Quebra de Confiança e Atendimento Desrespeitoso na COSB Após 30 Anos como Paciente

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

São Bernardo do Campo - SP

30/03/2026 às 22:01

ID: 244766723

Sou paciente da COSB há mais de 30 anos. Literalmente desde a infância. Sempre confiei, indiquei e respeitei o trabalho da clínica ao longo de toda a minha vida.

Por isso, o que vivi recentemente não foi apenas uma experiência ruim, foi uma quebra completa de confiança.

Agendei uma consulta particular, paga, com valor elevado. Ao chegar, encontrei um ambiente extremamente quente e abafado, sem ventilação adequada. Ao tentar aguardar em um local minimamente mais confortável, fui orientado de forma ríspida a permanecer na sala de espera fechada.

No pré-atendimento, o cenário foi de total despreparo: atendimento com mau humor, respostas atravessadas e falta de cordialidade. No momento do pagamento, fui tratado com impaciência e desdém. Utilizando um equipamento sem acessibilidade (especialmente crítico em uma clínica oftalmológica), tive dificuldade para concluir o pagamento devido à minha limitação visual, sem qualquer suporte adequado da equipe.

Durante a triagem, fui submetido a um procedimento sem qualquer aviso prévio, o que causou susto e desconforto desnecessários. Algo simples, que poderia ter sido resolvido com orientação básica ao paciente.

Até então, apesar dos problemas, eu ainda relevava.

A situação se agravou quando, mesmo com horário agendado, outros pacientes foram atendidos antes de mim, inclusive pessoas que chegaram atrasadas. Ao questionar a situação, não houve qualquer tentativa de explicação adequada ou organização do fluxo de atendimento.

Diante disso, manifestei minha insatisfação, como qualquer consumidor tem o direito de fazer.

Posteriormente, ao registrar minha avaliação no Google, recebi uma resposta pública me chamando, na prática, de [Editado pelo Reclame Aqui], desconsiderando completamente os fatos relatados e ignorando todos os problemas evidentes no atendimento.

Buscando resolver a situação de forma direta, retornei à clínica acompanhado da minha mãe. A médica responsável inicialmente se recusou a falar comigo. Após insistência, quando finalmente apareceu, sua postura foi ainda mais grave:

1. Mandou acionar a polícia;
2. Recusou qualquer tentativa de diálogo;
3. E, de forma totalmente antiética e ofensiva, afirmou que eu não precisava de oftalmologista, mas de um psiquiatra.

Esse tipo de conduta ultrapassa qualquer limite aceitável em uma relação profissional.

Além disso, minha mãe, que presenciou toda a situação, também foi desrespeitada em resposta pública feita pela clínica, com ironia e desconsideração.

Reforço: em nenhum momento questionei a capacidade técnica médica, mas sim o atendimento, a organização, a falta de empatia e, principalmente, a postura diante de um cliente insatisfeito.

Após mais de três décadas como paciente, o mínimo esperado seria respeito.

O que encontrei foi exatamente o oposto.

Deixo aqui meu relato não apenas como forma de registro, mas como alerta para outros pacientes.

E faço questão de reforçar:

Diferente da postura adotada pela clínica, eu assumo integralmente tudo o que foi dito lá, incluindo todos os [Editado pelo Reclame Aqui]. Cada ponto relatado por mim é verdadeiro.

A pergunta que fica é: a clínica também assume a forma como trata seus pacientes?

Compartilhe

Consideração final do consumidor

13/05/2026 às 13:59

Via Procon, a COSB condicionou a entrega do meu prontuário à devolução dos documentos da consulta. Um absurdo e total desrespeito à legislação.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0