Dificuldades de comunicação e ausência de retorno da síndica em condomínio comercial administrado pela DAccord Síndicos

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

05/05/2026 às 10:39

ID: 247742759

Sou proprietária de unidade em prédio comercial administrado pela empresa DAccord Síndicos e, junto a outros condôminos, venho enfrentando dificuldades recorrentes de comunicação com a síndica responsável.

Em *****, foi formalmente solicitada uma reunião para tratar de pontos relevantes apresentados em Assembleia e na transição de gestão, ocasião em que foi informado que esse encontro ocorreria no prazo de *****. Até o momento, não houve definição de data.

Em *****, a administradora acusou o recebimento do e-mail, informando que encaminharia à síndica, e em ***** foi feito novo contato solicitando retorno. Ainda assim, não houve posicionamento efetivo.

Destaco também a limitação de canais de comunicação disponíveis, agravada pela saída da síndica do grupo anteriormente utilizado para contato com os condôminos.

A ausência de retorno e de alinhamento compromete a transparência da gestão e dificulta a condução adequada de temas relevantes para o condomínio.

Reforço que a solicitação foi feita de forma respeitosa e coletiva, buscando diálogo e alinhamento o que, até o momento, não foi correspondido.

Permaneço no aguardo de um posicionamento objetivo, com a definição de data para reunião e estabelecimento de um canal efetivo de comunicação.

Compartilhe

Resposta da empresa

11/05/2026 às 12:14

Prezadas Senhoras,

Inicialmente, agradecemos o contato e a oportunidade de esclarecermos os pontos levantados.

De fato, o e-mail mencionado foi encaminhado em 30/11/2025, um domingo, tendo sido recepcionado por nossa equipe no primeiro dia útil subsequente. Em menos de 24 horas úteis, houve resposta formal acusando o recebimento e informando que seria dado seguimento ao agendamento da reunião solicitada.

Entretanto, cumpre esclarecer que a colaboradora responsável por este atendimento enfrentou, naquele período, questões pessoais que culminaram em seu desligamento da empresa, ocasionando falhas pontuais na continuidade de determinadas demandas, dentre elas o acompanhamento específico deste assunto. Por essa situação, pedimos sinceras desculpas.

Ainda assim, é importante pontuar que o condomínio dispõe de diversos canais de comunicação ativos e acessíveis aos condôminos, não se limitando ao e-mail mencionado. Além da administradora, existem canais diretos com a gerência predial presencialmente no empreendimento, telefones fixos das empresas envolvidas e atendimento em nosso escritório, que inclusive está localizado no próprio edifício.

Quanto à utilização de grupos de WhatsApp como canal oficial de comunicação, esclarecemos que esta não é uma prática adotada por nossa gestão, justamente por entendermos que esse formato não garante a organização, rastreabilidade e efetividade necessárias para tratativas administrativas e condominiais.

Inclusive, esclareço que já participei anteriormente de grupo de WhatsApp relacionado ao condomínio, até mesmo por também ser condômina do empreendimento. Entretanto, diante do histórico existente e de situações de desrespeito ocorridas naquele ambiente, informei oportunamente que a condução da gestão condominial não seria realizada por meio desse tipo de canal informal.

Ainda assim, posteriormente houve reiteradas tentativas de reinclusão em referido grupo, situação que, inclusive, entendo não ser adequada sob a ótica da formalidade e regularidade necessárias às comunicações institucionais do condomínio.

Especificamente em relação ao pedido de reunião, esclareço também que eu, Lígia Ramos, não tive ciência direta da solicitação naquele momento, justamente em razão da falha operacional já mencionada. Após aquele contato inicial, não houve novos acionamentos por outros meios disponíveis junto à síndica, gerência predial, administradora ou escritório, razão pela qual a situação não chegou ao meu conhecimento pessoal até então.

De toda forma, reiteramos nossa total disposição para realizar a reunião solicitada de forma imediata, na modalidade e formato que forem mais convenientes às senhoras.

Entendemos, inclusive, que situações dessa natureza podem e devem ser resolvidas diretamente pelos canais institucionais já existentes, especialmente considerando que ainda havia outras possibilidades de contato disponíveis.

Aproveitamos também para contextualizar que a atual gestão assumiu o condomínio diante de diversos desafios administrativos, operacionais e estruturais identificados no processo de transição, incluindo pendências de manutenção, contratos sem formalização adequada, fragilidades nos processos de cobrança de inadimplência e questões estruturais relevantes no empreendimento.

Desde então, juntamente com o Conselho eleito e participativo, temos trabalhado intensamente na reorganização administrativa e financeira do condomínio, promovendo medidas de regularização, implementação de controles, organização documental e ampliação da transparência da gestão.

Hoje, todas as pastas e documentos do condomínio encontram-se digitalizados e disponíveis em sistema online da administradora, permitindo acesso em tempo real às informações, algo que anteriormente não ocorria. Também avançamos significativamente na recuperação da inadimplência, regularização de contratos, melhoria operacional e revisão orçamentária, o que inclusive possibilitou a redução da cota condominial anteriormente aprovada com distorções identificadas após análise técnica.

Todo esse trabalho vem sendo conduzido com apoio jurídico, auditoria especializada e acompanhamento constante do Conselho, sempre com base em documentos formais, balancetes, extratos bancários, contratos e critérios técnicos de legalidade e governança.

Também é importante destacar que todas essas ações, melhorias e medidas adotadas pela atual gestão vêm sendo constantemente comunicadas aos condôminos por meio de informativos periódicos, comunicados oficiais enviados através de listas de transmissão e e-mails da administradora, sempre com o objetivo de garantir total transparência sobre os trabalhos realizados, as decisões adotadas e a atual situação do condomínio.

Teremos grande satisfação em apresentar todos esses avanços e esclarecimentos às senhoras. Inclusive, em breve será convocada nova Assembleia para deliberação de temas relevantes de interesse coletivo.

Entendemos ainda que a participação do Conselho nesse diálogo é importante e salutar, considerando o modelo de gestão participativa e transparente adotado atualmente pelo condomínio.

Dessa forma, solicitamos a gentileza de encaminharem, pelos canais habituais de atendimento, sugestões de datas e períodos convenientes para realização da reunião, para que possamos agendá-la com a maior brevidade possível.

Atenciosamente,

Lígia Ramos
Síndica Profissional
DAccord Síndicos Profissionais

Réplica da empresa

11/05/2026 às 13:46

Em complemento às nossas comunicações anteriores, gostaríamos de informar que tentamos enviar o retorno oficial também via e-mail. No entanto, a mensagem foi devolvida pelo sistema, indicando que o recebimento está bloqueado.

Caso seja necessário para seus registros, temos à disposição a evidência da tela confirmando a falha na entrega. Por favor, nos informe se deseja que tentemos o envio para um endereço alternativo ou se prefere que disponibilizemos o conteúdo por outro canal.

Atenciosamente,

Ligia Ramos

Réplica do consumidor

11/05/2026 às 15:31

Agradeço o retorno apresentado.

Contudo, considero importante esclarecer que, após a solicitação formal realizada em novembro de 2025, houve sim novas tentativas de contato e acompanhamento da demanda.

Além dos e-mails encaminhados, também realizei ligações para os telefones disponibilizados, sem sucesso no atendimento, e solicitei auxílio a membros do Conselho, inclusive via WhatsApp, para intermediação e reforço do pedido de retorno pela síndica.

O ponto central da manifestação nunca foi a inexistência de canais formais, mas sim a dificuldade de acesso efetivo à síndica responsável e a ausência de retorno objetivo sobre a reunião solicitada coletivamente pelos condôminos.

Esclareço ainda que não houve bloqueio deliberado de recebimento de e-mails. Muito provavelmente a tentativa de envio mencionada ocorreu para endereço eletrônico incorreto.

Reforço também que o interesse sempre foi estabelecer diálogo direto com a síndica, especialmente em temas estratégicos e administrativos relevantes para o condomínio.

Dessa forma, permaneço no aguardo de sugestões concretas de datas e horários para realização da reunião mencionada na resposta.

Réplica da empresa

12/05/2026 às 09:14

Prezada Senhora,

Agradecemos o retorno e reiteramos nossa disposição para realização da reunião solicitada.

Entendemos, contudo, que plataformas públicas de reclamação, como o Reclame Aqui, costumam ser utilizadas quando já se esgotaram as possibilidades de diálogo direto, o que acreditamos não ter ocorrido neste caso.

O que houve, ao nosso ver, foi um desencontro de comunicação decorrente de uma falha operacional já esclarecida anteriormente, e não ausência deliberada de retorno por parte da gestão.

Conforme informado, o condomínio conta com diferentes meios de contato e acompanhamento, além da atuação próxima da administradora, gerência predial e Conselho, que trabalham conjuntamente na condução das demandas do condomínio.

Dessa forma, aguardamos a regularização do fluxo de e-mails para que possamos encaminhar as sugestões de datas para a reunião, incluindo na comunicação a gerência predial, a gerência administrativa e os representantes do Conselho, já que nossa atuação é participativa e integrada.

Seguimos à disposição e esperamos poder contar também com sua participação nesse diálogo construtivo em benefício do condomínio.

Atenciosamente,
Ligia Ramos

Réplica do consumidor

13/05/2026 às 08:09

Prezada Senhora,

Agradeço novamente o retorno.

Contudo, considero importante registrar que a presente manifestação não decorre de mera preferência por determinado canal de comunicação, tampouco de resistência ao diálogo direto. O ponto central permanece sendo a ausência de retorno objetivo e efetivo à solicitação formal de reunião realizada coletivamente pelos condôminos desde novembro de 2025.

Embora a resposta mencione desencontro de comunicação, houve diversas tentativas posteriores de acompanhamento da demanda, incluindo novos e-mails, contatos telefônicos sem atendimento e pedidos de intermediação junto a membros do Conselho.

Também causa estranheza a afirmação de que seria necessária a regularização do fluxo de e-mails para encaminhamento de sugestões de datas, considerando que este próprio canal permanece ativo e recebendo normalmente todas as comunicações registradas nesta plataforma. Reitero que não houve bloqueio deliberado de recebimento de mensagens, sendo provável a utilização de endereço eletrônico incorreto pela gestão.

Inclusive, é importante destacar que, até o registro desta manifestação no Reclame Aqui, a solicitação originalmente encaminhada em novembro de 2025 permanecia sem retorno efetivo quanto ao agendamento da reunião. Na prática, foi somente após a exposição da situação nesta plataforma pública que houve manifestação objetiva da gestão sobre o tema.

De todo modo, entendo positiva a sinalização de disposição para realização da reunião. Considerando que a própria gestão manifestou interesse na participação da gerência predial, gerência administrativa e representantes do Conselho, entendo também que a articulação e inclusão desses participantes devam ser conduzidas pela própria administração condominial, a fim de viabilizar o encontro de forma objetiva e sem novos atrasos.

Reforço, por fim, que a intenção da presente manifestação sempre foi promover alinhamento, transparência e diálogo institucional adequado entre gestão e condôminos, especialmente em temas relevantes ao condomínio.

Atenciosamente,

Réplica da empresa

14/05/2026 às 10:51

Prezada Senhora Maria,

Gostaríamos de reiterar que disponibilizamos canais de comunicação oficiais para o seu atendimento. No entanto, é fundamental que nossas mensagens cheguem corretamente ao seu endereço de e-mail para que possamos dar continuidade à tratativa no canal onde o contato foi inicialmente estabelecido.

Ressaltamos que, por meio da plataforma Reclame Aqui, não conseguimos informar as datas disponíveis para o agendamento. Conforme mencionado em nossas comunicações anteriores, existem outros contatos envolvidos no processo e precisamos estabelecer um acordo mútuo entre todas as partes para prosseguir.

Dessa forma, solicitamos gentilmente que verifique o recebimento de nossos e-mails para que possamos alinhar os próximos passos o quanto antes.

Atenciosamente,

Atendimento D'Accord