Cobrança [Editado pelo Reclame Aqui]

CPFL
São José do Rio Preto - SP
22/02/2024 às 16:12

Em 20/12/23 efetuei o pagamento da fatura com vencimento em 26/12/23, antecipadamente como faço em todos os meses. Aliás, gostaria de destacar que nunca atrasei ou deixei de pagar uma fatura sequer.
Em janeiro de 2024 também efetuei o pagamento normalmente e quando fui efetuar o pagamento de fevereiro de 2024, notei um aviso destacado na conta de que eu tinha um débito aberto referente a conta de dezembro de 2023.
Pois bem, entrei em contato com o atendimento da CPFL via telefone e fui instruído a enviar por e-mail o comprovante daquele pagamento efetuado e assim o fiz. Ocorre que ainda hoje (22/02/24), mesmo após ter comprovado o pagamento dessa fatura, ao acessar o aplicativo da CPFL, consta a informação do débito em aberto e temo que, por alguma falha sistêmica da CPFL eu possa ter corte de fornecimento de energia, mesmo tendo todas as contas pagas em dia (inclusive antecipadas).
O atendimento da CPFL é falho e vagaroso e temo por não solucionarem esse erro grotesco.
Estou anexando a essa reclamação, a referida conta e o referido comprovante do pagamento.

23/02/2024 às 17:24

Prezado Anderson,

Após análise do comprovante de pagamento encaminhado, identificamos que o beneficiário (para quem foi destinado o valor pago) não foi esta distribuidora, ou seja, o pagamento foi realizado para outro destinatário. Por essa razão, nossa empresa não recebeu a confirmação do seu pagamento e a fatura permaneceu em aberto.

Avaliando as informações, acreditamos que você pode ter sido vítima de um site falso, desenvolvido por fraudadores, que emitiu dados divergentes da sua fatura original.

Considerando a natureza criminal do caso, o caminho é a realização de um boletim de ocorrência para apuração das autoridades competentes e, com o boletim em mãos, procurar a Instituição Bancária que intermediou a transação para tentativa de estorno do pagamento – o nome desse procedimento é “Medida Especial de Devolução”.

Segundo informações que obtivemos, há casos em que é possível o estorno, especialmente quando a conta que recebeu o recurso permanece aberta e com recursos. Entretanto, como esse procedimento é adotado pela Instituição Bancária, orientamos que busque com o Banco o detalhamento desse procedimento.

Por fim, salientamos que é de extrema importância sempre conferir o endereço do site que acessa para retirar a via para pagamento. Nosso endereço é https://www.cpfl.com.br/ e é somente a partir desse site que deve ser retirada a 2ª via de conta.

Da mesma forma, quando estiver realizando o pagamento da fatura, confira o nome do destinatário antes de confirmar a transação. Adotando essas medidas, você evitará que o pagamento seja realizado para outro destinatário.

Agradeço a oportunidade de esclarecer os fatos relatados e permanecemos à disposição.
Equipe CPFL.

Está com problemas com CPFL?

Energia elétrica