EHTL se recusa a ressarcir cliente após intermediadora Janira Turismo decretar falência e não repassar pagamento de pacote de viagem.

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

17/03/2026 às 22:33

ID: 243579767

Está empresa possuía parceria de negócios com a Janira turismo que atuava como intermediadora de pacotes de viagens, para resorts na Bahia, efetuei a compra de um pacote para o Grand Palladium que aconteceria nos dias 01/04 a 06/04/26, pagamento efetuado diretamente via pix para sua intermediadora Janira qual retornou com o comprovante de reserva realizada direto na plataforma da EHTL, de número *****, mandei emial parava EHTL e tbm liguei em ambos recebi a confirmação da existência da reserva na sua plataforma, porém eles alegam que sua intermediadora não repassou o pagamento, quem garante isso? Eu tenho o comprovante que realizei o pagamento, porém agora que sua intermediadora decretou falência eles alegam que a viagem não poderá acontecer alegando não ter recebido o valor, mas tbm não se dispuseram a devolver o valor q paguei , a Janira turismo sumiu, a EHTL é co-responsável pelos atos da sua parceira de negócios e deve sim ressarcir os clientes pelos danos causados, só estou pedindo a devolução do que eu paguei, muito me adimira uma empresa como a EHTL ter este tipo de parceria e agora com este [Editado pelo Reclame Aqui] ocorrido recusar arcar com os pagamentos.

Compartilhe

Resposta da empresa

19/03/2026 às 11:48

Em resposta formal à Reclamação da Autora, sob ID 243579767, deve-se destacar os seguintes pontos:
Inicialmente, é importante esclarecer que a EHTL não possui qualquer vínculo societário, contratual ou de parceria com a empresa Janira Turismo, sendo absolutamente indevida a tentativa de imputação de responsabilidade por atos praticados por terceiros.
A empresa mencionada atuava de forma independente no mercado, realizando reservas junto a diversas operadoras em todo o território nacional, sem qualquer exclusividade ou relação de representação com a EHTL. Ou seja, a Janira utilizava o sistema como qualquer outra agência, assumindo integralmente os riscos e responsabilidades de sua atuação perante seus clientes.
No caso relatado, conforme já esclarecido anteriormente, não houve qualquer pagamento à EHTL. O comprovante apresentado refere-se a pagamento realizado à Sra. Janira Possidonio Pereira, o que afasta, de forma inequívoca, qualquer obrigação de restituição por parte desta operadora.
Valores pagos a terceiros, sem qualquer vínculo com a EHTL, não podem ser imputados à empresa, sob pena de se transferir indevidamente a responsabilidade por uma relação da qual não participou. A orientação, nesses casos, é que o consumidor busque seus direitos diretamente contra quem efetivamente recebeu os valores.
Diante desse cenário, a orientação adequada é que o consumidor busque a reparação diretamente junto à pessoa que efetivamente recebeu os valores.
Por fim, considerando que a plataforma Reclame Aqui deve ser utilizada com boa-fé e responsabilidade, requer-se a imediata exclusão da presente reclamação, uma vez que sua manutenção gera indevido abalo reputacional à EHTL, sem qualquer lastro fático ou jurídico, sob pena de adoção das medidas cabíveis.

Réplica do consumidor

03/04/2026 às 21:53

Claramente a EHTL mantinha uma relação de parceria com a Janira turismo, ela possuía acesso direto a sua plataforma como demonstrei no voucher q recebi e tbm quando liguei na EHTL a minha reserva constava em sua plataforma, quem me garante q realmente não receberam o dinheiro da minha reserva da Janira turismo? Vcs são corresponsável sim e precisam ressarssir todos q sofreram este [Editado pelo Reclame Aqui].

Consideração final do consumidor

03/04/2026 às 21:56

Experiência péssima, fazem parcerias com agências não confiáveis e não dão respaldo aos clientes.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0