Falha na entrega de remessa internacional e recusa de estorno pela DHL Express

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

29/01/2026 às 15:24

ID: 239218767

Contratei o serviço DHL Express para envio internacional (rastreio *****). No balcão, o atendente aceitou e embalou o item, informando que poderia entrar no país de destino. Depois, a DHL solicitou dados adicionais do destinatário, que enviei por e-mail. Mesmo assim, a remessa não foi entregue e retorna ao Brasil, conforme rastreio e confirmação da DHL Espanha. A empresa negou o estorno, alegando decisão alfandegária. Houve falha de informação e na prestação do serviço (arts. 6, III, e 14 do CDC).

Compartilhe

Resposta da empresa

24/02/2026 às 14:16

Prezada Priscila,

Boa tarde! Esperamos que esta mensagem lhe encontre bem!

Conforme contato realizado com você no dia 18/02/2026 por telefone, informamos que a remessa estava sujeita a inspeção aduaneira no país de destino e que mesmo com a documentação correta de embarque, de acordo com a legislação aduaneira vigente no local, cada país possui seus próprios procedimentos, regulamentações e critérios aduaneiros, os quais podem incluir inspeções físicas, reclassificação fiscal ou exigência de ajustes na documentação e na descrição da mercadoria. Tais ações são de responsabilidade exclusiva das autoridades locais e visam assegurar o cumprimento das normas internas de importação.

Diante do exposto, identificamos que a alfandêga espanhola determinou o retorno da remessa para a origem mesmo após o envio de dados complementares enviados pelo remetente devido a impossibilidade de contato com o desinatário.

Verificamos também que a remessa foi devolvida ao remetente em 10/02/2026 e solicitamos no dia 18 de fevereiro o estorno referente ao frete pago pela remessa no valor de R$ 410,48 que serão creditados em seu cartão de débito utilizado no envio.

Lamentamos mais uma vez por qualquer inconveniente e permanecemos à disposição para demais esclarecimentos que se façam necessários.

Atenciosamente,
Regiane S.
Customer Service Advisor

Consideração final do consumidor

24/02/2026 às 15:20

Houve falha de orientação no momento do envio, o que causou transtorno e retorno da remessa. No entanto, após contato posterior, a empresa prestou esclarecimentos e realizou o estorno dentro do prazo informado. Problema resolvido.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

7