrubar minha reclamação, assim que ela foi feita aqui, a denúncia foi reaberta na plataforma. Sendo assim, considero que meu problema foi resolvido.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

7