Propaganda enganosa e venda casada disfarçada em oferta de curso

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Rio de Janeiro - RJ

28/08/2026 às 13:03

ID: 257633461

Perguntei pelo valor do curso "Tecnico em Agrmensuta" e me informaram uma "promoção" de 12x de 158,25 e que dariam um "bonus" de outro curso tecnico 100% gratuito.

Ao perguntar se o cartão poderia fazer de forma recorrente (sem comprometer o limite do cartão), a mesma me informou então que o valor seria então de R$ 122,41, mas que " Infelizmente" não teria o bonus do extra curso gratis.

Como o valor diminui consideravelmente, configura - se propaganda enganosa (art 37 do CDC) onde omite o valor de outro curso, mesmo que de forma parcial, induzindo o consumidor ao erro.
Tambem configura venda Casada Disfarçada / Prática Abusiva (Artigo 39 do CDC), pq embora a empresa permita que eu compre o curso separadamente (o que, em tese, desconfiguraria a venda casada tradicional onde a compra separada é proibida), o formato é para camuflar o preço real.
Condicionar um desconto à aceitação de um "brinde" que altera o preço final é considerado uma vantagem manifestamente excessiva contra o consumidor.

Eu quero fechar os dois cursos, mas exijo o cumprimento da oferta pelo preço base de 12x de R$ 122,41, já que o brinde deveria ser grátis.

Compartilhe

Resposta da empresa

28/08/2026 às 14:22

Prezada Josane

Inicialmente cabe esclarecer que o CPET não prática qualquer propaganda enganosa como relata aqui, para qualquer curso, o CPET possui 4 formas de pagamento, cada uma com valor diferenciado para que a pessoa interessada possa saber dos valores para honrar com o pagamento, tanto que se acessar a página do cpet, www.cpet.com.br poderá constatar os valores devidamente publicados e praticados, o que achamos é que a pessoa que lhe atendeu não soube explicar isso, mas independente disto, e para provar a você que o CPET é uma empresa séria, onde não executa propaganda enganosa, pedimos o favor que volte a falar com o atendimento, informando inclusive que será mantido para você o preço do cartão recorrente com direito ao curso bonus, autorização esta feita pela gestão acadêmica do CPET.

Concluindo o seu processo de matrícula, pedimos que avalie este atendimento ou retire o reclame, já que tudo foi devidamente esclarecido

Ouvidoria CPET

Réplica do consumidor

29/08/2026 às 10:00

Entrei em ctto de novo com a atendente que diz que o curso CPET N possui canal de ouvidoria e diz que não tem acesso às informações