Respondida

Cobrança indevida de honorários e taxa administrativa, ameaça de bloqueio de contas por atraso mínimo.

DIAMANTE GARANTIDORA

cidade: Teresina

O que aconteceu

COBRANÇA INDEVIDA DE HONORARIOS ADVOCATICIOS COMO TAXA ADMNISTRATIVA DE 20 % E COBRANÇA DE 2 VIA DE BOLETO. AMEAÇA DE BLOQUEIO DE CONTAS DE AJUIZAMENTO DA DIVIDA DE SOMENTE 1 MES DE ATRASO .

Reclamações parecidas

4

Interações da reclamação

  1. DIAMANTE GARANTIDORA respondeu

    11/05/2026 às 18:03

    Prezado Sra. Marilena

    Recebemos sua manifestação e gostaríamos de esclarecer alguns pontos importantes acerca da cobrança realizada.

    Conforme previsto no Código Civil, o condômino é responsável pelos ônus decorrentes da inadimplência que der causa, motivo pelo qual os encargos de cobrança são repassados à unidade quando esta em situação de inadimplencia.

    No condomínio em questão, existe um período administrativo de até 29 dias após o vencimento da taxa condominial para regularização do débito, fase em que são cobrados apenas multa de 2% e juros de 0,033% ao dia, sem adoção imediata de despesas de cobrança ou inclusão da cobrança de 2 via de boleto.

    Esclarecemos ainda que eventuais despesas adicionais, como emissão de segunda via e honorários vinculados à cobrança, seguem as disposições previstas na convenção condominial e nos procedimentos aplicáveis à recuperação do débito.

    Nosso objetivo é sempre buscar a solução de forma amigável e transparente, preservando o equilíbrio financeiro do condomínio e evitando medidas mais gravosas para ambas as partes.

    Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos e para auxiliar na regularização da situação da melhor forma possível.

    Atenciosamente,

    Equipe Diamante Garantidora.

    (85) 2180-8164