Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Passo Fundo - RS

14/09/2026 às 17:10

ID: 259031585

Recebi no email vinculado ao meu currículo Lattes uma proposta para a publicação da minha monografia de conclusão de curso. O email fazia menção à minha experiência profissional constante no Lattes e ostentava o número de publicações e de indicações ao Jabuti Acadêmico da editora.
Em um primeiro momento, fiquei feliz com a proposta e considerei prosseguir na negociação. Depois que passou esse entusiasmo inicial, comecei a pensar mais criticamente. Como a editora encontrou meu currículo Lattes do nada, sendo que ele havia sido recentemente criado e não foi mencionado em nenhuma outra rede social, currículo ou publicação? Como a editora se interessou pelo meu trabalho se o que constava no meu currículo era meramente o seu título, sem acesso ao seu conteúdo? Pesquisando, encontrei outras pessoas que haviam recebido emails quase idêntico aos meus.
Procurando me informar melhor, achei na internet a definição de publicação predatória: "envolve a cobrança de taxas de publicação sem verificar a qualidade e legitimidade dos artigos e sem fornecer serviços editoriais e de publicação que periódicos acadêmicos legítimos fornecem, sejam de acesso aberto ou não. Editoras predatórias recebem esta denominação porque elas iludem acadêmicos a publicar em suas revistas, por meio de mensagens de SPAM, informações [Editado pelo Reclame Aqui] ou infladas sobre a qualidade editorial, e ocultação de informações sobre taxas e políticas de publicação". Não posso afirmar que essa editora se encaixa na definição, até mesmo porque não prossegui no processo de negociação, mas lendo outras reclamações percebi que algumas características supostamente associadas à publicação predatória aparentam estar presentes, como:
- Envio de convite não solicitado para submeter um trabalho para publicação;
- Aceitar artigos rapidamente;
- Autopromoção e linguagem bajuladora;
- Afirma ser uma "editora líder", embora tenha começado recentemente (2019);
- Lançamento de um número extremamente grande de novas publicações de uma só vez ou em um período muito curto de tempo;
- Publicação de trabalhos com focos/áreas bastante diferentes;
- Os tipos de taxas de submissão/publicação e seus respectivos valores não estão claramente indicados no site da editora.
Não quero, de jeito nenhum, dizer que a editora está mentindo, ou que as propostas de publicação sejam [Editado pelo Reclame Aqui]. Do contrário, o amplo catálogo demonstra que a editora possui inúmeras publicações, sobre os mais variados temas. Todavia, apenas não é crível que uma editora íntegra saia por aí catando currículos aleatórios para oferecer publicações, nem que essa oferta aparentemente massificada seja feita seguindo critérios objetivos por alguém de verdade, não por um robô que envia mensagens automatizadas. Deixo esse registro mais à caráter informativo para acadêmicos como eu que receberam uma proposta e buscaram saber mais sobre a editora, e também como oportunidade para a editora esclarecer suas práticas.

Compartilhe

Resposta da empresa

15/09/2026 às 14:13

Olá, Júlia.

Agradecemos por compartilhar seu relato e entendemos que receber uma proposta de publicação que não havia sido solicitada pode naturalmente gerar dúvidas e questionamentos.

Por isso, consideramos importante esclarecer como esse contato é realizado e, principalmente, reforçar o compromisso da Editora Dialética com a seriedade e a transparência em seu trabalho editorial.

A comunicação que você recebeu faz parte de uma das formas de prospecção utilizadas pela Editora Dialética. Por meio de informações públicas disponíveis no Currículo Lattes, identificamos pesquisadores e trabalhos acadêmicos que, pelo tema e pelo perfil da pesquisa, podem apresentar potencial para serem transformados em livro.

A partir dessa identificação, realizamos um primeiro contato para apresentar ao autor a possibilidade de conhecer nosso trabalho e, caso exista interesse, avaliar a oportunidade de publicação.

Esse primeiro contato, portanto, não representa uma aprovação automática do trabalho, nem significa que o material será publicado sem passar pelos procedimentos editoriais da editora. Quando um autor demonstra interesse em prosseguir, existe um processo de avaliação do conteúdo e das características da obra antes de uma eventual publicação.

Gostaríamos também de reforçar que a Editora Dialética é uma empresa real, estabelecida e atuante no mercado editorial acadêmico, com mais de 10 mil títulos publicados e uma trajetória construída a partir do trabalho realizado junto a pesquisadores e autores de diferentes áreas.

Levamos muito a sério a publicação de cada obra e a relação que estabelecemos com nossos autores, desde o primeiro contato até as etapas posteriores à publicação.

Compreendemos, contudo, que a forma de prospecção adotada pela editora pode não ser adequada ao interesse de todos os pesquisadores. Em nenhum momento tivemos a intenção de causar incômodo ou de fazer com que você se sentisse abordada de maneira inadequada, e lamentamos que a comunicação recebida tenha sido interpretada dessa forma.

Respeitamos a sua decisão de não ter interesse em receber novas comunicações. Portanto, vamos providenciar a retirada de seu contato em nossa base, para que você não volte a receber comunicações da Editora Dialética.

Agradecemos novamente por nos permitir esclarecer a situação. Reforçamos nosso respeito pela sua manifestação e esperamos que estes esclarecimentos ajudem a contextualizar a finalidade do contato realizado e o trabalho desenvolvido pela Editora Dialética.

Atenciosamente,
Equipe Editora Dialética.