Cobrança Indevida e Descaso no Atendimento da Caixa Habitação

Não resolvido
São Paulo - SP
17/02/2026 às 10:22
ID: 240884379
Vou direto ao assunto: quero que resolvam antes que eu tome as medidas cabíveis como cliente. É uma falta de respeito da Caixa Habitação com seus clientes, e acredito que eu não seja o único.
Financiamos um apartamento na Lapa, da construtora Viewco, com a Caixa. No dia da assinatura do financiamento, minha conta da Freguesia do Ó, onde tenho conta e financiamento na agência do Jaçanã, na Av. Guapira, ficou vinculada à taxa de evolução de obra com vencimento no dia 17/12/2025. A primeira parcela, no valor de R$ 170,00, estava na planilha que me deram no dia do financiamento. Esse valor ficou disponível em minha conta no dia 15/12/2025. A gerente informou que seria débito automático em minha conta e que eu deveria deixar o dinheiro lá.
Porém, chegou o dia 17/12/2025 e nada foi descontado. Passaram-se muitos dias e, no dia 28/12/2025, quando olhei minha conta, o contrato estava com dois valores disponíveis, com vencimentos em 29/12/2025 e 17/01/2026, ambos muito maiores. Fiquei desesperado, pois os vencimentos estavam totalmente diferentes e sem aviso nenhum. Além disso, bloquearam minha senha da internet; eu não conseguia fazer PIX nem nada. Como não conseguia sair de casa para resolver pois fiz três cirurgias e estava me recuperando paguei esse boleto pelo Mercado Pago no valor de R$ 278,00.
Assim que o banco abriu, liguei na agência da Freguesia, expliquei tudo, mas meu financiamento é de outra agência. Ela mesma me passou o número da agência para ligar diretamente para a gerente, porém fui atendido por uma atendente. Expliquei tudo a ela, mas não me toquei que o banco já tinha descontado em débito automático o valor de R$ 270,67. Acabei confundindo a situação, mas havia pago em duplicidade, totalizando R$ 548,67. Ela informou que não podia resolver, pois não conseguia visualizar as informações do contrato. Pedi para falar com a gerente do financiamento, mas ela não pôde me atender, pedindo para enviar e-mail ou ir à agência, na situação em que eu me encontrava.
No mesmo dia, liguei para a Caixa Habitação. O atendente Fabrício me informou, sob protocolo *****, que em 3 dias úteis seria processado automaticamente, podendo levar até 2 dias úteis para processamento, e em 5 dias o valor seria automaticamente abatido do próximo valor de R$ 270,67 ou creditado em conta. Porém, nada disso aconteceu, só dor de cabeça. Liguei diversas vezes para a Caixa, sem êxito. Foi um empurra-empurra de atendentes que não conseguem resolver os problemas, só deixando a gente nervoso, pedindo para ligar para Habitação, que não consegue abrir o contrato.
No dia 28/01/2026, após inúmeras tentativas e aborrecimentos, até para a Ouvidoria liguei, sem solução. Passei por outro atendente que também não conseguiu resolver. Enviei mensagem pelo WhatsApp da Caixa, às 19h35, protocolo *****, com a Paula, que resolveu: conseguiu abrir o contrato e me explicou tudo. Tenho as mensagens. O valor das prestações era no total de R$ 637,15, com valor abatido de R$ 271,44. Existe uma diferença, mas não questionei. O valor seria debitado em fevereiro no total de R$ 365,71. Ela me explicou tudo e disse que já estava resolvido.
Porém, na semana passada, recebi uma ligação da Caixa. Como já caí em [Editado pelo Reclame Aqui] e a Caixa normalmente não liga para seus clientes, ele informou alguns números e fiquei com medo de responder. Achei uma falta de respeito fazer esse tipo de pergunta. Não queria responder, mas ele disse que era da Caixa informando que estou inadimplente no valor de R$ 440,47 referente à evolução de obra, atrasado do mês de janeiro. Fiquei muito chateado com isso. Como pode? Falta de atenção ou falta de comunicação? Expliquei novamente que já tinha pago e que estava tudo documentado, e ele desligou na minha cara.
Hoje, mais uma surpresa: recebi um SMS do Serasa e SPC informando que tenho até 10 dias para ligar na agência. Se não quiseram me atender antes, fica difícil. Na hora de assinar contrato e pagar seguro, até cafezinho servem, mas na hora de resolver o problema somem e não atendem seus clientes.
São muitas informações, muito descaso, e não foi fácil nem barato tudo isso. É muito dinheiro para não ter atenção. Um amigo meu atrasou evolução de obra, ligou para a gerente dele e resolveu na hora. Não consigo entender qual a dificuldade que eles têm, com todas as informações em tela hoje em dia. É tão simples resolver as coisas, mas não consigo entender.
Aguardo solução. Não tenho tempo de ir ao banco toda hora e não sei se a gerente vai poder me atender, pois até agora não se preocupou. Caso não resolvam, vou procurar meus direitos.
Compartilhe
Consideração final do consumidor
20/05/2026 às 19:52
Péssimo o atendimento da caixa habitação e gerente da agência Adoniran Barbos não responde seus clientes péssimo só trata bem vc qdo assina financiamento. Depois esquece
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0