Descaso da Honda EcoSul com herdeiro em resgate de consórcio falecido

Não respondida
São José dos Pinhais - PR
23/10/2025 às 17:24
ID: 229912295
ALERTA: DESCASO TOTAL DA HONDA ECOSUL DE CURITIBA COM HERDEIRO
Resumo inicial:
Meu pai, falecido em 2018, tinha um consórcio de uma Honda Fan com a Honda EcoSul de Curitiba. Ele pagou R$ 2.600 em parcelas. Após o falecimento, os pagamentos foram interrompidos, mas o consórcio só foi encerrado em 2022. Quando tentei resgatar o valor, percebi que ele havia sido depreciado e houve descumprimento e descaso total no atendimento, mesmo sendo herdeiro legal.
Relato completo:
Na época do falecimento, eu sequer sabia da existência do consórcio. Só descobri quando recebi uma carta informando sobre o valor disponível. Fui orientado que, por ser necessário aguardar o encerramento da carta, não seria possível receber imediatamente, até aí tudo bem, não falei nada e esqueci disso. Porém, anos depois, em 2025, resolvi tentar resgatar o valor.
Surpresa: dos R$ 2.600 pagos, restavam apenas R$ 580, depreciados conforme eles, seria uma cláusula contratual que permitia isso ocorrer já que o valor estava lá com eles.
Como o valor era abaixo de R$ 1.000, fui informado que não seria necessário inventário judicial, apenas um documento de declaração de herdeiro registrado em cartório, com meus dados, documentos do meu pai, RG, certidão de óbito, conta bancária para depósito, algo mais facilitado. Até porque, meu pai não deixou bens, então não do feito inventário.
Mesmo seguindo exatamente as instruções, o descaso começou imediatamente:
Mais de 40 ligações em quase dois meses, alternando entre Honda EcoSul e Central da Honda;
Documentos enviados foram frequentemente recusados sem explicação, como que faltando algum documento estivesse/ou algum em divergência.
Mensagens no WhatsApp ficaram semanas sem resposta;
Cada etapa precisava ser conferida e reenviada por mim;
Documentos confirmados pela EcoSul nem eram enviados para a Central;
Quando finalmente aprovaram, o pagamento foi estornado sem explicação.
Liguei para a Honda Ecosul Motos, e eles me informaram que provavelmente recusou, pois, a conta bancária era diferente da conta do dono da conta (meu pai), é óbvio, pois eu sou o filho, ele é falecido! E por conta disso que eu já tinha feito o envio do formulário que eles me pediram para recebimento em conta de terceiro. A atendente falou que iria entrar em contato com a central para verificar. Porém eu mesmo antes, logo após encerrar a ligação, já liguei para a central.
Eles abrirem um protocolo ***** para tentar verificar a situação, mas esse protocolo, foi aberto só agora 21 de outubro, e eu já estou em contato com eles a tempos.
Por conta disso, me ligaram hoje e disseram que iriam falar o que eu deveria fazer, eu calmamente ok, o que seria preciso, aí a atendente começou a me repassar os mesmos documentos que eu já enviei a tempos para eles, INCLUSIVE o formulário registrado em cartório para recebimento na conta de terceiro.
Até que a atendente me perguntou se eu era o único herdeiro, e eu informei, tem o meu irmão também, como o valor era baixo, pensamos que o procedimento seria simples e não sabíamos se precisávamos enviar documentos para os dois. Eles não informaram e hoje, não sabem se a devolução recente ocorreu por existir outro herdeiro ou por outra razão. Ou seja, se eu reunir documentos do meu irmão, autenticar em cartório, colocar dados bancários dele e enviar, não tenho garantia de que o valor não será devolvido novamente. Nem eles conseguem verificar no sistema e confirmar. Pois, até porque a atendente da Honda Ecosul Motos Curitiba, me informou que seria por divergência da conta (que a originária seria a do meu pai falecido), mas por conta disso que foi enviado aquele primeiro documento que já haviam me pedido.
Todo o processo parece desenhado de forma que o valor deprecie com o tempo, até que não haja mais nada a receber.
Diante de todo esse descaso, estou abrindo mão do valor, não por falta de necessidade, mas porque a forma como a Honda EcoSul e a Central da Honda tratam os herdeiros é absurda e desrespeitosa, deveria ser uma coisa mais simples. E se ok, precisa do meu dado e do meu irmão, porque não pedem isso desde o início? Haja vista ser um valor abaixo de 1 mil e que segundo eles eram algo mais simples e fácil de fazer o pagamento.
Conclusão:
Se você pensa em fazer consórcio com a Honda EcoSul de Curitiba, pense duas vezes. A venda é fácil e atrativa, mas se algo acontecer e seus familiares precisarem lidar com isso, a dor de cabeça será enorme, o respeito será zero, e o dinheiro, que é direito legítimo do cliente e herdeiros, será tratado com descaso.