Cobrança abusiva de taxa de cance..

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Rio de Janeiro - RJ

13/01/2026 às 11:11

ID: 237512533

Bom, entrei no curso em fevereiro do ano passado achando que teria uma boa experiência, mas foi totalmente o contrário. Em abril, tive que mudar de turma, pois a turma em que eu estava era totalmente desorganizada e bagunçada. No entanto, mesmo após a mudança, as coisas não melhoraram.
Só não mudei de curso no ano passado porque já não havia mais tempo. Neste ano, tentei cancelar a matrícula para ingressar em outro curso, mas não consigo. Sabe por quê? Porque eles cobram uma taxa absurda para o cancelamento: o valor passa de 3 mil reais, sendo que faltam apenas três mensalidades para o término do curso.
Esse valor não é justo. O correto seria a cobrança apenas dos 10% referentes à multa rescisória, mas não é isso que acontece. Eles cobram valores completamente abusivos. Eu não posso esperar esses três meses de mensalidades acabarem para entrar em outro curso, pois isso vai atrasar meu processo e me prejudicar.
Entrei no curso de progressão já ciente de que o histórico não era dos melhores, mas decidi dar uma chance e me arrependi. Os valores cobrados são exagerados demais. Basta ler um pouco da legislação para perceber que essa cobrança não está correta.

Compartilhe

Resposta da empresa

27/02/2026 às 15:59

Olá Beatriz, agradecemos por compartilhar sua experiência conosco. Entendemos que situações como essa podem gerar frustração e valorizamos muito a oportunidade de esclarecer os pontos levantados.

Você ingressou, em fevereiro, na turma preparatória para os concursos da EsPCEx/ESA/EEAR, que funcionava de forma integrada à turma do colégio, ambas seguindo o mesmo conteúdo programático. Essa metodologia foi cuidadosamente estruturada e já contribuiu para a aprovação de diversos alunos, reforçando nosso compromisso com um ensino de qualidade.

Ao longo do curso, você teve acesso a todo o conteúdo contratado e usufruiu integralmente dos serviços oferecidos. Além disso, com o objetivo de apoiar ainda mais sua preparação, foi autorizada a assistir às aulas no turno da noite, ampliando sua carga horária de estudos. A turma foi concluída em novembro de 2025 e, durante todo esse período, não recebemos registros formais de insatisfação junto à coordenação pedagógica, canal que sempre utilizamos para ajustar e aprimorar nossos processos.

É importante destacar que, como aluna de curso livre, você contou com benefícios adicionais, como uma carga horária diária de 6 horas superior à carga horária contratada de 3 horas além da participação em simulados extras realizados com os alunos do colégio. Todas essas ações foram pensadas para oferecer mais oportunidades de aprendizado e evolução.

Em relação à multa mencionada, esclarecemos que todas as informações sobre os encontros realizados e as condições contratuais foram apresentadas previamente, e você tinha ciência dos serviços já usufruídos.

Reforçamos que seguimos totalmente abertos ao diálogo. Convidamos você a comparecer à unidade para que possamos conversar pessoalmente, esclarecer eventuais dúvidas e, juntos, buscar a melhor forma de retomar seus estudos e seguir na construção do seu futuro acadêmico e profissional.

Nosso maior objetivo é apoiar nossos alunos em sua jornada e contribuir de forma positiva para seus sonhos e conquistas.

Consideração final do consumidor

20/03/2026 às 16:56

Não entrem, não recomendo!!

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0