Cobrança abusiva e postura questionável da Cubos Academy no modelo ISA

Não resolvido
João Pessoa - PB
23/04/2025 às 12:01
ID: 215398199
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesSou ex-aluno do modelo ISA (Ingresso com Suporte à Aprendizagem) da Cubos Academy e venho relatar minha experiência extremamente frustrante e desrespeitosa com a instituição.
Entrei na Cubos com muita esperança, buscando uma mudança de vida através da tecnologia, como a própria empresa promete em sua comunicação. No entanto, enfrentei um período muito difícil de saúde mental, com laudos médicos que comprovam a gravidade da situação. Durante esse momento, solicitei formalmente o trancamento do curso, mas tive o pedido negado. O que me foi imposto foi o reingresso forçado em outra turma, seja reiniciando do módulo que eu estava (onde a turma iniciaria 2 semanas depois), ou do início do curso (onde a turma iniciou pouco mais de 1 mês depois), mesmo após eu deixar claro que não estava em condições mentais de continuar, vale ressaltar que a própria psicóloga que atuava na cubos, diante da minha situação, defendeu que o ideal seria trancar o curso.
Reforcei meu pedido de trancamento poucos dias depois do início da segunda turma, e mais uma vez fui ignorado.
Mesmo sem conseguir acompanhar a nova turma, a Cubos alega agora que eu concluí o curso, pois entreguei alguns poucos desafios na plataforma. É importante deixar claro que 99% das atividades da segunda turma estão pendentes e que minha única participação relevante aconteceu ainda na primeira fase, antes do agravamento do meu quadro. Mesmo assim, a empresa segue cobrando a dívida integral, como se tudo tivesse ocorrido normalmente.
A pior parte é que, mesmo depois de relatar novamente todo esse histórico por e-mail, a Cubos se recusou a rever a cobrança. Ofereceram um desconto que dizem ser por sensibilidade à minha situação, mas trata-se da mesma campanha de desconto oferecida a diversos ex-alunos nas últimas semanas, eu mesmo havia recebido a mesmíssima propostas dias antes. A empresa ainda impõe um prazo curto de resposta e termos de distrato com tom de pressão e ameaça jurídica.
Por fim, a própria Cubos já afirmou publicamente em outras respostas aqui no Reclame Aqui que o pagamento do modelo ISA só deveria ser exigido caso o aluno estivesse atuando na área de tecnologia e com renda acima de determinado valor. Essa não é minha realidade hoje. Continuo em tratamento psicológico e não consegui inserção profissional na área, pois, infelizmente, não tive nem as condições para poder buscá-la. Hoje me encontro no mesmo trabalho que eu havia desistido para dar uma oportunidade ao curso, com a diferença de que carrego toda uma carga negativa pela experiência que me foi proporcionada, além da dívida ABSURDA que eles cobram.
Venho solicitar que essa cobrança seja cancelada integralmente, ou no mínimo revista com base no meu histórico real, e não em distorções da realidade. Estou pronto para comprovar todos os fatos com documentos, prints da plataforma e os próprios e-mails trocados com a instituição, além de alunos de ambas as turmas que podem comprovar o que eu estou dizendo.
É decepcionante ver uma empresa que se diz transformadora agir com tanto descaso, frieza e incoerência.
Compartilhe
Consideração final do consumidor
07/05/2026 às 16:33
Péssima, os professores com quem tive contato até são profissionais de qualidade, mas a experiência no geral foi basicamente um [Editado pelo Reclame Aqui] legalizado. Todos que conheço ficaram extremamente decepicionados com a experiência, principalmente com a maneira que eles agem depois
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0