Insatisfação com o conselho profissional: falta de suporte e anuidade excessiva

Respondida
Campos dos Goytacazes - RJ
13/11/2025 às 13:20
ID: 231814523
Só quero deixar minha reclamação e chateação com um conselho que não nos ajuda em nada, anuidade caríssima e de nada serve ao longo do nosso ano. Apesar de ter o conhecimento sobre a multa do não comparecimento da votação, deveria ser revisto, pois com esse valor que já pagamos de anuidade deveria ser útil pra alguma coisa e o que a gente mais encontra por aí são blogueiras se passando por profissinais vendendo dietas, concursos públicos oferecendo vagas com salário mínimo para nós nutricionistas, médicos e outros profissionais da sáude prescrevendo dieta e vocês nunca fazem nada.
a multa será paga, mas fica aqui a total insatisfação com um conselho caro e que só sabe cobrar de nós profissionais e nunca vi um ajuda em todas as reclamações acima. Melhorem, pois pagamos bem caro todo ano pra isso.
Compartilhe
Resposta da empresa
13/11/2025 às 15:32
Prezada,
Compreendemos sua insatisfação e lamentamos que tenha essa percepção em relação ao Conselho. Nosso compromisso é atuar sempre em defesa da categoria e da sociedade, dentro dos limites legais que regem as autarquias federais.
A anuidade tem caráter obrigatório e é prevista em lei federal, sendo destinada à manutenção das atividades de fiscalização do exercício profissional, ações de orientação técnica e ética, e funcionamento do Conselho. Ressaltamos que os valores são definidos pelo Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), com base na legislação vigente.
Sobre a multa eleitoral, ela também é prevista em resolução federal e tem como objetivo manter o caráter participativo da categoria nas decisões da profissão. De todo modo, entendemos seu posicionamento e encaminharemos sua manifestação à área responsável para ciência.
Em relação às situações mencionadas como pessoas não habilitadas exercendo a profissão, concursos com remuneração inadequada e condutas indevidas de outros profissionais da saúde o Conselho tem atuado de forma constante, inclusive por meio de fiscalizações, notificações, representações junto a órgãos competentes e campanhas de valorização profissional. Contudo, muitas dessas ações têm trâmites legais que demandam tempo e respaldo jurídico.
Agradecemos por compartilhar sua opinião, que é importante para seguirmos aprimorando nosso trabalho. Seguimos à disposição para quaisquer esclarecimentos ou encaminhamentos necessários.
Atenciosamente,
Supervisão CRN-4 RJ e ES