Tentativa de extorsão

Resolvido
Petrópolis - RJ
31/05/2024 às 01:17
ID: 189845139
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesHá cerca de dois dias, entrei em uma página de anúncio do Instagram que oferecia serviços para documentação de visto de trabalho no Canadá.
Por mera curiosidade, entrei e por algum motivo, resolvi preencher meus dados para saber detalhes sobre o tal programa de imigração.
O nome da suposta empresa é https://******* Immigration e, aparentemente, parecia ser um a agência que ajuda nos trâmites legai para quem pretende imigrar para o Canadá com a garantia de um visto de trabalho e/ou estudante.
Até aí, tudo bem. 'no entanto, passei a receber dois a três telefonemas diários, e-mails e SMS.
Depois de uma semana, e de muita insistência de uma suposta funcionária chamada AVa Bouchard, resolvi marcar uma conversa através do Zoom Meeting.
A moça me fez um questionário longo e detalhado mas o foco era: qual sua renda mensal?
Você tem pelo menos 10 mil dólares americanos na poupança?
Você tem bens? Imóveis?
Ava era muito gentil, explicava todo o processo, repetindo várias vezes para ter certeza que eu estava entendendo e eu quase acreditei..
Mas comecei a desconfiar quando a sessão do Zoom foi aberta, só eu liguei a câmera e pergunte poque eu não conseguia vê-la e ela deu um risinho e disse que tinha esquecido de acionar a câmera.. Achei que iria fazer acioná-la em seguida, mas ela desconversou e continuou me bombardeando com perguntas.
Depois de quase 20 minutos de conversa, ela explicou que o processo de emissão de visto de trabalho passa por uma avaliação, através de um questionário que iriam me enviar e que depois disso, iria para análise do órgão oficial competente, Porém, para isso acontecer, eu deveria pagar uma taxa de US$ 99.00 e que, se por acaso fosse negado ou houvesse algum impedimento, eu receberia o reembolso da taxa;
Neste momento meu desconfiômetro acusou que estava com cara de [Editado pelo Reclame Aqui] porque eu percebi que a insistência dela aumentou, o bom humor e a gentileza sumiram porque eu disse que eu não iria pagar praticamente US$ *******.00 sem saber exatamente quem estava do outro lado, Ela ficou zangada e me enviou umas fotos de uns "certificados" para mostrar que a empresa era real, disse que estava se sentindo ofendida e blá-blá-blá. Mas agora que vem a parte boa: o e-mail que ela me enviou as imagens do certificado veio com um alerta do Google informando que aquele e-mail era de um remetente suspeito (*******).
Imediatamente perguntei porque ela estava me enviando mensagem por este e-mail porque o Google havia sinalizado como suspeito.
Ava ficou uma fera! Mas acabou se acalmando para poder insistir no pagamento da tal da taxa.
Peguei meu AMEX, e disse que o melhor dia para compras seria no dia seguinte, 31/05 se ela poderia aguardar até o dia seguinte, já que este contato foi feito às 10:04 da manhã do dia 30/05.
Primeiro, ela disse que não seria possível porque ia contra as normas da empresa, mas que ela entendia mas não poderia me ajudar em relação a isso.
Neste exato momento, eu mostrei rapidinho meu cartão Amex e disse com todas as letra: "Ava , Im sorry, but wont pay a hundred bucks to some agengy that I never heard about before and, most of all, I think its a scam."
Ela reagiu ligeiramente agressiva, tornou a insistir que eu pagasse a taxa e eu perdi a paciência.
Mandei ela prestar atenção e me ouvir: "Eva, its done!" Have a nice day!
Este looongo relato é para evitar que caiam sessa arapuca. Eles ficam com a taxa, você nunca mais consegue fazer contato e perde os US$ *******.00.
E, gente, por favor, fiquem atentos aos anúncios veiculados no Instagram: a maioria é tentativa de [Editado pelo Reclame Aqui].
E passem longe dessas "agências". Quando precisei renovar meu visto e passaporte para os EUA, contratei uma agência carioca, muito eficiente, e que me ajudou muito, esclareceu dúvidas e deu excelentes dicas. Resultado: meu visto ainda está válido e não tive nenhum problema em entrar nos EUA e olha que viajei sozinha para fazer um estágio.. Fiquem atentos: CUIN. CA Immigration é fria!
Compartilhe
Resposta da empresa
06/06/2024 às 16:33
Olá Patrícia.
Esperamos que essa mensagem te encontre bem.
Aqui é a Fiama do atendimento ao cliente da e-Visa Immigration.
Conforme conversamos por telefone ontem, 05/06/*******, confirmamos que essa reclamação não procede, pois se refere à empresa https://******* Immigration e não à e-Visa Immigration.
Nossa empresa tem quase 10 anos de atendimento sério e responsável, e contamos com mais de 10.******* clientes satisfeitos com os nossos serviços.
Lamentamos a experiência negativa que teve com a referida empresa.
A e-Visa está à disposição para ajudá-la com eventuais planos envolvendo o Canadá.
Somos especializados no Canadá e contamos com profissionais altamente capacitados para atendê-la.
Atenciosamente,
e-Visa Immigration.
Consideração final do consumidor
07/06/2024 às 05:55
Como mencionado pela Fiama, houve um equívoco em relação à reclamação feita por mim. A e-Visa Immigration é uma empresa idônea, com sede em Toronto, Canada, cujo escritório brasileiro localiza-se na cidade de São Paulo e, além dos excelentes serviços prestados, têm autorização do governo canadense para orientar e auxiliar os clientes que desejam obter visto de trabalho, estudante e residente há muitos anos.
Quero deixar bem claro que a empresa da qual me queixei e que tentou, praticamente, me obrigar a pagar uma taxa antecipada, sem qualquer garantia de que o serviço proposto seria executado, no valor de US$ 99.00. E diante da insistência, de uma chamada via Zoom, na qual a atendente não ligou a câmera em momento algum, demonstrou irritação quando eu disse que não iria fazer um pagamento de quase US$ *******.00 para uma empresa que não mostrava o rosto, que me enviou fotos de supostos certificados de autorização do governo canadense -- coisa facilmente manipulável com um programa ou aplicativo de imagem --, e que sem o pagamento da tal taxa, não poderiam me enviar o formulário oficial. Tudo isso se deu em cerca de uma conversa em inglês, com uma mulher com sotaque americano (há diferenças entre o inglês canadense e o americano ), tive certeza de que se tratava de uma estratégia para iludir pessoas que realmente estão com pressa em adquirir vistos de trabalho, estudante ou mesmo residente, para o Canadá.
Esta empresa se identifica como https://******* Immigration, utiliza e-mail e telefone para fazer o primeiro contato e não desistem até que você agende a entrevista pelo Zoom. O número de telefone que aparece no identificador de chamadas utiliza o DDD ******* e, quando tentamos retornar a chamada, a ligação não é completada.
Não sei por qual motivo minha reclamação foi parar na e-Visa Immigration -- que por sinal são muito eficientes e rapidamente entraram em contato comigo por telefone e por e-mail. Talvez porque não exista nenhum dados sobre a tal https://******* Immigration na base de dados do Reclame Aqui.
E por último, mas não menos importante, gostaria de alertar que esta é mais uma daquelas empresas que não possuem CNPJ, mas que anunciam no Instagram. Fiquem atentos porque, 90 por cento desses anúncios terminam em prejuízo para os menos cautelosos.
Agradeço, mais uma vez, a rapidez e a delicadeza da e-Visa Immigration em me contatar e esclarecer o equívoco. Em especial, quero agradecer ao cuidado e à atenção da Fiama.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
10