PublicidadeIcone publicidade
Reclamação respondidaRespondida

Falta de esclarecimentos e prejuízo para a cliente

Disal Consórcio
Brasília - DF
12/06/2024 às 18:46
ID: 190697181
Status da reclamação:
Reclamação respondidaRespondida

Boa noite,

Eu conheci essa empresa de Consórcio por nome Disal Consórcio em 22 de janeiro de 2022, mesma data em que adquiri a cota de consórcio. Eu era inexperiente, e nunca havia mexido com consórcio. Estava passando na rua, quando vi um estande de vendas deles montando na minha cidade e o carro exposto me chamou atenção, como eu tinha o plano de trocar de carro, eu me aproximei, vi o carro deles e toda feliz e empolgada perguntei como era, então me disseram: é algo muito simples, temos uma carta no valor de 38.000,00 e logo os nossos clientes são contemplados, fizeram uma simulação pra mim e parecia ser tudo de bom, porém os anos se passaram, e preparei o meu carro atual para venda e enviei dois lances consecutivos, um no valor de 10.000 e outro no valor de 16.000, porém não fui contemplada, já que os valores dos vencedores dos lances eram de 24.000,00, o que eu não imaginava, já que o vendedor a época me disse que eu conseguiria ser contemplada até com 5.000,00, tempos depois entrei em contato com ele, disse que era uma média de 15.000,00. Enfim, eu fiz o que eu podia, com o valor que eu poderia pagar, mas não consegui. Esse é o primeiro ponto que eles não explicam, fazem a gente pensar que os valores dos lances são baixos, pois se eu soubesse que a estimativa de lance era tão alta jamais teria feito um negócio desses, já que claramente eu sei que não há possibilidade pra mim ofertar um valor assim.
Então como eu vi que não ia conseguir nessa questão de lances, vendi o meu carro e fui a concessionária, escolhi um carro 2015 de maneira particular, então eu falei com o representante, para verificar como iria proceder a questão da carta para eu ver se continuava pagando, e o vendedor da loja me disse: vc tem que ligar lá e perguntar até quantos anos eles pagam um carro, e eu falei: como assim??? Pois jamais me explicaram isso, então entrei em contato imediato com o Jefferson, representante da Disal que me afirmou que a Disal só pagava carros de no máximo 8 anos, coisa que não me disseram quando eu fui fechar negócio, ou seja, fiquei sem liberdade, já que o valor da minha carta não contempla carros mais novos por completo e se eu pegasse um carro mais novo ainda teria que completar do bolso.
Então vem a pior parte, entrei em contato com o representante para cancelar a carta, ele disse que isso só seria com a Central, entrei em contato com a central e para a minha péssima surpresa, eu que já paguei 16.640,84, teria a estimativa de receber apenas R$ 8.947,22, ou seja, eu perdi cerca de 8.000,00 assim de graça, fora que o recebimento não tem data, será ou por sorteio ou no fim do consórcio, que é em 2029, reclamei com a Disal, falei que isto é abusivo, não adiantou nada, aí vieram me enviar um regulamento, que nunca tinham me passado antes. Ou seja, no ato da compra do título, ninguém fala nada, ninguém explica. Isso é desumano. Em nenhum momento me falaram que uma desistência tiraria metade do meu dinheiro, sempre que perguntava algo para o representante, era misterioso e no final das contas eu nem sabia dessa taxa deles de 24%, que também é abusiva. Ou seja, entrei em um negócio cego! E não fui informada de nada! Se aproveitaram da minha empolgação do momento, abusaram da minha boa fé e vontade de ter um carro novo, e assim eu me senti golpeada e injustiçada por esta empresa, e não indico para ninguém, para que não passem o que estou passando agora. Me sentindo enganada, [Editado pelo Reclame Aqui] e ridicularizada. Se aproveitam que a gente não sabe como é, dizem que é um bom negócio e depois, a pessoa que fique com o prejuízo dela. Absurdo demais!
Uma coisa seria me explicarem como realmente funciona e eu decidiria por minha conta e risco se aceitaria ou não, outra coisa é falar uma coisa, ou omitir a verdade, para depois deixar a pessoa como estou agora. Humilhada, enganada e ridicularizada.

Compartilhe

Resposta da empresa

20/06/2024 às 13:34

Olá, Elaine, boa tarde!

Conforme mensagem privada enviada para o seu e-mail, a cota foi cancelada em 20/06/24..

Esclarecemos que conforme Lei Nº 11.795, que regulamenta o sistema de Consórcio, a devolução de parte dos valores pagos de uma cota cancelada ocorre exclusivamente através do sorteio nas assembleias mensais, onde a cota poderá ser contemplada até a data da última assembleia do Grupo, até que sua cota seja contemplada, participará das assembleias mensais concorrendo através de sorteio.

Ressaltamos que a devolução de valores da cota cancelada está prevista na Lei do Consórcio e no Regulamento, parte integrante da Proposta de Participação no Grupo de Consórcio, presente no Anexo I - Formas de Contemplação por Sorteio, inciso II: “COTAS EXCLUÍDAS: À contemplação por sorteio concorrerão todos os participantes excluídos, na forma da Cláusula 54 deste REGULAMENTO. O CONSORCIADO EXCLUÍDO passará a concorrer à contemplação por sorteio a partir do mês imediatamente posterior ao que ocorreu sua exclusão.” O cálculo para devolução de valores de uma cota cancelada é realizado com base no percentual pago de Fundo Comum, sobre o valor atualizado do bem objeto do plano na data da contemplação da cota.

Salientamos que o cálculo para devolução de valores de cota cancelada está previsto em Regulamento, presente no Capítulo XXIII – Exclusão do Consórcio, Cláusula 54.4: “54.4. A quantia a ser devolvida ao CONSORCIADO EXCLUÍDO será apurada aplicando-se o percentual amortizado no Fundo Comum sobre o valor do bem objeto do plano vigente na data da Assembleia de Contemplação, acrescida dos rendimentos da aplicação financeira a que estão sujeitos os recursos dos CONSORCIADOS enquanto não utilizados pelo participante.” Sobre o valor a restituir é aplicado desconto de 15% referente a quebra de contrato, conforme previsto no Capítulo XXIII – Exclusão do Consórcio, Cláusula 54.3: “54.3. A exclusão por inadimplência ou por solicitação do CONSORCIADO caracteriza infração contratual pelo descumprimento da obrigação de contribuir para a integral consecução dos objetivos do Grupo.

Ficamos à disposição para o que precisar através da mensagem privada enviada para o seu e-mail, pode contar conosco!

A nossa Central de Atendimento também está a sua disposição através do telefone: 0800-703-0050.

Atenciosamente,
Relacionamento Disal Consórcio.

PublicidadeIcone publicidade

Reputação da empresa:

Bom
BOM
7.3/ 10
Ver página da empresa

Está com problemas com Disal Consórcio?

Reclamar
Melhores
Consórcios
Tire todas as suas dúvidas e confira o ranking das melhores empresas na página exclusiva do Reclame AQUI.
Acesse o ranking
PublicidadeIcone publicidade
PublicidadeIcone publicidade