Problemas com diagramação de livro, erros de formatação e não cumprimento do prazo acordado. Solicitação de reembolso não atendida.

Resolvido
Curitiba - PR
07/01/2026 às 21:57
ID: 236992719
Finei contrato no final de maio de 2026, com o prazo de 90 dias ter o serviço executado, infelizmente não consigo falar diretamente com alguém que entenda a proposta e diagramar corretamente. Colocando cada foto junto com a receita. Respeitando a proposta do autor, e apesar de várias trocas de emails, nada muda. Estou decepcionada, o livro é uma homenagem a minha mãe que já está com 88 anos, e sinto-me frustrada. Perdi a esperança, porque simplesmente não fazem nada para finalizarmos em paz, o pagamento foi feito a vista, solicitei diversas vezes o reembolso, mas também não tive retorno.
Segue abaixo cópia do último email enviado para a editora.
Apesar de terem enviado alguns modelos de diagramação, em todas elas houve erros inadmissíveis.
*Trocaram o nome do autor
*O título original
*O tipo de letra, mesmo constando na versão enviada, não foi respeitado.
*As fotos das receitas ficam distantes da receita, algumas foram trocadas.
*O prazo foi desrespeitado e não entraram em contato para conversarmos para que finalmente a gente consiga se entender e finalizar esse impasse.
Acredito não haver interesse em prosseguir, pois desde o início, além do nome e da falta de visão e entendimento para confecção da capa, a diagramação parece ser sem sentido.
As fotos são simplesmente dispostas sem diagramar, sem dispor de forma atrativa.
Já solicitei o reembolso mais de uma vez. Mas infelizmente o mesmo não foi feito.
Mais uma vez, peço que façam uma ligação por vídeo para nos entendermos e finalizar esse livro que por enquanto só trouxe dissabores para ambas as partes.
Compartilhe
Resposta da empresa
08/01/2026 às 14:39
Prezada Sra. Marilene,
Agradecemos por compartilhar suas preocupações e gostaríamos de esclarecer os pontos mencionados.
SOBRE O CONTRATO E SERVIÇOS REALIZADOS
O contrato (Plano Basic) foi firmado com o Sr. Thiago Paes Pereira em 03/06/2025 e está devidamente quitado. O plano contratado prevê 1 versão de capa e 1 versão de diagramação em layout padrão editorial, sem personalização gráfica.
Por compromisso com a satisfação, realizamos muito além do contratado:
- 4 versões completas de capa (quando o contrato prevê apenas 1)
- 2 versões de diagramação (quando o contrato prevê apenas 1)
A última versão da capa foi formalmente aprovada pela senhora em 11/11/2025 por e-mail, quando escreveu: "Podem seguir com a diagramação por favor."
SOBRE OS PONTOS MENCIONADOS
Em relação aos "erros inadmissíveis":
1. Nome da autora: A confusão inicial ocorreu porque o contrato é com Thiago e posteriormente a senhora assumiu a comunicação. O nome foi prontamente corrigido para Mara Paes na segunda versão da diagramação.
2. Título e tipo de letra: Todos os ajustes solicitados na reunião e por e-mail foram implementados conforme suas orientações.
3. Disposição das fotos: Este ponto merece atenção especial. O Plano Basic contratado contempla layout padrão editorial sem personalização gráfica. Conforme explicado em nossos e-mails de dezembro, não são realizadas molduras, composições especiais ou inserção de fotos junto ao texto na mesma página, pois isso caracteriza personalização gráfica não incluída no plano.
O layout adotado (receita em uma página e foto na página seguinte) segue padrão editorial profissional que garante leitura confortável e visual harmonioso. Quando o Sr. Thiago contratou o Plano Basic, foi explicada a diferença entre os planos e que este não inclui personalização gráfica.
SOBRE PRAZOS
O prazo de 90 dias foi naturalmente estendido devido à produção de 4 versões de capa e 2 de diagramação (muito além das versões únicas previstas em contrato), além dos ajustes solicitados. Conforme cláusula 6.1.4 do contrato, os prazos são acrescidos pelos dias de aprovações pendentes e por serviços adicionais.
Sobre o Pedido de Reembolso
O pedido foi apresentado após todas as etapas terem sido concluídas (4 capas aprovada + 2 diagramações entregues). Conforme cláusula 4.4 do contrato, não há devolução de fases já iniciadas. Todas as fases foram concluídas com trabalho significativamente além do contratado.
SOBRE COMUNICAÇÃO
Mantemos um histórico completo de comunicação por e-mail. Conforme previsto em contrato, nosso atendimento oficial é por e-mail, com prazo de até 5 dias úteis. Compreendemos que muitas vezes o autor tem dúvidas e por isso tentamos entender todo o projeto com as informações disponíveis para nós.
PROPOSTA DE SOLUÇÃO
Vamos realizar uma nova chamada de vídeo para alinhamento final.
Realizamos trabalho extenso muito além do previsto em contrato e estamos comprometidos em encontrar uma solução que atenda suas expectativas dentro das possibilidades contratuais. Seu contato pode ser feito através do nosso e-mail ou pelos canais informados em nosso site.
Aguardamos seu retorno.
Atenciosamente,
Thomas Regente
Time de Sucesso ao Cliente
Editora Viseu
Réplica do consumidor
08/01/2026 às 15:52
lembrando que a capa foi uma criação minha, e após as "correções", todas as capas vieram com o nome errado. o título era:
Tô Cheio de Fome, e o subtítulo " Receitas que contam histórias e matam saudades, aprovei o sub título Receitas que contam histórias e matam a saudade, porque apesar de ter informado que o subtítulo era outro, não conseguiram mudar.
logo no início, quando não houve retorno e não me incluíam nos emails, foi solicitado o reembolso.
Mas para não ficarmos nesse impasse, aguardo a marcação de uma vídeo chamada para sanarmos os desconfortos e seguirmos adiante
atenciosamente
*****
Consideração final do consumidor
31/03/2026 às 13:10
Após o impasse, tive um retorno muito produtivo, o Rodrigo fez contato e solucionou o problema.
Livro lançado e estou satisfeita com o trabalho executado.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
10