Demora excessiva e descaso no envio de certificado de conclusão de curso ASB, impedindo exercício da profissão.

Em réplica
Itapevi - SP
08/04/2026 às 11:16
ID: 245481693
Realizei o curso de ASB (Auxiliar em Saúde Bucal) nesta instituição e concluí todas as etapas em outubro. No momento da conclusão, fui informada de que o certificado seria encaminhado em até 3 meses.
Passado esse prazo, entrei em contato diversas vezes. Em uma das respostas, fui informada de que o certificado teria sido enviado, porém o Correios teria extraviado. No entanto, nunca me foi fornecido código de rastreio, e não consta nenhuma tentativa de entrega ou registro de envio.
Desde então, sigo cobrando uma solução. A instituição informa repetidamente que está aguardando o diretor para encaminhar um novo certificado, porém já se passaram mais de 6 meses desde a conclusão do curso, sem qualquer resolução concreta.
A situação é extremamente grave, pois meu CRO provisório vence no dia 23/04, e não consigo renová-lo sem o certificado, o que está me impedindo de exercer minha profissão e gerando prejuízos profissionais e financeiros.
Atualmente, além da demora excessiva, não obtenho mais retorno às minhas mensagens, demonstrando total descaso com o aluno.
Solicito envio imediato do certificado ou, ao menos, uma solução urgente e definitiva, com posicionamento claro e prazo real de entrega.
Compartilhe
Resposta da empresa
08/04/2026 às 16:36
Olá, Gislaine?
Primeiramente, gostaríamos de pedir nossas mais sinceras desculpas por todo o transtorno causado e pela demora na entrega do seu certificado. Entendemos a gravidade da situação, especialmente considerando a proximidade do vencimento do seu registro no *****, e lamentamos que a sua experiência conosco tenha chegado a esse ponto.
Informamos que já priorizamos o seu caso junto à ABO para que a emissão e assinatura do novo documento ocorram em caráter de urgência máxima.
Para resolver o seu problema de imediato e garantir que você não seja prejudicada profissionalmente, tomaremos as seguintes medidas:
Solicitamos mais uma vez urgência para a ABO de Ponta Grossa, pois ocorreu uma demora de emissão na certificação, conforme nossa monitora esclareceu com você por mensagem, que houve troca de colaborador na ABO o que ocasionou o atraso, porém assim que nos enviarem te mandaremos uma via digitalizada em PDF e em seguida postaremos via sedex para agilizarmos a entrega dele fisíco.
Prezamos por entregar os certificados fisícos para experiência do aluno ser ainda mais gratificante, nosso processo é todo manual inclusive assinatura do diretor e presidente da ABO, por isso peço mais uma vez desculpas, mas estamos a par da situação e iremos resolve-la o mais breve possível!
Atenciosamente
Juliana Grupo ASB
Réplica do consumidor
15/04/2026 às 20:09
Até agora nenhuma resolução, a poucos dias para vencer meu *****, com meu emprego por um fio.
Réplica da empresa
16/04/2026 às 09:00
Olá Gislaine
Já acionamos novamente a ABO de Ponta Grossa e exigimos que venha ainda hoje para nossa instituição, assim que nos enviarem já coletaremos a assinatura do nosso Diretor e enviaremos para você via sedex, com a máxima urgência.
Peço novamente desculpas e me coloco a disposição!
Atenciosamente
Juliana Grupo ASB