[Editado pelo Reclame Aqui] DE REPRESENTANTE DA DISAL CONSÓRCIOS

Disal Consórcio
Ribeirão Preto - SP
12/06/2024 às 19:36
ID: 190700313

Em 24 de janeiro de 2024, comprei uma carta de crédito de veículo já contemplada da Disal Consórcios, através do representante, Ronan Ferreira Barbosa (RF Barbosa Intermediações e Consórcios LTDA - CNPJ 28.231.617/0001-37). Na ocasião, Ronan me ofereceu uma carta de crédito já contemplada no valor de R$ 54.990,00 (com uma taxa de 18%) por R$ 15.000,00 mais R$ 590,00 de taxa de administração da Disal para transferência. O restante do consórcio eu assumiria, o que correspondia a 55 parcelas restantes de R$ 749,00. Ronan enviava fotos da carta contemplada, com informações de grupo e cota e também fotos do sistema da empresa (Disal). Fechamos o negócio e paguei R$ 15.000,00 em 2 parcelas via PIX direto para a empresa do Ronan (Rf Barbosa Intermediações e Consórcios CNPJ 28.231.617/0001-37) em 25/01/24 e 07/02/2024, conforme combinado. Ronan me enviou a ficha de transferência da Disal e solicitou que eu reconhecesse firma. Afirmou que em 30 dias a carta estaria em meu nome. Passado 30 dias, Ronan começou a me enrolar e cada vez inventava alguma história para a carta ainda não estar em meu nome. Então em 21 de março de 2024, descobri que a carta de crédito que ele havia me vendido já havia até sido utilizada na aquisição de um bem. Ao questionar o Ronan, ele assumiu que mentiu sobre os dados da carta e confessou participar de um esquema dentro da Disal na venda de cartas já contempladas. Ronan, prometeu que devolveria meu dinheiro, porém não o fez. Em 14 de maio de 2024, Ronan me bloqueou no WhatsApp, telefone e todas as redes sociais e não devolveu meu dinheiro.

08/07/2024 às 16:06

Olá, boa tarde!

Conforme se verifica, a parte autora negociou os termos contratuais com a pessoa de nome Ronan Barbosa, sócio-proprietário da corré “RF BARBOSA INTERMEDIAÇÕES E CONSÓRCIOS LTDA” inclusive com pagamentos, por meio Pix, diretamente à aludida empresa.

Importante salientar que não foi efetivado repasse financeiro nem o envio do contrato assinado à requerida Disal para cadastramento da cota, muito menos esta participou como anuente em caso de transferência de cota, de sorte que esta desconhece qualquer relação contratual existente entre as partes, não possuindo validade o documento assinado pela autora.

Tanto é verdade que a cota indicada pela requerente possui como titular D**** Ro*** B****, cuja cota está contemplada, com bem já entregue.

Além disso, inexiste nos autos qualquer documento relacionado à suposta aquisição ou mesmo transferência de titularidade.

Inexiste expressa anuência da administradora, requisito este imprescindível para a aludida transferência.

Por este motivo não há que se falar em anulação do contrato, com devolução de valores, vez que inexiste a relação jurídica da requerente com a Disal Administradora de Consórcios.

Assim, eventual responsabilidade só poderá ser atribuída à co-demandada “RF BARBOSAINTERMEDIAÇÕES E CONSÓRCIOS LTDA”.

Em verdade, o nome da requerida Disal foi utilizado indevidamente para prática duvidosa.

Logo, a Disal não pode ser responsabilizada por aquilo que desconhece e não deu causa.

Assim sendo, considerando que esta requerida é mera administradora de grupos de consórcio, não tendo participado da negociação, tampouco recebido qualquer importância ou mesmo documentação relacionada à cota, é de obrigação da corré a explicação sobre os fatos ocorridos e por eventual dano decorrente.

Ficamos à disposição para o que precisar através da mensagem privada enviada para o seu e-mail, pode contar conosco!

A nossa Central de Atendimento também está a sua disposição através do telefone: 0800-703-0050 e no WhatsApp 11 5079-5117.

Relacionamento Disal Consórcio.

Está com problemas com Disal Consórcio?

Consórcios