COBRANÇA ABUSIVA- REGULARIZAÇÃO DE DÉBITO

Respondida
Camaçari - BA
21/12/2025 às 10:16
ID: 235480981
ID: *****
Título: Cobrança abusiva e exigência irregular de negociação Solicitação de regularização de débito
Reclamação: Venho manifestar minha insatisfação com a forma como está sendo conduzida a cobrança do débito vinculado ao meu CPF.
Conforme consta nos órgãos de proteção ao crédito, há negativação registrada pela empresa Econis Calçados, CNPJ 13.815.908/0001-03, no valor de R$ 86,00, com vencimento em 26/05/2021, registrada junto ao SPC Brasil, contrato n *****.
No entanto, estou sendo cobrada atualmente no montante de quase R$ 900,00 para quitação integral, valor manifestamente desproporcional, especialmente considerando o tempo decorrido e o valor oficialmente negativado.
Além disso, a empresa vem exigindo que a negociação ocorra exclusivamente de forma presencial, o que, aliado à cobrança excessiva de juros e encargos, configura prática abusiva, nos termos do Código de Defesa do Consumidor.
Ressalto que o valor informado nos cadastros de inadimplentes é o valor oficial da dívida registrada, devendo este ser aceito para fins de regularização da negativação, não sendo legítima a imposição de valores superiores de forma coercitiva ou que inviabilize o pagamento.
Destaco, ainda, que a empresa vem se recusando a fornecer o espelho detalhado da dívida, mesmo após minha solicitação expressa. Informei que resido em outra cidade, a quilômetros de distância, e me dispus a encaminhar fotos dos meus documentos pessoais para conferência e validação, porém, ainda assim, a empresa insiste que o atendimento ocorra somente de forma presencial, o que caracteriza dificultação injustificada do acesso à informação e ao pagamento, em desacordo com os princípios da boa-fé e da transparência.
Diante disso, manifesto minha disposição em quitar o valor oficialmente registrado de R$ 86,00, conforme consta no SPC Brasil, e solicito o envio de meio formal para pagamento desse montante.
Após a quitação, aguardo a exclusão do meu nome dos cadastros de inadimplentes no prazo legal de até 5 dias úteis, conforme prevê a legislação vigente.
Solicito que a empresa regularize a situação em conformidade com a lei, cessando a exigência de cobranças abusivas, valores desproporcionais, a negativa de envio do espelho da dívida e a imposição de negociação exclusivamente presencial.
Aguardo retorno para solução amigável da situação.
Compartilhe
Resposta da empresa
12/02/2026 às 12:31
Olá, tudo bem?
Me chamo Nina e estarei responsável pelo seu atendimento por aqui.
Saiba que a nossa missão é a sua satisfação, e por isso prezamos sempre por um atendimento transparente.
Agradecemos o contato e lamentamos qualquer mal-entendido. Conforme verificado junto ao setor responsável, realizamos diversas tentativas de negociação de forma remota (via WhatsApp e ligações), nas seguintes datas e condições:
19/11/2025: Proposta de parcelamento em R$ 150,00 + 6x ou R$ 740,00 à vista. Proposta não aceita e sem contraproposta.
17/12/2025: Nova oferta com 30% de desconto nos juros para pagamento à vista via PIX, no valor de R$ 660,00. Houve contraproposta de R$ 200,00 para quitação, não aceita pelo sistema por estar abaixo do valor da compra.
18/12/2025 e 19/12/2025: Tentativas de contato via ligação e mensagens no WhatsApp, sem sucesso, para informar que a proposta apresentada anteriormente pela cliente no valor de R$ 450,00 para quitação havia sido aceita.
22/12/2025: Novo contato realizado para informar a aceitação da proposta de R$ 450,00 e dar seguimento ao pagamento. Contudo, ao atender a ligação, a cliente informou que não realizaria mais o pagamento.
Esclarecemos que a proposta recorrente de R$ 200,00 inviabiliza a quitação, pois está abaixo do valor das compras efetivamente realizadas.
Seguimos à disposição para firmar um novo acordo viável, como:
R$ 450,00 à vista, ou
Parcelamento em até 3x de R$ 150,00.
Por gentileza, nos informe qual formato é mais adequado para a senhora.
Reforçamos que permanecemos totalmente à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Sempre que precisar, você também pode falar conosco pelo e-mail: [email protected]
Com carinho,
Equipe Reclame Aqui | Lojas Éconis