Pneu estourado e problemas após substituição inadequada na concessionária BYD

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Cotia - SP

05/03/2026 às 21:54

ID: 242465741

Reclamada: BYD Brasil e Concessionária BYD Destaque ***** (Atibaia/SP).
Protocolo de reclamação na central de atendimento BYD: *****.
Protocolo no Procon-SP: *****

Fatos: Após perda de 1 pneu traseiro original (Hankook), a concessionária vendeu/instalou pneu de marca Pirelli diferente do original, garantindo que não haveria problema ser diferente dos demais (sulcos diferentes). Na 1 revisão dos 20.000 km ao retirar o veículo em 25/09/2025, me informaram que fizeram rodízio dos pneus e mantiveram pneus de marcas/modelos diferentes no mesmo eixo; novamente disseram que não haveria problema. Paguei serviço adicional recomendado de alinhamento e balanceamento. Após um período de uso, notei que os pneus que foram para a traseira passaram a apresentar desgaste acentuado pelo lado interno; relatei à concessionária e alegaram falsamente que eu não teria feito alinhamento/balanceamento. O pneu traseiro direito também apresentava há meses alerta TPMS No Signal, minimizado por eles, informando que poderia ser bateria fraca do sensor, nada grave.

Quando possível, tentei contato com a Central/SAC BYD algumas vezes sem solução (ligação se encerrava devido a espera e alta demanda); após nova ligação em 26/02/2026, consegui registrar os acontecimentos e a reclamação, e obter o protocolo acima.

Por fim, em 25/02/2026, na Rodovia dos Bandeirantes enquanto voltava do trabalho à noite, o pneu traseiro direito Hankook original estourou de forma catastrófica (arames expostos), o carro puxou e quase perdi o controle. Houve perda do protetor/forro do para-lama e possível dano adicional. Acionei guincho (Porto Seguro). Fotos e registros anexos.

[ATUALIZAÇÃO de 03-03-26] Entraram em contato comigo para saber se eu aprovava um orçamento de cerca de R$3.700 reias, como se a reclamação e acontecimentos não existissem, informei de que já havia uma reclamação na central da BYD e no Procon sobre o caso e que não posso aceitar pagar por nada pois não se trata de mau uso e sim de negligência diante das minhas perguntas e avisos de que podiam ter riscos no veículo daquela forma e agora aconteceu o pior e poderia ter resultado em vítimas de acidente de trânsito. Me informaram de que iam verificar um retorno com o gerente da loja e voltariam a falar comigo no mesmo dia e isso já tem 2 dias e nada.

Requisição:
1. Substituição sem custo dos 4 pneus iguais na especificação do fabricante;
2. Reparo integral e laudo técnico de causa (geometria/alinhamento/cambagem, suspensão, roda, sensor TPMS e danos);
3. Reposição do para-lama e acabamento interno e demais reparos caso necessário;
4. Carro reserva durante o reparo.

Compartilhe