Demora excessiva no atendimento e falha na emissão de receita médica em pronto atendimento

Não respondida
Porto Alegre - RS
02/06/2026 às 09:42
ID: 250315303
Registro de Reclamação
Prezados,
Venho registrar minha insatisfação com o atendimento prestado ao meu dependente, *****, no dia 01/06/2026, no Pronto Atendimento localizado na Av. *****, *****.
Meu dependente permaneceu aproximadamente quatro horas aguardando atendimento, em razão de uma falha na comunicação por parte da recepção. Em nenhum momento foi informado que a médica clínica geral estava atendendo uma intercorrência. Durante esse período, diversos pacientes que chegaram posteriormente foram atendidos antes dele, gerando grande desconforto e sensação de desorganização no fluxo de atendimento.
Após a longa espera, o atendimento foi realizado pela Dra. *****, que prescreveu as medicações necessárias. Entretanto, ao chegar à farmácia, fui surpreendida ao constatar que a receita havia sido emitida em formato incompatível com os padrões estabelecidos pela RDC n 471/2021 da Anvisa, impossibilitando a dispensação dos medicamentos.
Diante da situação, entrei em contato com a recepção pelo telefone *****, solicitando o envio de uma nova receita em formato eletrônico, considerando que já me encontrava a mais de 40 km de distância da unidade. Como resposta, fui informada de que deveria aguardar até o dia seguinte (02/06/2026) ou retornar presencialmente ao local para solicitar a correção.
Questiono: como fica a situação do paciente que necessita iniciar imediatamente o tratamento medicamentoso prescrito? A falta de agilidade e de alternativas para solucionar um erro interno compromete diretamente a assistência prestada ao paciente.
Diante dos fatos, solicito:
Apuração da demora excessiva no atendimento e da falha de comunicação por parte da recepção;
Revisão dos processos relacionados à experiência e ao atendimento dos pacientes;
Orientação e atualização dos profissionais médicos quanto ao correto cumprimento da RDC n 471/2021 da Anvisa;
Retorno formal sobre as providências adotadas em relação a esta reclamação.
Considero que o serviço prestado está muito aquém da qualidade esperada por quem investe mensalmente em um plano de saúde. Infelizmente, esta não é a primeira vez que percebo falhas no atendimento, motivo pelo qual espero uma análise criteriosa e medidas efetivas para evitar que situações semelhantes voltem a ocorrer.
Atenciosamente,
*****