Cooktop CrissAir NCT 26 G5: Vidro explode espontaneamente e empresa se recusa a solucionar adequadamente

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Jaú - SP

14/07/2026 às 17:04

ID: 253910455

Título: Cooktop CrissAir NCT 26 G5 teve explosão espontânea do vidro e empresa se recusa a solucionar adequadamente

Venho registrar minha profunda insatisfação com a CrissAir em razão de um grave problema ocorrido com meu cooktop modelo NCT 26 G5, adquirido em 2017.

Há cerca de duas semanas, enquanto eu utilizava o produto de maneira absolutamente normal, cozinhando dentro das condições previstas pelo fabricante, o vidro do cooktop estourou espontaneamente, causando um enorme susto, transtornos e, principalmente, colocando em risco a integridade física de todos que estavam na cozinha naquele momento.

Trata-se de um defeito extremamente grave e perigoso. Um produto desse porte e valor, comercializado como sendo de uma marca premium, não pode apresentar esse tipo de falha. A quebra espontânea do vidro não decorreu de mau uso, impacto ou qualquer ação inadequada do consumidor.

Ainda que o produto tenha sido adquirido em 2017, estamos diante de um vício de segurança e defeito oculto, situação prevista no Código de Defesa do Consumidor. O artigo 12 do CDC estabelece a responsabilidade do fabricante pelos danos causados por defeitos de seus produtos, independentemente de culpa. Além disso, a jurisprudência é pacífica no sentido de que defeitos ocultos têm seu prazo contado a partir da constatação do problema, especialmente quando se trata de um evento imprevisível e incompatível com a vida útil esperada de um eletrodoméstico dessa categoria.

Para piorar a situação, o atendimento prestado pela empresa tem sido extremamente decepcionante. Tanto o SAC quanto as assistências autorizadas das regiões de Bauru e Araraquara demonstraram enorme demora e dificuldade de comunicação. Estou há duas semanas tentando resolver o problema, enfrentando respostas tardias e falta de informações claras.

Após muita insistência, recebi a informação do SAC, de que o produto estaria fora de linha e que a solução apresentada pela empresa seria a cotação de um novo cooktop para compra.

Considero essa proposta totalmente inaceitável. O produto não deixou de funcionar por desgaste natural ou mau uso, mas sim por um defeito grave que compromete a segurança do consumidor. Não é razoável exigir que eu arque com a compra de outro equipamento quando o problema decorre de uma falha do próprio produto.

A CrissAir se apresenta ao mercado como uma marca italiana de alto padrão, com produtos de elevado valor agregado. Entretanto, a experiência pós-venda e a falta de suporte ao consumidor estão muito aquém do que se espera de uma empresa que se posiciona como premium.

Ainda que o produto tenha sido adquirido em 2017, estamos diante de um vício de segurança e defeito oculto, situação prevista no Código de Defesa do Consumidor. O artigo 12 do CDC estabelece a responsabilidade do fabricante pelos danos causados por defeitos de seus produtos, independentemente de culpa. Além disso, a jurisprudência é pacífica no sentido de que defeitos ocultos têm seu prazo contado a partir da constatação do problema, especialmente quando se trata de um evento imprevisível e incompatível com a vida útil esperada de um eletrodoméstico dessa categoria.

Diante disso, solicito uma solução efetiva para o caso, com a devida reparação do problema, seja por meio da substituição do vidro, substituição do produto por outro equivalente ou outra solução adequada.

Espero que a empresa reveja sua postura e demonstre o compromisso com a qualidade, segurança e respeito aos seus clientes, evitando que outros consumidores passem pela mesma situação.

Compartilhe

Resposta da empresa

17/07/2026 às 14:16

Prezada sra. Luciana,

Através de nossa Central de Relacionamento com o Cliente, apresentamos ao sr. Francisco as opções de adquirir um produto novo por um valor diferenciado ou a compra da mesa de vidro para a troca da danificada e ambas as propostas foram recusadas.

Permanecemos a disposição caso reconsiderem-nas.

Atenciosamente,

Central de Relacionamento com o Cliente.