Quebra de Confiança e Atendimento Desrespeitoso na COSB Após 30 Anos como Paciente

Não resolvido
São Bernardo do Campo - SP
30/03/2026 às 22:01
ID: 244766723
Sou paciente da COSB há mais de 30 anos. Literalmente desde a infância. Sempre confiei, indiquei e respeitei o trabalho da clínica ao longo de toda a minha vida.
Por isso, o que vivi recentemente não foi apenas uma experiência ruim, foi uma quebra completa de confiança.
Agendei uma consulta particular, paga, com valor elevado. Ao chegar, encontrei um ambiente extremamente quente e abafado, sem ventilação adequada. Ao tentar aguardar em um local minimamente mais confortável, fui orientado de forma ríspida a permanecer na sala de espera fechada.
No pré-atendimento, o cenário foi de total despreparo: atendimento com mau humor, respostas atravessadas e falta de cordialidade. No momento do pagamento, fui tratado com impaciência e desdém. Utilizando um equipamento sem acessibilidade (especialmente crítico em uma clínica oftalmológica), tive dificuldade para concluir o pagamento devido à minha limitação visual, sem qualquer suporte adequado da equipe.
Durante a triagem, fui submetido a um procedimento sem qualquer aviso prévio, o que causou susto e desconforto desnecessários. Algo simples, que poderia ter sido resolvido com orientação básica ao paciente.
Até então, apesar dos problemas, eu ainda relevava.
A situação se agravou quando, mesmo com horário agendado, outros pacientes foram atendidos antes de mim, inclusive pessoas que chegaram atrasadas. Ao questionar a situação, não houve qualquer tentativa de explicação adequada ou organização do fluxo de atendimento.
Diante disso, manifestei minha insatisfação, como qualquer consumidor tem o direito de fazer.
Posteriormente, ao registrar minha avaliação no Google, recebi uma resposta pública me chamando, na prática, de [Editado pelo Reclame Aqui], desconsiderando completamente os fatos relatados e ignorando todos os problemas evidentes no atendimento.
Buscando resolver a situação de forma direta, retornei à clínica acompanhado da minha mãe. A médica responsável inicialmente se recusou a falar comigo. Após insistência, quando finalmente apareceu, sua postura foi ainda mais grave:
1. Mandou acionar a polícia;
2. Recusou qualquer tentativa de diálogo;
3. E, de forma totalmente antiética e ofensiva, afirmou que eu não precisava de oftalmologista, mas de um psiquiatra.
Esse tipo de conduta ultrapassa qualquer limite aceitável em uma relação profissional.
Além disso, minha mãe, que presenciou toda a situação, também foi desrespeitada em resposta pública feita pela clínica, com ironia e desconsideração.
Reforço: em nenhum momento questionei a capacidade técnica médica, mas sim o atendimento, a organização, a falta de empatia e, principalmente, a postura diante de um cliente insatisfeito.
Após mais de três décadas como paciente, o mínimo esperado seria respeito.
O que encontrei foi exatamente o oposto.
Deixo aqui meu relato não apenas como forma de registro, mas como alerta para outros pacientes.
E faço questão de reforçar:
Diferente da postura adotada pela clínica, eu assumo integralmente tudo o que foi dito lá, incluindo todos os [Editado pelo Reclame Aqui]. Cada ponto relatado por mim é verdadeiro.
A pergunta que fica é: a clínica também assume a forma como trata seus pacientes?
Compartilhe
Consideração final do consumidor
13/05/2026 às 13:59
Via Procon, a COSB condicionou a entrega do meu prontuário à devolução dos documentos da consulta. Um absurdo e total desrespeito à legislação.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0