Demora no retorno de processo administrativo e cobrança indevida de taxa

Respondida
Rio de Janeiro - RJ
15/07/2026 às 09:03
ID: 253954169
Bom dia.
Gostaria de deixar registrada a minha reclamação referente à demora no retorno do meu processo administrativo *****.
No dia 17/04, eu estava em treinamento no escritório da Direcional, localizado no *****, quando dois fiscais do CRECI tocaram a campainha e, após identificação, entraram na sala para saber se eu tinha CRECI para estar ali.
Como eu estava em treinamento e fazendo o curso de TTI, eles me notificaram através de um Auto de Contestação. Pediram para eu assinar. Eu, assustada, assinei e fui ler o que ele escreveu, somente depois que o recebi no meu e-mail.
O documento, informava que: "A CONSTATADA FOI LOCALIZADA NO SALÃO DE VENDAS DA DIRECIONAL VENDAS, NA EQUIPE DO GERENTE SR. *****, SEM ESTAR DEVIDAMENTE INSCRITA PERANTE ESTE CONSELHO DE CLASSE".
Após esse episódio, no dia 06/05, verifiquei que havia um boleto, me cobrando uma taxa administrativa de R$2.000,00. Fiz contato com a ***** para entender do que se tratava o valor, e recebi a informação de que era uma "DESPESA ADMINISTRATIVA 2026 1/1 , AC ***** - LAVRADO EM 17/04/2026" por eu "ter recebido a visita da fiscalização".
Após esse episódio, no dia 06/05, verifiquei que havia um boleto, me cobrando uma taxa administrativa de R$2.000,00. Fiz contato com a ***** para entender do que se tratava o valor, e recebi a informação de que era uma "DESPESA ADMINISTRATIVA 2026 1/1 , AC ***** - LAVRADO EM 17/04/2026" por eu "ter recebido a visita da fiscalização".
Expliquei para a Severina o que havia acontecido, que naquele dia, quando a fiscalização esteve no escritório da Direcional.
Eu estava aguardando o meu gerente, pois estava em treinamento, que eu não estava no stand e eu não estava vendendo, que o fiscal do CRECI me informou que eu deveria, apenas, dar entrada no processo de estágio na Delegacia do CRECI em até 15 dias e que não haveria valor algum a ser pago.
Fiz o que fui orientada.
Bom, após isso, segui com a minha defesa no dia 08/05. Realizei minha defesa, alegando que eu momento algum eu fui "localizada no stand de vendas da Direcional", mas sim eu estava no escritório, do prédio comercial Office 3000, em treinamento. O local é uma sala de treinamento e não é realizado atendimento à clientes no local.
Desde então, venho ligado quase toda semana para saber do retorno da minha solicitação e do cancelamento dessa taxa, mas a resposta é sempre a mesma: aguardar o prazo de 60 dias ou realizar o pagamento. Preferi aguardar o prazo, pois ainda estava fazendo o curso e a taxa me foi cobrada injustamente.
No dia 08/07, completaram os 60 dias.
Liguei hoje, falei com a ***** que me deu a mesma resposta da semana passada. O processo ainda está parado no departamento jurídico.
No dia 09/07, registrei uma reclamação com a ouvidoria que me deu um prazo de mais 30 dias!! Isso é um absurdo. São quase 90 dias para analisar um requerimento e uma reclamação com a ouvidoria.
Meu curso já terminou e estou prestes a pegar o meu diploma. Gostaria de dar entrada no meu CRECI definitivo, mas sem esse retorno, fico impedida de seguir. Gostaria de uma prioridade no meu caso, por favor.
Desde já, agradeço a atenção de vocês e sigo no aguardo do retorno.
Atenciosamente,
*****
Compartilhe
Resposta da empresa
31/07/2026 às 17:46
Prezada Sra. Carla Bernardo.
Informamos que sua manifestação foi devidamente registrada em nosso sistema de Ouvidoria sob o protocolo n *****, em 09/07/2026, com prazo para resposta até 10/08/2026.
Esclarecemos que sua demanda já está em tratamento pela Ouvidoria, que realizou os encaminhamentos necessários às áreas competentes para levantamento das informações e acompanhamento das providências cabíveis.
Destacamos, ainda, que uma cópia do registro da manifestação foi encaminhada anteriormente para o seu e-mail, possibilitando o acompanhamento da demanda.
Caso necessite de informações adicionais durante a tramitação, o CRECI-RJ disponibiliza o ATENDE CRECI, modalidade de atendimento virtual que oferece suporte por vídeo, áudio ou chat. O serviço está disponível em: https://creci-rj.gov.br/atende-creci-rj/.
Agradecemos o seu contato e permanecemos à disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários.