Seguro de veículo feito sem autorização e utilizando meus dados de forma indevida

Respondida
Fortaleza - CE
09/04/2026 às 16:24
ID: 245269209
Realizei a compra de uma moto com a empresa e, durante o processo, foi feita apenas a cotação de seguro. Porém optei por fechar o seguro por fora. No dia da retirada do veículo (03/03) fui questionada se já possuía seguro e informei que sim.Para minha surpresa, no dia 31/03, foi gerado um boleto no meu nome por uma seguradora (justamente a mesma que havia sido apenas cotada anteriormente pela empresa). Ao entrar em contato com essa seguradora, fui informada que o seguro tinha sido feito pela corretora Honda, sem minha autorização, utilizando meus dados, e sem qualquer tipo de assinatura ou consentimento meu.Além disso, nem mesmo a placa do veículo foi cadastrada nesse seguro, o que demonstra total irregularidade no processo e indica a ciência de que eu já possuía outro seguro ativo.
Ressalto que EM NENHUM MOMENTO autorizei a contratação desse serviço. Foi utilizado de má fé ao usar meus dados indevidamente para criação de um contrato sem meu consentimento. Já estou tomando todas as medidas cabíveis
Compartilhe
Resposta da empresa
06/05/2026 às 15:40
Olá, Bruna.
Agradecemos sua manifestação com a Administradora do Consórcio Nacional Honda, que preza pela transparência e qualidade no atendimento aos seus clientes.
Após análise, não identificamos, em nossos sistemas, a formalização de contratação de seguro vinculada ao Consórcio Nacional Honda, considerando que qualquer contratação de serviço depende de consentimento prévio do cliente, conforme as diretrizes dos órgãos reguladores, em especial as boas práticas estabelecidas pelo Banco Central do Brasil e pela Lei nº 11.795/2008 (Lei dos Consórcios).
Esclarecemos que a realização de cotações não implica, por si só, na contratação do seguro, sendo necessária autorização expressa para sua efetivação. Ressaltamos, ainda, que concessionárias e corretoras parceiras possuem atuação própria na intermediação de seguros, podendo conduzir tratativas comerciais diretamente com o cliente.
Dessa forma, caso tenha ocorrido emissão de proposta ou boleto, orientamos que a verificação seja realizada junto à corretora, seguradora ou concessionária envolvida, para os devidos esclarecimentos e apuração do ocorrido.
Seguimos à disposição para auxiliar no que for possível e reforçamos nosso compromisso com a transparência e conformidade dos processos.
Atenciosamente,
Consórcio Nacional Honda.