Estorno do dinheiro pago , menos da metade

Em réplica
São José dos Campos - SP
30/07/2026 às 08:53
ID: 255090697
Venho registrar minha insatisfação com a Âncora Consórcios.
Adquiri uma cota de consórcio e paguei o total de R$ 1.190,00, correspondente a cinco parcelas. Fui contemplado, porém minha carta de crédito não foi aprovada. Diante dessa situação, optei pelo cancelamento da cota.
Para minha surpresa, fui informado de que receberei apenas R$ 170,00 de devolução, valor extremamente inferior ao que paguei e que considero abusivo.
Solicito uma revisão desse cálculo, com a apresentação detalhada dos descontos realizados e a devolução do valor que seja efetivamente devido, conforme previsto em contrato e na legislação aplicável.
Caso não haja uma solução satisfatória, tomarei as medidas cabíveis junto aos órgãos de defesa do consumidor e, se necessário, ao Poder Judiciário.
Compartilhe
Resposta da empresa
31/07/2026 às 09:42
Olá, Weslley!
Agradecemos por compartilhar seu relato e entendemos sua preocupação em relação à restituição dos valores.
Conforme esclarecido por nossa equipe de atendimento em contato realizado com você, a proposta apresentada pela empresa parceira refere-se à compra dos direitos da sua cota cancelada, tratando-se de uma negociação facultativa. Dessa forma, a aceitação da proposta é uma decisão exclusivamente sua, não havendo qualquer obrigatoriedade em aderir à oferta.
Também esclarecemos que o processo de restituição de cotas canceladas segue as disposições da Lei n 11.795/2008, que regulamenta o Sistema de Consórcios. Assim, os valores pagos ao fundo comum, - 20% de multa rescisória, previstos contratualmente, são restituídos mediante contemplação da cota cancelada por sorteio ou ao encerramento do grupo, conforme estabelece a legislação e as regras contratuais aplicáveis, onde as demais taxas não são ressarcidas.
Permanecemos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas e prestar todo o suporte necessário pelos nossos canais oficiais de atendimento.
-Telefone: 16 2103-3535 e 4004 5056;
-WhatsApp: 16 2103-3535;
-E-mail: [email protected];
Atenciosamente
Aline Nunes
CX Asset management
Réplica do consumidor
01/08/2026 às 19:12
A própria âncora consórcios me passou o contato desse parceiro deles e como de costume a equipe de consórcio sempre quer tirar vantagem.