Fiz o plano de consórcio e não consegui ser contemplado

Não resolvido
Fortaleza - CE
04/09/2023 às 01:17
ID: 171374369
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesFiz um consórcio da CRASA e pague alguns meses e fiz algumas propostas com corretor para dar lance e não fui controlado mesmo sendo alto o valor, entrei em contato com com a CRASA, isso passou alguns tempos e não fui contemplado, acredito que eles querem só que os clientes mantém pagando, pq para ser contemplado é difícil e se cancelar o consórcio é pior ainda, tem que entrar na fila de espera (sorteio) de desistência, e fui informado que se eu não for sorteado até o final o final do grupo eu não receberia o valor pago, seria para pagar as despesas, agora não sei qual despesa, sendo que é um dinheiro que o cliente pagou por alguns meses ou anos, por algum motivo cancelaram e o consórcio eles não DEVOLVE o dinheiro pago pelos clientes, que isso é [Editado pelo Reclame Aqui], quer dizer que se eu não for sorteado para o desistente eu perco todo o dinheiro que eu paguei, não só eu mais como todos que fizeram o consórcio também vão perder o dinheiro pago, na verdade só quem tá lucrando é a CRASA e os clientes ficam de mãos abanando.. E gostaria de saber como é feito esse sorteio de desistência que eles falam que ninguém consegue reaver o valor pago
Compartilhe
Resposta da empresa
05/09/2023 às 15:46
Olá, Sr. Carlos,
É muito importante que todos os nossos clientes possuam uma experiencia positiva ao confiarem em nossa administradora, afinal são mais de 35 anos de mercado.
Só existem duas formas do cliente ser contemplado conforme legislação do Banco Central: Oferta de Lance, onde o maior lance ofertado (e de acordo com a disponibilidade financeira do grupo) é contemplado ou por sorteio. E seguimos exatamente a legislação.
Também seguindo a Legislação do Banco central, a restituição dos valores pagos aos consorciados desistentes ou excluídos, conforme o disposto no item 13.04 do seu contrato de adesão O consorciado desistente ou excluído, ou seu sucessor terá restituída a importância paga ao fundo comum tão logo seja contemplado por sorteio na Assembleia Geral Ordinário, respeitando as disponibilidades de caixa e na forma do disposto nos itens 13.05 e 13.06.
O item 13.05 discorre sobre o desconto da taxa de administração e os seguros de vida e quebra de garantia que compõem o valor das parcelas.
Já o item 13.06 discorre sobre o desconto da multa rescisória de 20% sobre os valores pagos ao fundo comum.
O Contrato de adesão do Consórcio Crasa é formulado com base na Lei 11.******* de 08 de Outubro de *******, que no seu Artigo 30 razoa sobre a forma de restituição dos valores pagos aos consorciados excluídos: O consorciado excluído não contemplado terá direito à restituição da importância paga ao fundo comum do grupo, cujo valor deve ser calculado com base no percentual amortizado do valor do bem ou serviço vigente na data da assembleia de contemplação, acrescido dos rendimentos da aplicação financeira a que estão sujeitos os recursos dos consorciados enquanto não utilizados pelo participante, na forma doa rt. 24, 1.
Todos os consorciados desistentes ou excluídos que ainda não tenham sido contemplados, terão as suas cotas contempladas por ocasião da realização da última assembleia do grupo e os valores colocados à sua disposição no prazo de 48 horas.
Se pudermos esclarecer mais alguma dúvida por favor entre em contato.
Atenciosamente,
Consórcio Crasa
Réplica do consumidor
05/09/2023 às 17:38
O cliente faz um consórcio da CRASA e eles colocam embutido um seguro de vida, que isso é venda casada, proibida pela código de defesa do consumidor, e quando queremos retirar o seguro eles alegam que não pode tirar e o cliente é obrigado a pagar uma coisa que não quer, O QUE DIZ O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR o consórcio CRASA está desacatando uma lei....
o art. 39, inciso I, do CDC proíbe a venda casada, por considerar prática abusiva condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço
Consideração final do consumidor
29/02/2024 às 09:26
Péssima
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0