URGENTE Devolução do pagamento em Pix ,Referente a Desistência dentro do prazo de 7 dias URGENTE

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Rio de Janeiro - RJ

03/08/2026 às 13:47

ID: 255494081

Prezados,

Venho por meio desta registrar uma reclamação formal contra a construtora devido ao manifesto descaso, falta de repasse de informações e retenção indevida dos meus valores, configurando prática totalmente abusiva e ilegal.

No dia 17/07/2026, eu e meu marido firmamos Contrato de Promessa de Compra e Venda para a aquisição do Apartamento BL02-1705 do empreendimento "Uniq Condomínio Clube" (Nova Iguaçu/RJ). No dia seguinte, 18/07/2026, efetuei o pagamento do sinal caução no valor integral de R$ 3.858,25, via PIX, direto da minha conta bancária para a conta da vendedora GUTIERREZ EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA (CNPJ *****), empresa do grupo Direcional Engenharia.

Contudo, por motivos de inadequação do perfil do imóvel (ausência de vaga de garagem para o tipo de unidade), exercemos o nosso Direito Legal de Arrependimento. No dia 20/07/2026 (apenas dois dias após o pagamento e dentro do prazo estrito de 7 dias), formalizamos a desistência por meio de uma Carta de Arrependimento manuscrita e assinada, encaminhada ao preposto da construtora. O funcionário responsável confirmou por e-mail o recebimento e o preenchimento do formulário interno de distrato.

Desde então, estamos vivenciando um humilhante "jogo de empurra". A central de atendimento telefônico se recusa a atualizar o status e empurra o caso para o corretor; este, por sua vez, afirma que a responsabilidade é exclusiva da Direcional. Enquanto isso, nenhum profissional do setor financeiro entrou em contato e o nosso dinheiro continua retido.

Nos termos do Artigo 67-A, 10 da Lei n 4.591/1964 (Lei do Distrato) e do Código de Defesa do Consumidor, o exercício do arrependimento dentro do prazo de 7 dias exige a devolução IMEDIATA e INTEGRAL de todos os valores antecipados. A cláusula contratual que prevê prazos extensos desrespeita a jurisprudência e a legislação vigente para este caso específico.

Diante do constrangimento financeiro gerado por esta retenção indébita, exijo que a Direcional Engenharia / Gutierrez Empreendimentos providencie a devolução imediata do valor de R$ 3.858,25 para a mesma conta de origem do PIX, sob pena de adoção das medidas judiciais cabíveis no Juizado Especial Cível, com pedido cumulado de danos morais pelo evidente descaso sofrido.

No aguardo de uma solução urgente.

Compartilhe

Resposta da empresa

04/08/2026 às 11:35

Olá Vivian, bom dia!!
Esperamos que esteja tudo bem com você.

Agradecemos o seu contato e a oportunidade de esclarecer sua solicitação.
Conforme te informei por telefone, o seu ressarcimento está programado para o dia 06/08/2026.

Permanecemos à sua inteira disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais. Conte sempre conosco!

Agradecemos a sua compreensão e pedimos desculpas por eventuais transtornos.

📞 Direcional Engenharia – 4002-2600 (telefone e WhatsApp)
📞 Riva Incorporadora – 4007-1620 (telefone e WhatsApp)

Atenciosamente,

Danielle
Analista de Relacionamento com o Cliente
Grupo Direcional/Riva

Consideração final do consumidor

05/08/2026 às 11:39

A Atendente Danielle maravilhosa. Super solicita e entendeu a minha urgência e demanda . Estou aguardando o depósito na data de amanhã 06/08/26 .
Conforme combinado. Sugeri uma melhoria , para um canal direto de acessibilidade a esse tipo de demanda e ela mencionou que irá repassar a gestão superior.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

10