Cobrança de corretagem indevida, venda casada de seguro e escrituração, e boletos com valores abusivos.

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Hortolândia - SP

20/08/2026 às 17:44

ID: 256972567

Olá fiz compra onde minha entrada eles tiro uma parte para corretagem pois não é comprador que paga isto não foi falado ,venda casada só pega chaves mediante a assinar um seguro e escriturar o imóvel corretor não fala , Econ manda boletos a mais e sem descriminação põe valor que acha sobe todo mês e o rosto de informações deles eles apaga o que fala apólice em nome da Econ e não dos meus filhos tem vê isto juros abusivos

Compartilhe

Resposta da empresa

01/09/2026 às 11:37

Prezada(o) Sr.(a),

Em atenção à manifestação, esclarecemos que a contratação foi realizada mediante instrumento contratual que estabelece expressamente as condições da operação.

Quanto à corretagem, sua atribuição ao comprador é juridicamente admitida, conforme entendimento firmado pelo STJ no Tema Repetitivo 938, desde que observados os deveres de informação e transparência quanto ao valor e à responsabilidade pelo pagamento, o que está descrito no contrato assinado pelas partes, portanto, não trata-se de venda casada.

No caso do seguro, trata-se de contratação relacionada à operação estruturada sob alienação fiduciária, conforme condições estabelecidas nos documentos contratuais.

Quanto aos juros e encargos, os valores aplicados decorrem das taxas e critérios expressamente previstos no contrato firmado entre as partes, sendo calculados de acordo com a evolução da operação. A alegação de abusividade, portanto, deve ser aferida mediante análise objetiva do contrato e dos respectivos cálculos.
Eventuais dúvidas quanto aos boletos, valores, apólice ou demais documentos poderão ser individualmente conferidas pela empresa, mediante os registros da contratação.

Reiteramos nosso compromisso com a transparência e com o cumprimento das disposições contratuais e da legislação aplicável.

Atenciosamente,

Econ Mais