Cobrança Abusiva - CUBOS ACADEMY TREINAMENTOS PROFISSIONAIS LTDA

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

São Cristóvão - SE

19/05/2026 às 00:38

ID: 249029583

Prezados,

Venho registrar reclamação em face da empresa CUBOS ACADEMY TREINAMENTOS PROFISSIONAIS LTDA em razão de cobrança que considero excessiva, desproporcional e incompatível com minha realidade financeira e com a natureza da contratação realizada.

Em março de 2024 celebrei contrato de prestação de serviço educacional no modelo ISA (Income Share Agreement), no curso de Desenvolvimento Full Stack, modalidade cujo pagamento seria condicionado ao atingimento de renda mínima prevista contratualmente.

Contudo, ainda no início do curso, durante o primeiro módulo, enfrentei problemas pessoais e emocionais relevantes em razão do término de um relacionamento, situação que afetou diretamente minha condição emocional e meu desempenho acadêmico, impossibilitando a continuidade adequada no curso.

Posteriormente, fui surpreendido com cobrança integral antecipada no valor aproximado de R$ 39.000,00, além de apontamento junto à Serasa, sendo posteriormente apresentada proposta de negociação no valor de R$ 19.500,00.

Reconheço que a empresa afirma ter enviado notificações anteriormente, porém não tive ciência efetiva delas naquele momento. Ainda assim, entendo que isso não justifica a imposição de cobrança integral extremamente elevada e desproporcional, principalmente considerando que:

o próprio contrato previa pagamento condicionado à obtenção de renda mínima;

não houve retorno financeiro compatível;

não concluí adequadamente o curso;

a cobrança integral foi antecipada;

e não possuo sequer margem de crédito ou capacidade financeira compatível com uma obrigação dessa magnitude.

Inclusive, causa estranheza a manutenção de cobrança próxima a R$ 39 mil contra consumidor que claramente não possui capacidade econômica compatível nem acesso a crédito nesse valor, o que demonstra forte desequilíbrio contratual e possível abusividade na aplicação das cláusulas de vencimento antecipado e multa.

Solicito formalmente:

1. Revisão proporcional da cobrança;
2. Apresentação detalhada da memória de cálculo do débito;
3. Revisão dos encargos, multas e vencimento antecipado aplicados;
4. Proposta de acordo compatível com minha realidade financeira;
5. Suspensão de medidas restritivas durante a tentativa de resolução amigável.

Meu objetivo é resolver a situação de forma consensual, transparente e razoável, sem necessidade de judicialização.

Aguardo retorno da empresa para tentativa de composição amigável.

Compartilhe

Resposta da empresa

19/05/2026 às 08:11

Olá, Aldo. Tudo bem?

Sentimos muito que sua experiência tenha gerado insatisfação e entendemos os pontos trazidos em sua manifestação.

Após análise, identificamos que a cobrança está vinculada ao contrato firmado no momento da matrícula, com aceite das condições comerciais, regras de pagamento, cancelamento, vencimento antecipado e demais obrigações previstas nos termos contratados.

A modalidade ISA possui critérios específicos para cobrança, e o descumprimento das condições previstas pode gerar a exigibilidade do saldo, conforme estabelecido em contrato. Por esse motivo, não identificamos irregularidade na cobrança apresentada.

Ainda assim, seguimos à disposição para esclarecer a composição do débito e avaliar possibilidades de negociação compatíveis com as regras aplicáveis ao caso, por meio dos nossos canais oficiais de atendimento.