Prática desrespeitosa da empresa no Linkedin

Não resolvido
Rio de Janeiro - RJ
09/12/2024 às 08:45
ID: 204051851
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesNo dia 25/10/******* me candidatei a uma vaga de Desenvolvedor Front-end na empresa Deloitte, através do Linkedin, onde tive que me cadastrar em uma plataforma deles chamada JobConvo para seguir com o processo seletivo. Nela tive que responder um questionário com 16 perguntas também.
No dia 14/11/*******, fiz a primeira etapa do processo com a funcionária Rúbia que, dentre os detalhes da vaga, me informou que o processo seletivo seria composto de três etapas: (1) esta entrevista que eu estava fazendo com ela, (2) uma entrevista técnica e (3) uma última etapa que seria a comprovação de documentação. Então passei nesta primeira etapa e segui para a próxima.
No dia 21/11/******* fiz a segunda etapa do processo com um gestor técnico e também passei, e segui para a última etapa.
No dia 22/11/******* a Rúbia entrou em contato solicitando que eu enviasse, novamente pela plataforma deles (JobConvo), um PDF com a CTPS completa e detalhada, mostrando o CBO das experiências profissionais e o diploma de graduação acadêmica frente e verso, e me dando prazo de até às 9h de segunda-feira (25/11) para enviar este pdf pela plataforma (disseram também que eu não podia errar, pois a plataforma só aceita um envio). Enviei tudo conforme o solicitado ainda no mesmo dia.
No dia 25/11/******* às 16:30h contactei a Rúbia para saber se estava tudo certo com a documentação e ela respondeu dizendo que "ainda estava em avaliação" e que eu só teria uma posição quinta-feira (28/11) no final da semana. A partir daqui eu já estranhei, pois está tudo certo com minha documentação e não parecia haver motivos para tanta demora em avaliar os documentos.
No prazo informado (quinta-feira 28/11) não recebi nenhuma resposta e então contactei a Rúbia novamente, porém continuei sem resposta.
Quando foi na sexta-feira dia 29/11/******* às 15:48h (de tarde) recebo um e-mail da empresa dizendo simplesmente que a vaga foi encerrada, e então não recebi mais qualquer posição da empresa.
Contactei a Rúbia novamente para tentar entender o que houve e depois de ser ignorado várias vezes, a supervisora dela, Milena, entrou em contato comigo por telefone repetindo que a vaga tinha sido encerrada e que não poderia fazer nada. E quando questionei se era comum acontecer isso na empresa ela ainda afirmou que a empresa não tem nenhum compromisso com o candidato.
Coincidentemente ou não, três dias antes desse encerramento da vaga, a empresa, também no Linkedin, abriu uma outra vaga de Desenvolvedor Front-end com os mesmos requisitos.
Como pode o RH de uma empresa ter uma atitude tão desrespeitosa, antiética e sem profissionalismo, fazendo um pai de família investir esforço e tempo para ser feito de bobo desta forma? Me fizeram até enviar documentos!
O objetivo era apenas sondar cargos e salários da forma mais baixo nível possível? Grande falta de respeito!
Compartilhe
Resposta da empresa
13/01/2025 às 08:54
Olá, Ednaldo
Compreendemos os pontos que você trouxe e gostaríamos de reforçar que a experiência vivenciada não reflete o que gostaríamos que tivesse ocorrido. Após avaliação cuidadosa junto aos times envolvidos, entendemos que o cancelamento da vaga foi uma decisão necessária em decorrência de alterações de perfil solicitadas no projeto pelo nosso cliente. Como resultado, a vaga precisou ser cancelada e seu perfil passou a não atender aos requerimentos mínimos da posição.
Gostaríamos de destacar que, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), você tem o direito de solicitar a exclusão de qualquer documento ou dado pessoal na plataforma Jobconvo. Garantimos que todos os dados são armazenados com segurança, e caso opte por permanecer em nosso banco de talentos, estaremos à disposição para futuras oportunidades. Para mais informações, acesse o seguinte link: https://******* .
Ficaremos felizes em manter seu perfil em nosso banco de talentos e entraremos em contato assim que surgirem novas oportunidades que correspondam ao seu perfil.
Réplica do consumidor
13/01/2025 às 12:42
O que vocês fizeram é totalmente antiético.
Definissem a vaga antes de fazer o candidato desperdiçar tempo e esforço passando por um processo seletivo falso.
Sejam mais profissionais.
Consideração final do consumidor
23/05/2025 às 07:15
RH da empresa totalmente desrespeitoso, antiético e sem profissionalismo, que chegam ao ponto de fazer um pai de família investir esforço e tempo para ser feito de bobo em uma vaga [Editado pelo Reclame Aqui] de emprego. Fizeram eu ir até a última etapa do processo seletivo, inclusive enviando documentação na plataforma deles, para no final simplesmente alegarem que a vaga foi cancelada.
Pessoas sem escrúpulos!
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
1