Interrupção de energia em alta demanda com custos adicionais e solicitação de ressarcimento

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Vitória - ES

03/09/2026 às 13:42

ID: 258139843

Sou responsável pela unidade consumidora n 0.00*****-75, localizada na Rua Faz Jaguarussu, bairro Barra do Jucu, Vila Velha/ES, atendida com contrato de fornecimento em alta demanda (unidade industrial).

No dia 31/08/2026 recebi da EDP Espírito Santo, pelo canal oficial de avisos (Projeto Avisa+), a informação de que o fornecimento seria interrompido naquele mesmo dia, das 10h00 às 16h30, para "realização de serviços na rede elétrica". Questionei a empresa pelo mesmo canal o motivo de a energia ainda não ter sido cortada até as 14h40, sem receber explicação além da mensagem automática. A interrupção efetivamente ocorreu, e para não paralisar a operação da unidade precisei alugar um gerador às minhas custas para manter o fornecimento durante o período sem energia.

Na noite de 02/09/2026 (véspera desta reclamação), recebi um novo aviso da EDP ES informando uma segunda interrupção programada para a mesma unidade consumidora, agora no dia 11/09/2026, das 12h00 às 16h30 ou seja, menos de duas semanas após a primeira, novamente sem qualquer justificativa sobre por que não foi consolidada em uma única manutenção, e sem qualquer contato prévio da distribuidora para negociar horário/impacto com o consumidor, apesar de se tratar de unidade com contrato de alta demanda.

Diante disso, solicito formalmente à EDP Espírito Santo:

Explicação técnica sobre a necessidade de duas paradas programadas na mesma unidade consumidora em intervalo tão curto, e se essas interrupções foram realmente consolidadas ao mínimo tecnicamente possível, como exige o planejamento de manutenção da rede;
Informação sobre os limites individuais de continuidade (DIC, FIC e DMIC) apurados para a UC 0.00*****-75, e confirmação se esses limites já foram ou serão ultrapassados no período, com o respectivo crédito automático de compensação na fatura, conforme determina a regulamentação da ANEEL (PRODIST Módulo 8 / REN 1.000/2021);
Ressarcimento do custo que tive com a locação do gerador para manter a operação da unidade durante a interrupção de 31/08/2026, decorrente da forma como a distribuidora conduziu (e repetiu) esse desligamento programado.

Fico no aguardo de retorno objetivo da EDP Espírito Santo com prazo de resposta, conforme praxe desta plataforma.

Compartilhe

Resposta da empresa

04/09/2026 às 12:30

Olá, Gabriel.
Espero que esteja tudo bem com você!

Meu nome é Karem, e eu acompanhei a sua manifestação até aqui. Saiba que me coloquei em seu lugar buscando lhe auxiliar da melhor maneira, utilizando todos os recursos disponíveis a mim.
Realizamos tentativa de contato via telefone, no dia 03/09/2026, às 17:31, no número com final 9094,, mas sem sucesso, sendo encaminhada mensagem na caixa postal. Também encaminhamos uma mensagem pelo ambiente privado na plataforma e WhatsApp, solicitando alguns dados essenciais para análise dos pontos mencionados, porém não obtivemos retorno.

Informamos que, por se tratar de Grande Cliente, o atendimento e tratativas devem ser realizados por meio do canal exclusivo:
📞 ***** (ES)
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Após esse horário, os clientes são atendidos pelo SAC do BT, exclusivamente para situações de falta de energia e casos que envolvam risco à vida.

Permanecemos à disposição para demais esclarecimentos.
Caso deseje prosseguir com o atendimento e o telefone esteja incorreto, por gentileza, atualize-o e realize uma réplica.

Protocolo de atendimento: ***** .

Estamos disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, em nossos canais de atendimento:
Agência Virtual: Acesse nosso site em www.edponline.com.br.
App edponline - Disponível para sistemas Android e iOS.
WhatsApp: Entre em contato pelo número (27) 99772-2549.
SAC: Ligue para *****.

Será um prazer atendê-lo.
Saiba que você é muito importante para nós, Conte sempre com a equipe de atendimento da EDP!