Cobrança indevida de assinatura anual após compra de curso com valor induzido a erro

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Bauru - SP

14/04/2026 às 15:08

ID: 246035753

Realizei uma compra na plataforma de um curso de 3,99 e no carrinho incluíram o plano Plusa, com o valor apresentado que era de R$0, o que induz o consumidor a entender que não haveria cobrança imediata ou compromisso financeiro relevante.
No entanto, após o período de teste, fui surpreendida com uma cobrança de aproximadamente R$700 referente a uma assinatura anual, sem que essa informação estivesse clara e ostensiva no momento da contratação.
Além disso, observei divergência nos valores apresentados ao longo do processo (R$500, R$600 e posteriormente R$700), o que demonstra falta de transparência e clareza nas informações prestadas ao consumidor.
Ressalto que:
Não utilizei o serviço após a cobrança
Realizei o cancelamento assim que identifiquei o problema
A contratação ocorreu mediante apresentação que induz ao erro, destacando valor R$0 sem evidenciar adequadamente a cobrança futura.

Diante disso, solicito o estorno integral do valor cobrado, considerando a violação do dever de informação clara e a prática potencialmente abusiva.
Caso não haja resolução, a demanda será mantida junto aos órgãos de defesa do consumidor.

Compartilhe