Dificuldade de comunicação e falta de transparência na gestão de condomínio, com recusa de acesso a informações e contratos.

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

31/03/2026 às 22:35

ID: 244880265

Tenho uma residência num condomínio residencial administrado por esta empresa de sindicatura profissional e venho registrar a extrema dificuldade de comunicação e a falta de transparência que enfrentamos no dia a dia. A promessa de uma gestão terceirizada deveria garantir um canal de atendimento ágil para os condôminos, mas a nossa realidade prática é de inacessibilidade.

Quando necessitamos de informações básicas, esclarecimentos sobre zeladoria ou acesso a documentos do condomínio, nossos e-mails e mensagens chegam a ficar meses sem qualquer tipo de resposta. Existe um distanciamento preocupante entre a empresa e os moradores que custeiam o serviço.

Para agravar a situação burocrática, quando recorremos à administradora do condomínio para solicitar acesso às pastas ou requerer documentos, a equipe nos informa que só pode liberar qualquer arquivo mediante "autorização expressa do síndico". Como a empresa não responde aos moradores e não emite essa autorização para a administradora, cria-se um bloqueio administrativo interminável que nos impede de acompanhar a gestão do nosso próprio patrimônio.

Um exemplo alarmante dessa falha de comunicação ocorreu recentemente. Solicitamos administrativamente a cópia dos contratos vigentes de todos os fornecedores que prestam serviço no condomínio. Recebemos os documentos de terceiros, porém, de forma injustificável, o contrato de prestação de serviços da própria empresa do síndico não foi disponibilizado na remessa. É um direito fundamental e básico que os condôminos tenham acesso imediato e facilitado aos termos do contrato da própria gestão.

Até mesmo em abordagens cordiais nas áreas comuns, na tentativa de obter algum posicionamento sobre os chamados em aberto, o representante da empresa adota uma postura totalmente esquiva. A orientação padrão é que o morador "formalize as dúvidas por e-mail", canal este que, como já relatado, não apresenta qualquer efetividade , pois o síndico simplesmente ignora de forma sistemáticas os emails. Alega-se ainda que as respostas ocorrerão apenas no momento em que a gestão julgar oportuno, ignorando a urgência das demandas.

A essência da contratação de um síndico profissional é garantir governança, imparcialidade e o estrito cumprimento ao dever de prestar informações. A inacessibilidade do gestor e a não disponibilização do seu próprio contrato de trabalho demonstram um padrão de serviço incompatível com as boas práticas do mercado. Fica o relato para que outros residenciais avaliem com muito cuidado o nível de acessibilidade e suporte oferecido antes de contratarem esta empresa. Infelizmente, não recomendo.

Compartilhe