Cliente idoso é impedido de usar o banheiro em drogaria, alegando estar em limpeza e ser apenas para funcionários, mesmo em situação de emergência médica.

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

28/04/2026 às 21:46

ID: 247230805

Prezados Srs ,
Boa noite ,
Meu nome é *****, cpf *****, 64 anos , cidadão de *****.
Hoje estive presente à uma Unidade da Drogaria São Paulo ( *****, ***** - ***** - SP ) , onde tive o seguinte desprazer, o qual discorrerei.
Após realizar uma compra devido à uma cólica renal e forte epigastralgia , pedi ao atendente ( balconista ) , se poderia utilizar um banheiro acessivel , visto a dor que estava. O mesmo foi ao local próximo ao " Caixa " , abriu a porta , onde vi algumas pessoas neste recinto em conversação , onde fui comunicado que o banheiro estava sendo limpo e somente só poderia ser usado por funcionários .
Devido à minha urgencia e dor , não pude ser atendido e displicentemente fui exortado pelo Srta que estava no Caixa e próprio atendente ( displicência máxima ) , perante os quais me identifiquei como médico , e que referi que aquilo era um ato desumano.
TIve que me arrastar até a loja OXXO em frente , na mesma avenida , onde pude urinar ( com hematúria ) e esvaziar minha bexiga , respirar e tentar me reestabelecer , pois frente ao quadro prostático , em cólica renal , em posição antalgica frente a dor , com quadro de insuficiência renal , que posso demonstrar " , voltei indignado após insulto ao Balcão , e me referi ao atendente especificamente que iria me manifestar com a " Vigilância Sanitária " , pergunto então :
1. Qual é o direito de um consumidor utilizar um banheiro de uma Drogaria ?
2.Qual é o direito de um idoso ser atendido perante uma permissão de ir ao banheiro numa Drogaria ?
3.Qual será a atitude de uma Rede de Drogarias de respeito em São Paulo , frente a qualquer tipo de caso emergencial , pela sua equipe , para a qual penso ser bem treinada ?
4.Estive por 29 anos frente , submisso a fiscalização da Covisa , inclusive com Centro Cirúrgico , em minha Clínica e sabedor sei que qualquer emergência , tornava a minha responsabilidade ainda maior .Pergunto se existe alguma responsabilidade aos individuos ( atendente e caixa ) que fizeram pouco caso do quadro em que estava ? Não são humanos ?
5.Gostaria de entender qual é a " posição legal da Covisa " frente , não somente ao uso singular de um banheiro , mas sim a qualquer evento emergencial , seja em síncope ou não , numa Drogaria ou similar ?
6.Entendo o uso público .. , privado .. ( fúncionários , etc . ) , mas estamos dentro de um recinto de saúde , onde o comprometimento , humanidade , solicitude , complacência e demais adjetivos imperam. Por isso deve-se identificar caso a caso , para que outros cidadãos , dentro dos quais me incluo , não sofram ?
7.Adimito o risco baixo , mas qual é a legalidade frente há um outro qualquer caso emergencial ( êmese ), ou há uma pessoa PCD na qual estou ? Existe a necessidade de existir banheiro para PCD , numa Drogaria ?
8.Minha comunicação é estritamente para que haja alguma atitude a outrem.

Obrigado pelo entendimento e no aguardo de uma resposta .

*****
***** - SP ***** - ***** *****
***** - *****

Compartilhe