Cobrança indevida, coação em venda e não devolução de valor pago DVE Treinamentos

Resolvido
Marabá - PA
01/04/2026 às 13:39
ID: 244930151
Venho por meio desta manifestar minha total insatisfação com a empresa DVE Treinamentos, especialmente com os responsáveis ***** e *****.
Fui convidado por ***** para participar de uma reunião online via Google Meet, onde me foi apresentada uma suposta mentoria no valor de R$ 3.600,00. Durante a reunião, fui pressionado a realizar um pagamento imediato de R$ 400,00 como entrada, o que fiz naquele momento, mediante transferência, enviando inclusive o comprovante via *****.
Ressalto que, durante a reunião, me senti claramente coagido e induzido a realizar o pagamento sem tempo hábil para análise adequada da proposta.
Após encerrar a reunião e refletir com calma sobre o conteúdo apresentado, concluí que a mentoria não fazia sentido para minha realidade, motivo pelo qual, no mesmo dia, solicitei o cancelamento e o reembolso integral do valor pago.
A partir desse momento, iniciou-se uma sequência de condutas abusivas e desrespeitosas, tais como:
Tentativas insistentes de me convencer a permanecer no programa, mesmo após minha negativa clara e reiterada;
Diversas promessas de devolução que nunca foram cumpridas;
Alegações infundadas de que o valor estaria aplicado em fundos da empresa, impossibilitando o reembolso imediato;
Informações contraditórias sobre prazos de pagamento, sempre postergados sem justificativa plausível;
Posteriormente, a absurda alegação de que o valor não seria devolvido por gratidão a uma mentoria supostamente concedida fato este que nunca foi acordado ou autorizado por mim;
Tentativa de substituir o reembolso por produtos da empresa, pelos quais não possuo qualquer interesse.
Importante destacar que já fui cliente anterior da empresa, tendo pago por acesso a materiais e participação em grupo fechado. Após insistir no meu direito de reembolso, fui removido do grupo de forma arbitrária, evidenciando ainda mais a falta de profissionalismo e respeito com o consumidor.
Até o presente momento, já se passaram mais de dois meses, e a empresa segue retendo indevidamente meu dinheiro, utilizando-se de desculpas e promessas vazias.
Essa conduta fere diretamente os princípios do Código de Defesa do Consumidor, especialmente no que diz respeito à:
Transparência nas relações de consumo;
Direito de arrependimento;
Boa-fé objetiva;
Vedação de práticas abusivas.
Conclusão:
Considero a postura da empresa DVE Treinamentos extremamente antiética e não confiável. Fui induzido ao pagamento, tive meu direito de cancelamento desrespeitado e estou sendo prejudicado financeiramente há meses.
Compartilhe
Resposta da empresa
01/04/2026 às 14:24
Boa tarde Bysmarck.
Sou a Ayla, do setor financeiro da DVE Treinamentos.
Eu em conjunto com o time interno de produto e de entrega limos a sua mensagem e vamos pontuar algumas coisas aqui.
Primeiro sobre a questão da devolução, tudo foi feita e o comprovante foi enviado via WhatsApp.
Agora abordando a sua mensagem, gostaria de deixar algumas ressalvas.
Nós somos uma empresa que desde a fundação, nos preocupamos com o sucesso do nosso cliente. Isso significa que adaptamos toda nossa forma de entregar e vender para um cenário ideal para o cliente.
Quando você fechou o pagamento, numa reunião com o Rafael e com o Gabriel juntos, você deu o sinal como a comprovação que gostaria de passar pelo processo. Após isso, você cancelou a sua participação, mas deixou claro que o valor de R$400,00 seria um presente de gratidão para a empresa.
Depois disso, você falou que desistiu deste presente e que queria o estorno. Mas o estorno não acontece no prazo que você quer devido as circunstâncias que você solicitou. Mas tudo foi resolvido no final.
Agora pontuando algumas coisas escritas de forma sobressaltada na mensagem de reclamação;
Conduta de Vendas
Você não foi obrigado a fazer nada. Uma empresa com um time de vendas tem o objetivo de vender. Se não for o pagamento à vista, que seja a prazo e com um sinal. Este sinal é uma conduta normal em vendas.
E você não foi obrigado ou induzido a nada. Teve livre espontânea vontade de abrir o banco e fazer a transferência.
Sobre a participação do programa
Nós como empresa queremos que você fique conosco. Pois é um cliente de valor pra nós. E a nossa ''insistência'' para ficar no programa foi simplesmente tentativas de entrar em contato para engajar com você, no sentido de você estar conosco. Isso é conduta normal de uma empresa que presta um serviço e quer o sucesso do cliente.
Remoção do grupo
Você foi removido do grupo pois chamou nosso vendedor de [Editado pelo Reclame Aqui] e de [Editado pelo Reclame Aqui]. Nós temos o direito de fazer o que quiser. E se fosse um cliente da sua empresa chamando seu vendedor de [Editado pelo Reclame Aqui] e [Editado pelo Reclame Aqui], você deixaria ele em uma comunidade da sua empresa? É só refletir que a resposta é muito simples e direta.
Inclusive, seu acesso aos produtos que você comprou antes estão ativos. Ou seja, você só não faz parte da nossa comunidade pois não está apto a participar da comunidade devido a suas posturas.
Encerramos aqui a resposta, agradeço a compreensão e boa sorte!
Grata,
Ayla - DVE Treinamentos e Performance LTDA.
Consideração final do consumidor
01/04/2026 às 18:25
Prezados,
Venho por meio deste registrar minha insatisfação com a empresa, deixando claro que minha experiência foi extremamente negativa.
Não recomendo e não voltaria a fazer qualquer tipo de negócio com esta empresa. Infelizmente, trata-se de uma organização que não cumpre com o que promete, demonstrando falta de compromisso e de transparência em suas tratativas.
Ao longo do contato, ficou evidente a ausência de prioridade com o cliente, bem como a falta de responsabilidade na condução das demandas apresentadas. A empresa aparenta atuar apenas em benefício próprio, sem considerar a experiência e a confiança de seus consumidores.
Diante disso, deixo aqui meu alerta para outros consumidores: avaliem com cautela antes de fechar qualquer tipo de contrato ou negociação.
Reforço que, no meu caso, a empresa não atendeu às expectativas mínimas de profissionalismo, motivo pelo qual não indico seus serviços.
Atenciosamente.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0
Consideração final da empresa
01/04/2026 às 20:17
É injusto você usar esses termos. Mas tudo bem. Fique em paz e sempre com Deus.