Demora excessiva no processo de emissão do CRECI definitivo e falta de suporte ao profissional

Não respondida
Bagé - RS
22/09/2025 às 17:02
ID: 227528069
Gostaria de relatar a minha insatisfação com processo de pedido extremamente demorado do CRECI definitivo, na data do dia 02/09/2025 enviei minha documentação completa e recebi o retorno de que havia sido protocolado, levando em consideração que não é um serviço público e sim um serviço privado no qual nós profissionais do ramo temos que pagar do início ao fim, deveríamos ser tratos com mais respeito, compromisso e agilidade, já estamos no dia 22/09/2025 não dá pra entender o porque desse prazo de 20 a 60 dias, já que o corretor só precisa DO NÚMERO DO CRECI pra atuar.
O que é mais triste é o fato de pagarmos taxa de inscrição + taxa PROPORCIONAL DE USO, mas não faz sentido nenhum já que daqui a 60 dias o ano já acabou e já vem um novo boleto, ninguém vai ressarcir esse proporcional perdido devido a lentidão do processo, é uma vergonha uma mãe de família ficar desempregada porque não pode atuar na área que é formada e possui total conhecimento apenas porque o CRECI encontra uma forma de agilizar o processo. SOLENIDADE E CARTEIRINHA SÃO LINDAS, mas não é disso que o corretor precisa, em todo lugar que vamos só escutamos reclamações do atendimento do CRECI, além desse processo lento, não tem nenhum atrativo que faça o corretor querer ter a carteira, parece uma instituição que apenas lucra e não oferece treinamentos, atualizações, congressos, NADA.
O ano vai acabar e eu irei perder a oportunidade de trabalho que recebi, não por incompetência, não por desorganização e sim POR DEMORA DO ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELA DOCUMENTAÇÃO.
Espero que o CRECI veja esse meu relatório e se coloque no lugar das pessoas e tenha um pouco mais de respeito com os corretores que pagam o órgão para trabalhar e não é um processo gratuito.
Obs. Só dá entrada no CRECI quem precisa trabalhar, então a lógica do entendimento é de que essa pessoa vai estar desempregada até o conclusão do processo, então o certo seria atualizar o processo, principalmente em uma época de alta tecnologia que tudo é feito por computador, então não vejo dificuldade em contratar uma boa equipe de TI que crie um programa para facilitar e agilizar esse processo jurássico atual.
Aguardo retorno e uma melhora e agilidade da parte do órgão privado.