Cobrança indevida no DDA.

Em réplica
São Paulo - SP
08/07/2026 às 12:02
ID: 253396879
Geraram um boleto de condomínio no meu nome porém a unidade já está em nome da nova proprietária. Consultando no site da ADM do condomínio, o boleto de julho já está em nome da nova proprietária, porém não baixaram o boleto do meu DDA.
Em contato com a empresa, recebi a resposta de que a nova proprietária tem que pagar o boleto dela para sair a cobrança do meu DDA, o que não faz o menor sentido, pois são CPFs diferentes.
Compartilhe
Resposta da empresa
08/07/2026 às 12:32
Boa tarde
Conforme informado via WhatsApp a V.Sa., os boletos condominiais foram gerados e enviados ao banco em 15/06/2026.
A troca de titularidade foi efetivada em 19/06/2026, conforme contrato encaminhado em 18/06/2026, às 16h53.
Dessa forma, o boleto ainda consta em seu DDA porque o registro bancário foi realizado antes da efetivação da troca de titularidade.
Reiteramos que a informação anteriormente prestada está correta. Caso o boleto seja pago na data do vencimento, a liquidação será processada normalmente pela instituição financeira, e o título será baixado automaticamente do seu DDA.
Atenciosamente
Dinamo Administradora de Condomínio e Imóveis Ltda.
Réplica do consumidor
08/07/2026 às 12:43
De acordo com o código civil, o novo próprietario é integralmente responsável pelos débitos do imóvel adquirido. Não precisa nem falar que é integralmente responsável pelo pagamento do condomínio.
O que vocês estão dizendo é que , se ele não pagar, a cobrança do DDA que vocês lançaram no meu cpf não vai ser baixada? Se ela não for baixada, fica sujeita a restrição.
Independente da data que foi protocolada a transferência do imóvel, a venda foi formalizada em 10/06, essa informação com certeza está no contrato que a nova proprietária mandou para vocês na hora de tranferir a titularidade.
Tanto é verídico que o boleto de JULHO já está em nome dela, mas vocês insistem em não retirar a cobrança do meu DDA.
Não é procedente vcs manterem a cobrança em aberto no meu DDA sendo que a cobrança já está em nome da nova proprietária!
Caso a cobrança não seja retirada do meu DDA, vou escalar a reclamação para os órgãos competentes, inclusive judiciais.
Independente do pagamento dela ou não.