*****/***** bloqueados e exigência de novo certificado digital após 1 ano de uso

Em réplica
Santa Izabel do Oeste - PR
31/10/2025 às 09:15
ID: 230697673
*****/***** bloqueados pela própria empresa. Não comprem esse certificado é ilusão, comprei para 3 anos, após 1 ano de certificado digital, simplesmente bloquearam o ***** e o ***** e disseram que eu teria que fazer um novo certificado digital. Sendo que só eu que uso o certificado e uso sempre as mesmas senhas.
Uma [Editado pelo Reclame Aqui], comprem de outros sign.
Não recomendo.
Compartilhe
Resposta da empresa
03/11/2025 às 10:03
Prezado Sr. Matheus,
Esperamos que você esteja bem!
Ao levantar os históricos gravados de seu atendimento diretamente com nossa empresa, via suporte ao cliente, constatamos que o senhor nos procurou aos 31/10/*******, estando com ambas as senhas PIN/PUK de seu certificado digital bloqueadas, após inserções repetidas de senhas incorretas.
Foi constatado que o senhor possui este certificado a mais de um ano, motivo esse em questão já ter superado o prazo de arrependimento, estorno e garantia, para este fim conforme o Código de Defesa do Consumidor e nossa Política de Garantia.
Lamentamos e frisamos que esse tipo de situação, não se tratou de defeito no produto, pois a entrega e utilização do mesmo foi fornecido adequadamente pela certificadora em todo esse período já transcorrido de utilização.
Ressaltamos que por questão da Norma de Segurança Utilização de Certificado Digital, a situação ocorrida não possui garantia estendida, ao qual possa ser revista em caso de bloqueio definitivo, em decorrência da prática incorreta na utilização pelo seu titular.
Todavia, nosso suporte o orientou a abrir um ticket no nosso canal de atendimento para uma melhor averiguação da alegação junto as equipes de infraestrutura e desenvolvimento, o que não foi aceito por vossa parte.
De forma pública e taxativa sobre tal situação, é expressamente e repetidamente informado ao cliente, o que pode resultar em bloqueio definitivo do certificado ou seja, foi informado no ato da emissão do certificado, através do Agente de Registro que realizou o seu atendimento, e está previsto no Termo de Titularidade, que o senhor assinou e recebeu no ato da emissão (menciona que o titular deve responsabilizar-se pela criação, troca, utilização e proteção das senhas, ******* e da mídia que as contém), bem como em nosso site em nossa Política de Garantia.
Conforme previsão:
https://*******
4. ITENS EXCLUÍDOS DESTA GARANTIA
4.1. Bloqueio do Cartão Inteligente ou Token pelo uso de senha PIN ou PUK incorreta.
4.1.1. A senha PIN, é a sua senha de utilização do certificado digital, sempre que for necessária a utilização deste a senha PIN será solicitada. Após 3 (três) erros consecutivos, a senha PIN será bloqueada. Neste caso, a senha PUK permite-lhe desbloquear a senha PIN. Caso a senha PUK seja inserida incorretamente 3 (três) vezes, O CARTÃO INTELIGENTE OU TOKEN SERÁ BLOQUEADO DEFINITIVAMENTE, OCASIONANDO, CONSEQUENTEMENTE, A PERDA DO CERTIFICADO DIGITAL.
A GUARDA DAS SENHAS PIN E PUK É DE RESPONSABILIDADE DO TITULAR DO CERTIFICADO DIGITAL, NO CASO DE PESSOA FÍSICA, E DO RESPONSÁVEL PELO USO DO CERTIFICADO, NO CASO DE PESSOA JURÍDICA.
AS SENHAS PIN E PUK SÃO GERADAS E ARMAZENADAS EM SUA MÍDIA CRIPTOGRÁFICA. A DIGITALSIGN NÃO POSSUI ACESSO A ELAS.
Pelo fato das senhas serem de total responsabilidade do cliente, e pelo fato de ter espirado os dias de direito de arrependimento da compra do produto (7) sete dias, após o pagamento, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor, para este caso não há outro procedimento que possa ser realizado pela certificadora, ao qual lamentamos profundamente vossa situação.
Gostaríamos de informa-lo que temos além do canal de telefonia de ******* temos conforme informado em nosso site os canais como telefonia, Whatzapp, chat, abertura de chamados via tickets diretamente via web, ao qual também podem ser utilizado pelos clientes que possuem qualquer necessidade de contato, desejo de ajuda ou eventuais dúvidas, ao qual possuímos atendimento rápido e ágil.
Nos mantemos a inteira disposição.
Em caso de dúvida, é só chamar que estaremos sempre prontos para atendê-lo.
Capitais e regiões metropolitanas/ chamadas e WhatsApp: 0*******
Outros locais somente telefone fixo: ******* ******* *******
Chat: https://*******
Atendimento das 8h às 18h, de segunda a sexta, exceto feriados nacionais.
DIGITALSIGN CERTIFICAÇÃO DIGITAL LTDA.
Réplica do consumidor
28/11/2025 às 08:11
Ilusão. Apenas eu tenho acesso ao certificado. E de um dia para outro bloqueou. Nunca tive que usar a senha PIN/PUK. E na primeira vez que fui usar, estava tudo bloqueado. Sabe quais são as 2 opções obvias?
1 Um Hacker entrou e tentou usar todas as 3 senhas, direto do Meu Iphone, algo improvavel, pois tenho até VPN.
2 A própria empresa bloqueou o certificado, para eu solicitar outro certificado.
Fica a critério de quem vai comprar, pensem bem. Usem empresas que realmente prezem pelos seus clientes.
Réplica da empresa
04/12/2025 às 09:29
Prezado Sr. Matheus,
Esperamos que você esteja bem!
Pelo fato das senhas serem de total responsabilidade do cliente, e pelo fato de ter espirado os dias de direito de arrependimento da compra do produto (7) sete dias, após o pagamento, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor, para este caso não há outro procedimento que possa ser realizado pela certificadora, ao qual lamentamos profundamente vossa situação.
A informação equivocada e registrada ao qual o senhor está invocando publicamente neste site, contra ilegalidade em nossos procedimentos, devem ser comprovadas, caso contrário resulta em dano moral por difamação indevida a marca da certificadora.
O Código do Consumidor e Código Civil, não amparam tais praticas cometidas por usuário, pelo seu simples descontentamento indevido.
Nos mantemos a inteira disposição.
Em caso de dúvida, é só chamar que estaremos sempre prontos para atendê-lo.
Capitais e regiões metropolitanas/ chamadas e WhatsApp: 0*******
Outros locais somente telefone fixo: ******* ******* *******
Chat: https://*******
Atendimento das 8h às 18h, de segunda a sexta, exceto feriados nacionais.
DIGITALSIGN CERTIFICAÇÃO DIGITAL LTDA.