Questionamento sobre Estimativa na Conta de Energia Após Troca de Medidor

Em réplica
Fundão - ES
20/11/2025 às 10:02
ID: 232400347
Prezados,gostaria de obter a informação se a minha conta de energia está sendo realizada sob estimativa ou consumo dos últimos meses,consta que o medidor antntigo estava com problema e foi realizada a troca do referido.
Foi realizada Leitura conforme descrito no Talão no dia 03 /11/2025,já cobrando todo a competência de Novembro no início do mês,inclusive tarifas tusd,te e bandeira vermelha apresentando o valor em cima de 233,00 ,00 quant.,mais as mudanças e reajustes de encargos.No início do mês,já tenho todo mês calculado,e gostaria de obter a informação se foi realizada estimativa ,não fui comunicada por escrito, provavelmente sim ,já que foi realizada no início do Mês de Novembro,e cobrada fatura antes do mês acabar,e se está sendo estimada,qual motivo,sendo que o relógio padrão e de fácil acesso,inclusive feito troca de medidor.
Temos a opção de informar Auto Leitura porém como não fomos comunicados da estimativa,só podemos saber quando a fatura fecha ,com esses valores de consumo te e tusd,bandeira tarifária,entre outros impostos.
Solicitei análise de fatura ,já que a mesma foi calculada antes do término do mês de Novembro,no início do mês ,com vencimento para o mês Posterior de Dezembro.
Compartilhe
Resposta da empresa
25/11/2025 às 17:35
Boa tarde, Michele! Tudo bem? Estou entrando em contato para informar que recebemos o retorno da área responsável referente à ******* anteriormente, onde, após uma análise detalhada, Verificando da leitura atual, encaminhada através do WhatsApp no dia 20/11/*******, constatamos que o número que consta no medidor (*******) está maior que a última leitura registrada em 03/11/******* (*******), o que demonstra compatibilidade entre as leituras, visto que houve um avanço no consumo da unidade consumidora. Identificamos que existe uma pequena variação na média diária de consumo: em novembro de *******, o imóvel registrou um consumo diário de 5,90 kWh durante 30 dias de faturamento, enquanto outubro de ******* havia registrado uma média diária de 3,60 kWh durante 30 dias de faturamento, o que contribui para o impacto no consumo final registrado em ambas as faturas. Porém, o consumo permanece na média dos meses anteriores. Outra diferença que pode ser observada são as bandeiras tarifárias, uma vez que, durante o período de faturamento de outubro, esteve vigente a bandeira vermelha patamar 1 e 2. Esclarecemos que tal procedimento é determinado e regulamentado pelo artigo *******, presente na Resolução Normativa nº ******* da ANEEL. O faturamento é somado a outros valores, como taxas, tributos e demais serviços solicitados pelo consumidor. Dessa forma, não encontramos divergências no processo de emissão do faturamento de novembro de *******.
Todos os meses podem ocorrer mudanças no faturamento, como a quantidade de dias faturados — que varia conforme o roteiro de leitura — e alterações nas bandeiras tarifárias. Até o momento, não foram identificadas divergências no processo de faturamento.
Caso ainda tenha dúvidas em relação ao consumo, orientamos que acompanhe diariamente a leitura para identificar qual equipamento pode estar impactando no consumo, além de revisar seus hábitos de uso de energia elétrica, adotando práticas de consumo consciente.
Sugerimos também que verifique suas instalações internas com o apoio de um eletricista particular, a fim de evitar possíveis fugas de corrente na unidade consumidora e, consequentemente, o aumento do registro de consumo.
Caso deseje permanecemos á disposição através dos nossos canais de atendimento para esclarecermos eventuais dúvidas e auxiliá-la da melhor forma possível.
Réplica da empresa
25/11/2025 às 17:37
Retificado...
Olá, Michele. Boa tarde!
Espero que esteja tudo bem com você.
Meu nome é Larissa, e estive cuidando da sua manifestação no Reclame Aqui. Sei o quanto essa ******* para você e quero que saiba que estou aqui para te acompanhar e ajudar em cada passo do processo
Conforme nossos contatos realizados entre os dias 20/11/******* e 25/11/*******, através do WhatsApp com final ******* cadastrado na plataforma, após uma análise detalhada, identificamos que as faturas estão sendo emitidas conforme o consumo real, sem registro de impedimento de acesso à leitura ou possível defeito no equipamento que possa ocasionar aumento nas faturas.
Verificando da leitura atual , encaminhada através do WhatsApp no dia 20/11/*******, constatamos que o número que constava no medidor está maior do que a última leitura registrada em 03/11/*******, registrada na fatura de novembro antes de iniciarmos a tratativa, o que demonstra compatibilidade entre as leituras.
Identificamos que existe uma pequena variação na média diária de consumo: em novembro de *******, o imóvel registrou um consumo diário durante 30 dias de faturamento, enquanto outubro de ******* havia registrado uma média diária de durante 30 dias de faturamento, o que contribui para o impacto no consumo final registrado em ambas as faturas. Porém, o consumo permanece na média dos meses anteriores.
Outra diferença que pode ser observada são as bandeiras tarifárias, uma vez que, durante o período de faturamento de outubro, esteve vigente a bandeira vermelha patamar 1 e 2. Esclarecemos que tal procedimento é determinado e regulamentado pelo artigo *******, presente na Resolução Normativa nº ******* da ANEEL.
O faturamento é somado a outros valores, como taxas, tributos e demais serviços solicitados pelo consumidor. Dessa forma, não encontramos divergências no processo de emissão do faturamento de novembro de *******.
Todos os meses ocorrem mudanças no faturamento, como, por exemplo, a quantidade de dias faturados, que é alterada conforme o roteiro de leitura, e mudanças nas bandeiras tarifárias. Além disso, sugerimos que seja realizado um teste de fuga de energia na instalação, com o apoio de um profissional habilitado, para verificar se há perdas de energia que possam estar elevando o consumo. Esse teste permite identificar possíveis fugas de corrente elétrica, internas ou externas, que não são visíveis no dia a dia, mas que podem impactar diretamente na fatura.
Caso deseje permanecemos á disposição através dos nossos canais de atendimento para esclarecermos eventuais dúvidas e auxiliá-la da melhor forma possível.
Protocolo de atendimento:*******.
Estamos disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, em nossos canais de atendimento:
Agência Virtual: Acesse nosso site em https://*******
App edponline - Disponível para sistemas Android e iOS.
WhatsApp: Entre em contato pelo número*******.
SAC: Ligue para ******* ******* *******.
Será um prazer atendê-la.
Saiba que você é muito importante para nós, Conte sempre com a equipe de atendimento da EDP!
Réplica do consumidor
01/12/2025 às 17:52
Não obtive resposta sobre o laudo Técnico referente a troca de Medidor , Profissional que executou ,fotos do Relógio antigo e Atual,entre outros detalhamentos