Falta de preparo e exclusão de criança autista em aula de natação

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

09/02/2026 às 14:32

ID: 240213357

Faz um ano que meu filho está fazendo aulas na CPN PRIME FORMOSA, ele é uma criança autista e estava na turma baby, só que já faz alguns meses que ele completou 3 anos e a um tempo que estou pedindo para que ele comece as aulas no infantil, pediram que eu levasse para brincar na piscina infantil para ele se adaptar com a troca, até que finalmente no último sábado me pediram para depois de fazer algumas atividades no baby levasse ele pro infantil com outros 2 pais que estavam em adaptação. Chegamos no infantil e percebi total despreparo dos profissionais, ele chorou pra fazer o exercício e o professor não tentou um conexão com ele, as outras duas professoras que estavam na piscina, nem olharam na cara dele e muito menos tentaram fazer a atividade com ele, o professor tentou só mais uma vez o exercício e desistiu, a aula acabou antes do horário e deixaram as crianças livres pra brincadeira, nenhuma professora se aproximou dele enquanto brincava, ninguém tentou um vinculo pra ele se adaptar aquela situação, ninguém veio falar comigo pra tentar entender a melhor maneira de dar aula pra ele, no final fui perguntar pra professora se na próxima aula não seria melhor ele já começa naquela piscina em vez da baby, pois ele não precisaria fazer a troca de ambiente e foi ai que ela me disse que tava cedo pra começar aulas com ele que devia ir com calma e só levar ele pra brincadeira, fiquei chateada pois as outras crianças em adaptação não foram excluídas, fui pro vestiário e uma professora ou coordenadora não sei o que ela é foi atrás de mim, me disse que eu precisa entender as limitações do meu filho e ir no tempo dele, ali eu entendi que ninguém ta interessado a inserir ele nas aulas, meu filho é autista ele só precisa ser compreendido, ele pode tudo como qualquer outra criança, mas vejo profissionais despreparados e sem qualquer interesse em aprender, eu vi meu filho sendo ignorado durante as brincadeiras onde os professores se aproximaram de todas crianças menos dele, ninguém me pediu ajuda pra entende - lo, ignorar foi mais fácil. Não piso mais nessa academia, não vou pagar pro meu filho ser excluído, se você é mãe atí[Editado pelo Reclame Aqui] corra desse lugar.

Compartilhe

Resposta da empresa

10/02/2026 às 17:44

Importante deixar claro que estamos no mercado a mais de 35 anos e o processo de adaptação de troca de nível existe e nele respeitamos o tempo de cada criança. Em momento algum seu filho foi excluído pelos professores e nem a palavra limitação foi dita na conversa que a coordenadora teve com você, e sim que cada criança tem o seu tempo de adaptação independente do seu filho ser autista ou não. Na nossa academia temos vários alunos autistas e com outras necessidades especiais, e todos são tratados com muito respeito e empatia. Lamentamos que sua experiência não tenha sido positiva.
Reiteramos que nossa gerência tentou contato para esclarecer o ocorrido e não obtivemos retorno.

Réplica do consumidor

11/02/2026 às 15:23

Suas palavras são tí[Editado pelo Reclame Aqui] de quem exclui com jeitinho e quando a pessoa se ofende ela está exagerando, não é bem assim. A coordenação mandou eu voltar só pra brincadeira, meu filho já estava na escola a um ano, eu pedi que ele iniciasse pq a troca de piscina após iniciar a aula não seria o ideal, falei isso pra professora, cada autista é de um jeito e vcs nem buscaram a melhor forma de atende lo, não diga que a coordenadora não falou, pois você não estava lá é lógico que pra direção ela iria negar, quanto a exclusão, veja as imagens, nenhum professor tenta contato com ele além do rapaz que tentou fazer a atividade, depois que ele sai nenhuma professora tenta vínculo na brincadeira, porém brinca com as outras crianças. Seu conceito de inclusão é bem equivocado

Réplica da empresa

13/02/2026 às 16:01

Estamos à disposição para conversarmos presencialmente, junto à coordenação, para que possamos construir soluções de forma colaborativa e respeitosa. Nosso objetivo deve ser o mesmo: garantir o melhor desenvolvimento e bem-estar dos nossos clientes.

Atenciosamente,