Ducha higiênica Deca com defeito em menos de 15 dias e garantia sem solução

Não resolvido
Jequié - BA
28/07/2026 às 20:07
ID: 255076545
Adquiri uma Ducha Higiênica Universal com Derivação Deca modelo 1948.BL.ACT.MT (Black Matte) por meio do Mercado Livre. Como minha residência ainda estava em obras, o produto foi instalado aproximadamente um mês após a entrega.
Para minha decepção, com menos de 15 dias de uso a ducha começou a apresentar vazamentos. É inadmissível que um produto de uma marca reconhecida como a Deca apresente defeito praticamente novo, ainda mais quando o próprio fabricante destaca como um dos diferenciais do produto justamente o fato de não apresentar vazamentos. (deca.com.br)
Acionei imediatamente a garantia. Fui informada de que a assistência técnica autorizada mais próxima fica a cerca de 200 km da minha cidade. Ao entrar em contato com a autorizada, fui orientada a levar o produto até lá, o que é completamente inviável.
Retornei o contato com a Deca e fui informada de que a empresa resolveria a situação. Solicitaram nota fiscal, fotos, e-mails e demais informações, que enviei prontamente.
Após aguardar cinco dias sem qualquer retorno, entrei em contato novamente e, para minha surpresa, fui informada de que o meu processo havia sido encerrado, sem que eu tivesse recebido qualquer explicação, posicionamento ou solução. Simplesmente finalizaram o atendimento sem resolver o problema e sem sequer comunicar o encerramento.
Desde então, continuo com um produto defeituoso. Sempre que envio e-mails ao SAC, recebo apenas a informação de que o processo já foi finalizado, sem qualquer justificativa ou providência.
O problema deixou de ser apenas um defeito no produto e passou a ser um completo descaso com o consumidor. Comprei um produto premium, que possui garantia de fábrica, mas na prática não consigo exercer esse direito. Não existe assistência técnica acessível na minha região e a própria Deca encerrou meu atendimento sem qualquer solução.
Solicito que a Deca providencie, com urgência, a substituição do produto ou outra solução definitiva em garantia, sem exigir que o consumidor percorra 200 km para ter um direito que é garantido pelo fabricante e pelo Código de Defesa do Consumidor.
Compartilhe
Resposta da empresa
29/07/2026 às 10:03
Prezado(a) Sr.(a). Iara,
Agradecemos por nos acionar.
Realizamos a abertura do protocolo nº ***** para acompanhamento de sua manifestação.
Informamos que todos os nossos produtos passam por um rigoroso processo de controle de qualidade antes de serem disponibilizados. Esse cuidado garante que cada item seja fornecido dentro dos padrões de qualidade, segurança e confiabilidade.
No entanto, é importante destacar que fatores externos, como condições de armazenamento, transporte, manuseio, instalação ou utilização em desacordo com as orientações de uso, podem comprometer o desempenho do produto e ocasionar falhas durante sua utilização.
Informamos que estamos levantando as informações junto ao serviço autorizado e às áreas internas responsáveis para dar prosseguimento à sua solicitação, em breve retornaremos com atualizações.
A saber, sobre a garantia de 10 anos para defeito de fabricação: São garantidos durante 10 anos, a partir da data de aquisição, comprovada mediante apresentação da nota fiscal de compra.
Adicionalmente a garantia de 10 anos, a DECA oferece a cobertura dos custos de mão de obra dos serviços executados pela rede de Serviço Autorizado DECA, durante o primeiro ano de vigência desta garantia.
Esta garantia aplica-se exclusivamente a produtos adquiridos a partir de 1995, sendo que a responsabilidade do fabricante se restringe unicamente ao produto.
A presente garantia não será aplicada nas seguintes situações:
- Danos sofridos pelo produto em consequência de quedas acidentais, maus tratos, manuseio inadequado, instalação incorreta e erros de especificação;
- Danos causados aos acabamentos por limpeza inadequada (produtos químicos, solventes, abrasivos do tipo saponáceo, palha de aço, esponja dupla face);
- Peças que apresentem desgaste natural pelo uso regular, tais como: vedantes, gaxetas, anéis de vedação, guarnições, cunhas, mecanismos de vedação;
- Produtos que foram reparados por pessoas não autorizadas pelo Serviço Autorizado DECA;
- Aplicação de peças não originais ou inadequadas, ou ainda adaptação de peças adicionais sem autorização prévia do fabricante;
- Produtos instalados em locais onde a água é considerada não potável ou contenha impurezas e substâncias estranhas à mesma, que ocasione o mau funcionamento do produto;
- Objetos estranhos no interior do produto que prejudiquem ou impossibilitem o seu funcionamento.
- Produtos instalados para USO PÚBLICO, que terão os períodos de garantia reduzidos em 50%.
Ocorrendo eventual necessidade de manutenção em seu produto, utilize a rede de Postos de Serviço Autorizado DECA, ou contate nossos outros serviços para quaisquer esclarecimentos.
Este Certificado é valido em todo o Território Nacional.
Permanecemos à disposição.
Atenciosamente,
Ryan Nunes
Réplica do consumidor
29/07/2026 às 10:48
Primeiro que eu não entendi essa aula sobre os produtos DECA. Se eu comprei foi porque eu confiei na reputação da marca. Meu problema continua sem ser resolvido após toda esse texto bonito. O produto não foi mal usado, vocês sequer fizeram avaliação antes de mandar toda essa explanação sobre mal uso.
Eu só quero uma coisa, troca do pronto.
Réplica da empresa
29/07/2026 às 11:32
Prezada Sra. Iara,
Conforme informado anteriormente, estamos levantando as informações junto ao serviço autorizado e às áreas internas responsáveis para dar prosseguimento à sua solicitação, em breve retornaremos com atualizações.
Permanecemos à disposição.
Atenciosamente,
Ryan Nunes
Réplica do consumidor
29/07/2026 às 13:14
Estou aguardando porque o E-mail que eu recebi foi o mesmo texto longo copiado e colado aqui.
Consideração final do consumidor
29/07/2026 às 13:16
Não resolve o problema, só manda texto pronto.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0