Demora na Inclusão de Título/Anotação de Curso no CREA

Resolvido
Goiânia - GO
26/08/2025 às 14:16
ID: 225410187
*****
INCLUSÃO DE TÍTULO/ANOTAÇÃO DE CURSO
Solicitação 24/06/2025 16:01:00 - até hoje o processo está em andamento, é impressionante que se vc atrasa um dia o crea acrescenta uma taxa de juros de quase 100% (com discurso de normas e leis que os deixam com a razão sempre)
Estou há dois meses esperando inclusão de título e simplesmente essa enrolação, poderiam ter formas de serem punidos também, pq aqui vemos apenas o profissional refém de tudo.
Compartilhe
Resposta da empresa
29/08/2025 às 18:07
À Eng. Civil Wanessa Souza,
Prezada Senhora,
1. Agradecemos pelo seu contato com o Crea-DF por meio deste canal. Estamos à disposição para oferecer toda a assistência necessária e garantir que suas demandas sejam plenamente esclarecidas.
2. A Ouvidoria do Crea-DF é um canal direto de comunicação entre os usuários e o Conselho Regional. Nosso objetivo é fortalecer o relacionamento com os cidadãos, promovendo um atendimento de qualidade e garantindo a entrega eficiente dos serviços públicos. Buscamos um atendimento moderno, humano e resolutivo, com o compromisso de que toda manifestação será devidamente resolvida.
3. O processo em questão refere-se à inclusão do título e à anotação do curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, cujo certificado foi emitido por uma instituição de ensino localizada fora do Distrito Federal. Em conformidade com a legislação vigente, o certificado foi submetido à averiguação de sua autenticidade junto à instituição de ensino onde o curso foi realizado. Esse procedimento é padrão, rotineiro e comum. O Crea-DF aguardou o prazo estipulado pela instituição para a confirmação da veracidade do certificado. Após a confirmação dentro do prazo estabelecido, o Conselho deu continuidade imediata ao processo.
4. Se não fosse necessário aguardar o prazo estabelecido pela instituição de ensino, o processo certamente já teria sido concluído há dias pelo Crea-DF. Ressaltamos que a verificação da veracidade do certificado é exigida para cursos realizados fora da jurisdição deste Regional, sendo necessário respeitar o prazo de resposta da instituição de ensino, em razão dos seus procedimentos administrativos internos.
5. Sendo assim, informamos que o seu pedido de anotação do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho foi deferido em 27-08-*******, com a inclusão do título de Engenheira de Segurança do Trabalho e as atribuições do art. 5 da Resolução n. 1.*******, de *******, do Confea, e competências de acordo com o art. 4 da Resolução n. *******, de *******, do Confea, conforme cadastrado no Crea-PR.
6. O processo foi integralmente atendido dentro do prazo estabelecido pela Carta de Serviços do Crea-DF, conforme as diretrizes e procedimentos definidos pelo Conselho. Ressaltamos que a observância desse prazo reflete o compromisso deste Regional com a transparência, eficiência e o cumprimento das normas que garantem a correta tramitação dos processos administrativos.
7. Por fim, pedimos, por gentileza, que a senhora entre em contato conosco em nossa Ouvidoria caso haja dúvidas. Caso queira vir pessoalmente, estamos à disposição, priorizamos um atendimento com qualidade aos nossos usuários, pois estamos aqui para atendê-la da melhor forma possível.
Atenciosamente,
Maurício Rocha.
Ouvidor.
Telefone:******* (geral - Ouvidoria opção 5) e/ou ******* ******* (direto).
Site: https://******* ou https://*******
E-mail: *******
Horário: das 9:00 às 17:00.
Consideração final do consumidor
06/09/2025 às 17:34
Após a reclamação fizeram a anotação.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
8