EcoSol não admite falha na prestação

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Rio de Janeiro - RJ

25/07/2022 às 13:37

ID: 147340087

Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa

Ver todas Reclamações

Quando fiz minha primeira reclamação aqui sobre a empresa, toda a culpa do processo fora imputada na concessionária, que por culpa deles e processos internos deles o meu medidor não havia sido trocado e nem o sistema homologado. Eis que para minha surpresa, a situação iria piorar.

Logo após a instalação e sistema teoricamente funcionando (teoricamente, pois nunca chegou nem perto da geração prometida), foi me informado que todo o pós-vendas e manutenção não seria com eles, seria com outra empresa, a DuoNove, onde o responsável Raone é, aparentemente, a única pessoa na empresa. Não tenho o que reclamar deste, sempre foi muito solicito, assim como o Marcos, da própria EcoSol.

Mas, com menos de sessenta dias de geração, meu sistema parou de funcionar. Dia 13/06 parou. Eles me prometeram um monitoramento que não funciona, eles mesmos não viram que meu sistema estava parado. Dia 16/06 entrei em contato informando o problema. Foi aí que descobri o Raone. Reagendou a primeira visita por problemas internos e cumpriu com a segunda. Agendou uma nova visita e sem seguida uma terceira visita, esta sim que encontrou o problema. Disseram que meu equipamento estava úmido por dentro, o que é estranho pra um equipamento IP65 que segundo descrição não deve ser submergido, mas suporta ficar ao tempo. Já se passaram mais de um mês e meio e estou sem geração.

A EcoSol diz que a DuoNove é responsável pelo atendimento, a DuoNove diz que está aguardando a fábrica pra substituição em garantia. Nada acontece, continuo sem geração desde o dia 13/06, sendo hoje 25/07.

Ainda temos mais surpresas quanto à EcoSol. Após mostrar frustação e descontentamento com a empresa, fui veementemente ameaçado por um de seus funcionários de processo. Ou seja, não posso afirmar que a empresa é incompetente e trabalha com equipamentos de qualidade duvidosa que estou "atacando diretamente aos funcionários e prestadores da mesma", e assim eles vão me processar por calúnia quanto à empresa. Veja que os papéis se inverteram.

Enfim. O ReclameAqui é um meio oficial de resolução de problemas, assim como aconselhado pelo meu advogado, não fazer mais contatos pelo WhatsApp (vai que me processam por eu estar aborrecido com o péssimo trabalho executado pela empresa) e somente contatar através de meios oficiais.

EcoSol, quero ver quem vai pagar a diferença da minha conta de luz pelos dias que não houve geração, vocês ou a DuoNove?

Compartilhe

Resposta da empresa

25/07/2022 às 16:04

Prezado Makinson, agardecemos sua comunicação.

Concordamos plenamente com sua fala acerca da importância da ferramenta ReclameAqui na formalização de ocorridos.

Conforme informado diversas vezes pelas equipes da DuoNove e da EcoSol Geração, o procedimento de garantia está sujeito aos prazos e às burocracias internas da(s) fabricante(s), que podem solicitar fotos, vídeos e confirmações para que realizem (ou não) a substituição de peças e/ou reparos no(s) equipamento(s) sob revisão.

Devido à forte incidência de líquido no inversor de seu sistema fotovoltaico, oriunda de negligência na desobstrução da(s) calha(s) da residência, que é de responsabilidade integral do cliente - conforme constatado por peritos no local, designados por ambas as partes - seu inversor passou a apresentar comportamento de falha e, eventualmente, cessou o funcionamento.

Ainda que cientes da natureza humana da falha, nos predispusemos a solicitar procedimento de garantia junto à fabricante e assim seguimos na condução, aguardando posicionamento oficial da fabricante.

Acerca da qualidade do equipamento, novamente colocada sob questionamento: Trata-se da melhor marca segundo a EuPD por 5 anos consecutivos (**************); a única marca de inversores que ganhou o prêmio TÜVReihnland por 6 anos; vencedora do prêmio PV Magazine (*******) e; a empresa de inversores mais estável financeiramente pela BloombergNEF (*******).

Novamente, reforçamos: devido à má utilização dos equipamentos - com exposição superior à coberta pela proteção integrada (IP65) e pela ausência de estrutura de cobertura do inversor, conforme informado à equipe da EcoSol Geração que seria efetuada - este dispositivo passou a apresentar comportamento de defeito.

Por conta dos danos de natureza humana aos equipamentos, não é possível solicitar desistência da prestação dos serviços, que foram executados em sua complitude e não caracterizaria, portanto, rescisão em pleno direito, conforme consta no Contrato de Prestação de Serviços.

No que diz respeito ao posicionamento da empresa:

Durante comportamento intempestuoso, por meio de áudio (catalogado e disponível para prestação de contas), nossa equipe foi (novamente) exposta a agressões verbais (e.g. mulambo, incompetente, desprezível etc) que fogem completamente do relacionamento profissional e destoam da maneira cordial e interessada com a qual você sempre foi tratado por nosso pessoal.

A EcoSol Geração compreende que instatisfações podem ocorrer, mas somos extremamentes rigorosos com o respeito devido e não permitimos que qualquer participante de nossas atividades profissionais (clientes, colaboradores, fornecedores e/ou parceiros) lancem mão de comportamento danoso à honra de outrem. Destarte, reforçamos nosso posicionamento por meio da inserção na íntegra do trecho de nossa resposta que tratou sobre o assunto, para que não reste dúvidas de nossa poítica de zero tolerância a comportamentos agressivos, abusivos, explosivos e/ou desrespeitosos:


---------------- INÍCIO DO TRECHO (14/07/*******) ---------------

(...)
- Quanto à condução das tratativas: É fundamental reiterar que, em todos os momentos - desde a comunicação inicial, pretérita ao firmamento do Contrato de Prestação de Serviços, tanto a EcoSol Geração quanto a DuoNove, por meio de seus interlocutores (vendedores, engenheiros, gestores, gerentes e atendentes), estabeleceram com você e com todas as partes envolvidas - no desenrolar de seu processo de contratação da prestação de serviços, bem como no atendimento às demandas posteriores - tratativas integralmente profissionais e respeitosas, com o máximo de compreensão às situações adversas e eventuais descontentamentos expressos com maior rispidez. Por essa razão, é válido ressaltar que esperamos que haja reciprocidade na condução da comunicação, conosco e em postagens públicas, à mesma medida em que fazemos com todos os nossos clientes, parceiros, fornecedores e prestadores de serviços, de modo a evitar eventuais dissabores de ordem legal.

Informamos que seguiremos na condução das tratativas do procedimento de garantia junto à fabricante dos equipamentos. Importante salientar que - conforme previamente reportado -, estamos realizando, de bom grado por valorizar o relacionamento com cliente, a solicitação de procedimento de garantia mesmo com todos os indícios característicos de negligência e/ou mau uso do sistema (pela exposição superior à coberta pela proteção do dispositivo).

Indicamos - mesmo após todos os esclarecimentos prestados, caso você ainda compreenda que as ações da EcoSol Geração sejam passíveis de ação(ões) litigiosa(s) - que você busque os meios legais que melhor lhe convierem para efetivação do(s) procedimento(s) que considerar cabíveis.

Por fim, declaramos que: caso a comunicação com a(s) equipe(s) da EcoSol Geração e/ou DuoNove mais uma vez seja exposta a comportamento intempestuoso, com utilização de agressões verbais e uso não moderado de ferramentas (virtuais ou não) para difamação não justificada da(s) empresa(s), nos salvaguardaremos o direito de representação judicial por inverdades a nós atribuídas e/ou pelos excessos cometidos contra a(s) empresa(s).

---------------- FIM DO TRECHO (14/07/*******) ---------------

Novamente, reforçamos que continuaremos na condução até que seu sistema esteja em pleno funcionamento e nos colocamos à disposição para prestar esclarecimentos.

Cordialmente,

MARCOS RIBEIRO
Gerente Comercial
ECOSOL GERAÇÃO

Réplica do consumidor

19/09/2022 às 12:53

Nem vale à pena continuar reclamando dessa empresa que o problema continua a não ser resolvido. Eles, do alto de seus egos, não admitem suas falhas e demoram na solução dos problemas. Novas reclamações vêm surgindo no ReclameAqui que eles demoram dias, semanas pra responder, mas pelo menos às minhas reclamações aqui, respondem rápido. Já dá pra ver como a empresa lida com problemas. Resolvem por conta própria ignorar alguns casos e dão pronto atendimento aos que lhe interessam, como foi a minha reclamação, já que é de interesse apontar que eu perdi a paciência e fui desrespeitoso com a equipe, que foi claramente respondida pelo Marcos Ribeiro, subtraindo no trecho citado, a parte onde me ameaçou processar por expor os problemas da empresa:

Por fim, declaramos que: caso a comunicação com a(s) equipe(s) da EcoSol Geração e/ou DuoNove mais uma vez seja exposta a comportamento intempestuoso, com utilização de agressões verbais e uso não moderado de ferramentas (virtuais ou não) para difamação não justificada da(s) empresa(s), nos salvaguardaremos o direito de representação judicial por inverdades a nós atribuídas e/ou pelos excessos cometidos contra a(s) empresa(s).

Mas, se a empresa resolvesse, respeitasse e cumprisse com o seu trabalho, isso tudo não estaria acontecendo.

Consideração final do consumidor

07/06/2023 às 19:35

-

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0