Dificuldade de renovação de seguro de veículo

Resolvido
Guarulhos - SP
01/09/2016 às 13:11
ID: 20687611
Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa
Ver todas ReclamaçõesTenho 2 (dois) seguros de carro com a empresa Cotando Seguro (Cotando Assessoria e Corretagem de Seguros Ltda. ), o de um Honda City e o de um Peugeot ******* SW. Sempre fui muito bem atendido pela empresa. Todavia, agora estou enfrentando problema para a renovação de um dos seguros. No dia 23.08.*******, realizei a renovação do seguro do Honda City com a funcionária Vaneide, seguro este que está para vencer no dia 02.09.*******. Já no dia 24.08.*******, realizei a renovação do seguro do Peugeot ******* SW, também com a funcionária Vaneide, seguro este que vencerá no dia 01.09.*******. Ambos os seguros são da empresa Azul Seguros. Pois bem, venho consultando o site da Azul Seguros, desde então, e a nova apólice do seguro do Peugeot ******* SW foi emitida em 26.08.*******, com início de vigência para o dia 10.09.*******. Ocorre que até hoje (01.09.*******), a apólice do novo seguro do veículo Honda City ainda não foi emitida. Entrei em contato com a funcionária Vaneide nos dias 29 e 31.05.******* e ela disse que nada poderia fazer, pois já teria mandado a proposta de renovação para a Azul Seguros e que teríamos que aguardar; ela também disse não haver nenhum tipo de pendência impedindo a renovação. Ontem (31.08.*******), ela disse que teríamos que esperar mais 5 (cinco) dias para a emissão da apólice, o que considerei absurdo, pois, desta forma, o seguro atual vencerá sem que a nova apólice tenha sido emitida. Ainda em 31.08.*******, contatei a empresa Azul Seguros via chat (Protocolo n.*************, funcionária Rafael) e, segundo a empresa, a demora na renovação seria responsabilidade de minha corretora e não da Azul Seguros. O fato é que seguro de meu veículo Honda City irá vencer amanhã (02.09.*******) e, até agora (01.09.*******), a nova apólice não foi emitida sem culpa minha, pois procurei minha corretora com bastante antecedência (em 23.08.*******) para realizar a renovação. O pior é que a Azul Seguros joga a responsabilidade para a Cotando Seguro e a Cotando Seguro para a Azul Seguros. Assim, peço auxílio do Reclame Aqui para que as empresas Cotando Seguro e Azul Seguros resolvam este impasse, a fim de que a nova apólice de seguro de meu veículo Honda City seja, enfim, emitida. Desde já, agradeço e aguardo resposta.
Compartilhe
Resposta da empresa
01/09/2016 às 14:24
Sr. Alessandro, boa tarde
Sua proposta esta em emissão e seguem as normas da SUSEP (Superientendencia de Seguros Privados) e em nenhum momento a Azul Seguros ou Cotando https://******* falhou com atendimento.
O atendimento foi prestado da melhor maneira pela Sra Vaneide e em nenhum momento seu carro ficou ou esta sem cobertura securitária.
Conforme as normas da susep a seguradora tem o prazo de até 15 dias para análise e emissão da apólice ficando assim por parte da corretora de seguros emitir a proposta e enviar para de acordo pelo cliente que no caso foi dado pelo Sr.
É por reclamações infundamentadas como esta do Sr. que muitas empresas tem seu nome penalizado ou mal entendido por outros clientes aqui neste site, sendo assim , ficamos muito chateados em prestar o serviço com qualidade e atendimento e não ter o reconhecimento merecido.
Portanto peço que aguarde a emissão de sua apólice no prazo de dias caso isso não aconteça volte a reclamar, agora se emitir tenha a bondade de voltar neste site e agradecer.
Réplica do consumidor
02/09/2016 às 12:29
Hoje (02.09.*******), é o dia do vencimento do seguro de meu veículo Honda City e, a despeito de eu ter realizada a renovação com bastante antecedência junto à Cotando Seguro (em 23.08.*******), o fato é que continuo sem um nova apólice emitida. Discordo veementemente de que minha reclamação seja infundada. Retratei os fatos de acordo com a verdade. O Reclame Aqui é uma valiosa ferramente de defesa do consumidor. É lamentável a postura da Cotando Seguro de não aceitar uma reclamação fundamentada de um consumidor. Uma empresa séria precisa saber ouvir seu consumidor, inclusive críticas. Nenhuma empresa (ou mesmo pessoa é infalível). Como consumidor, continuo sem entender o ocorrido. Procurei a Cotando Seguro exatos 10 (dez) dias antes de meu seguro atual vencer e até hoje (dia do vencimento) a nova apólice não foi emitida. Como disse, contatei tanto a Cotando Seguro, quanto a Azul e uma imputou a responsabilidade para outra e, até agora, nenhuma das empresas resolveu meu problema. Sempre tive bom atendimento por parte da Cotando Seguro e até já a recomendei a amigos e parentes, mas, neste episódio, o atendimento está deixando a desejar, inclusive na forma como a empresa recebeu minha reclamação fundada, procurando desqualificá-la. Assim, continuo aguardando a emissão da nova apólice do seguro que vence hoje.
Réplica da empresa
02/09/2016 às 12:38
CIRCULAR SUSEP No *******, de 5 de janeiro de *******.
Dispõe sobre a aceitação da proposta e sobre o início de vigência
da cobertura, nos contratos de seguros e dá outras providências.
O SUPERINTENDENTE DA SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS
PRIVADOS - SUSEP, na forma do disposto no art. 3o
, § 2o
, do Decreto-Lei no *******, de 28 de
fevereiro de *******, no art. 36, alíneas “b”, “c”, “g” e “h” do Decreto-Lei no 73, de 21 de novembro de
*******, utilizando a faculdade outorgada pelo art. 6o
da Resolução CNSP no
7, de 27de junho de *******,
e tendo em vista o que consta do processo SUSEP no
*******.*******/*******48,
RESOLVE:
SEÇÃO I – DA ACEITAÇÃO DA PROPOSTA DE SEGURO
Art. 1o
A celebração ou alteração do contrato de seguro somente poderá ser feita
mediante proposta assinada pelo proponente, por seu representante legal ou corretor de seguros,
exceto quando a contratação se der por meio de bilhete.
§ 1o
A proposta escrita deverá conter os elementos essenciais ao exame e aceitação do
risco.
§ 2o
Caberá à sociedade seguradora fornecer ao proponente, obrigatoriamente, o
protocolo que identifique a proposta por ela recepcionada, com indicação da data e hora de seu
recebimento.
Art. 2o
A sociedade seguradora terá o prazo de 15 (quinze) dias para manifestar-se
sobre a proposta, contados da data de seu recebimento, seja para seguros novos ou renovações, bem
como para alterações que impliquem modificação do risco.
§ 1o
A solicitação de documentos complementares, para análise e aceitação do risco ou
da alteração proposta, poderá ser feita apenas uma vez, durante o prazo previsto no caput deste artigo,
hipótese em que tal prazo ficará suspenso, voltando a correr a partir da data em que se der a entrega
da documentação.
§ 2o
Ficará a critério da sociedade seguradora a decisão de informar ou não, por
escrito, ao proponente, ao seu representante legal ou corretor de seguros, sobre a aceitação da
proposta, devendo, no entanto, obrigatoriamente, proceder à comunicação formal, no caso de sua não
aceitação, especificando os motivos da recusa.
Réplica do consumidor
02/09/2016 às 13:58
Recebi contato do SAC da Azul Seguros (funcionária Renata Lima) hoje (02.09.*******, 13h53min). Ela disse que minha proposta de renovação só foi enviada pela empresa Cotando Seguro para a Azul Seguros em 31.08.*******, às 11h47min. Segundo ela, a partir desta data a Azul Seguros tem 15 dias para analisar a proposta. Ela disse não haver nenhuma pendência na proposta. Assim, segundo a informação prestada pela Azul Seguros, minha proposta teria ficada parada na Cotando Seguro entre 23.08.******* e 31.08.******* (não sou eu quem está dizendo isto, é a Azul Seguros). Segundo a funcionária Renata, a análise de minha proposta só começou ontem (01.09.*******, às 11h40min).
Consideração final do consumidor
06/09/2016 às 11:42
A nova apólice do seguro de meu veículo Honda City foi emitida em 02.09.*******. A Azul Seguros, desde que formulei a reclamação, me contactou (funcionária Renata, do SAC) e foi muito cordial e atenciosa, resolvendo o problema. Já a postura da Cotando Seguro deixou a desejar, pois recebi da empresa uma resposta muito mal criada, em tom agressivo, com insinuação de que eu havia enviado reclamação infundada, o que não era verdade. Tudo indica que a falha que gerou a demora na emissão da nova apólice foi sim da Cotando Seguro. A funcionária Renata da Azul Seguros consultou seu sistema informatizado e disse que a empresa Azul Seguros só recebeu a nova proposta de seguro do Honda City da Cotando Seguro em 31.08.*******, às 11h47min. Assim, minha proposta de renovação teria ficado parada na Cotando Seguro do dia 23.08.******* até o dia 31.08.*******, sendo que, no dia 29.08.*******, eu já havia contactado a Cotando Seguro reclamando da demora. A empresa Cotando Seguro precisa aprimorar seus serviços evitando que a renovação de seguros de veículos se alongue desnecessariamente, fazendo com que seus clientes corram o risco de verem seus seguros expirarem sem que a nova apólice seja emitida. E, principalmente, precisa aprender a lidar com críticas fundamentadas, reconhecendo suas falhas e tomando medidas para resolver o problema do cliente, ao invés de enviar respostas grosseiras e agressivas, que acabam por macular a imagem da empresa. Sou cliente da Cotando Seguro há anos e sempre a recomendei a amigos e parentes, mas fiquei muito decepcionado com a postura da empresa neste episódio.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
4
Consideração final da empresa
06/09/2016 às 11:50
Seguimos as normas da Susep e conforme afirmado e seguindo o prazo de emissão a apólice foi emitida e em nenhum momento o veículo ficou sem seguro.
A https://******* preza por atendimento sempre e se os clientes que lerem está mensagem podem pesquisar nossa reputação e ver que não somos reclamados neste site,porém sempre existem esses tipos de situações.