Dê preferência a sites que você conheça e com boa reputação: priorize sites conhecidos e que possuam boa reputação. Acesse o site do Reclame AQUI para pesquisar a empresa. Reputação RA1000, Ótimo e Bom são as mais recomendadas.Dados pessoais: Se você não conhece o site no qual deseja realizar a compra, faça uma pesquisa sobre a empresa no Reclame AQUI ou na internet antes de fornecer seus dados pessoais.Cartão de crédito:Como citado anteriormente, faça uma pesquisa e tenha certeza que a empresa é confiável antes de fornecer seus dados em lojas online. Se você conferiu todas as informações e acredita ser seguro realizar a compra, AQUI vai mais uma dica: procure usar a versão digital do seu cartão. Caso você tenha problemas com seus dados, você não precisará solicitar um novo cartão de crédito, basta deletar a versão digital. Endereço do site: Sites falsos imitam endereços de sites legítimos com pequenas diferenças (como nomes ou caracteres similares). É fundamental verificar o endereço do site com cuidado e compará-lo com o site original para evitar fraudes. Exemplo: "www.lojaonline.com.br" e sites falsos como "www.loja-online-e.com" ou "http://www.loja0nlin3.com.br".Ofertas imperdíveis: Se um site estiver oferecendo um produto com preço extremamente baixo ou um desconto muito generoso, desconfie! Pesquise em outras lojas para comparar os valores reais.Meio de pagamento: Sites falsos costumam oferecer pagamentos instantâneos (boleto e PIX) como meios de pagamentos, pois são meios mais burocráticos e difíceis de serem estornados. Não faça nenhum tipo de pagamento antes de confirmar que o site é seguro.Anúncios e redes sociais: Fique atento a anúncios que prometem grandes descontos ou ofertas exclusivas em sites ou redes sociais como Instagram e Facebook. Se a oferta parecer muito boa para ser verdade, é provável que seja um golpe. Verifique a autenticidade dos sites ou perfis antes de realizar sua compra.E-mails, mensagens e SMS:Os fraudadores enviam e-mails, mensagens e sms com senso de urgência para enganar consumidores e assim capturar dados pessoais ou instalar programas maliciosos. Se desconhecer o remetente, reporte a mensagem como spam e exclua os e-mails e sms. Outra forma de validar a informação é entrar em contato com a empresa para tirar a dúvida.