Fiscal da Ambar Amazonas aparece com uma história de fazer rezoneamento de meu medidor instalado após 7 dias.

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Manaus - AM

26/06/2026 às 00:05

ID: 252389853

Hoje enquanto eu estava no trabalho vi nas cameras um fiscal da Ambar, antiga Amazonas Energia fiscalizando meu medidor instalado em apenas 7 dias, com uma suposta fala de rezoneamento e realizando uma inspeção em um momento em que não havia ninguém em minha residência para acompanhar esta suposta inspeção.
Eu soube deste tal de rezoneamento" pelo áudio de minhas cameras.
Ha duas semanas fiz uma solicita de um medidor para minha residência com o objetivo de desmembrar minha casa da casa do meu pai.
O serviço foi realizado e já estou providenciando as instalações dentro de minha residencia desta minha nova ligação, mas misteriosamente depois da mudança para o novo padrão na vila onde eu moro, dia sim e dia também aparece fiscais de formas aleatórias aqui medindo e fuçando os contadores, mas hoje meu primo me ligou informando que tinha um cara com atitude suspeita e com farda parecida com a de fiscais da Ambar Energia fuçando meu novo medidor, e foi então que resolvi ver nas câmeras.
Minha Tia ia passando no momento e perguntou o que ele estava fazendo, então ele informou que estava fazendo rezoneamento de numero porque o meu era o C13, e ao lado a do meu Pai é a C3, mas este número que foi dado para o meu medidor C13 foi pela própria concecionária e não sei por que raios de motivo o C13 está incomodando tanto este fiscal a ponto de fuçar e entrar na minha vila que é propriedade privada sem aviso.
Conforma a última decisão STF pode haver a fiscalização e o fiscal fuçando, mas tem uma questão nisso:
É preciso que tenha um responsável acompanhando tal atividade e abaixo está a clausula:

A visita pode ser de surpresa, mas o ato da inspeção não pode ser oculto. De acordo com as resoluções da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL):

Acompanhamento no local: A abertura do relógio e a fiscalização devem ser acompanhadas pelo titular da conta ou por qualquer pessoa maior e capaz que esteja na residência ou na vila naquele momento.

Identificação obrigatória: Os funcionários devem estar estritamente identificados, utilizando uniformes da concessionária (ou da empresa terceirizada autorizada) e crachás visíveis.

Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI): Se os fiscais identificarem qualquer irregularidade (como [Editado pelo Reclame Aqui] ou falhas na medição), eles devem emitir o TOI. A pessoa que acompanhou a vistoria será convidada a assinar o documento. Assinar o TOI apenas comprova que você esteve presente durante o procedimento, e não funciona como uma confissão de culpa.

Caso sinta que os técnicos agiram de forma abusiva, entraram na propriedade sem permissão ou não permitiram o acompanhamento da vistoria, você tem o direito de gravar a ação, recusar-se a assinar os documentos e registrar uma queixa diretamente na Ouvidoria da concessionária, na ANEEL ou acionar o Procon.


Mediante isso, como eu tenho os vídeos, inclusive compartilhei no atendimento durante a reclamação com o protocolo: ***** para a atendente: *****, vou formalizar a reclamação para a ANEEL, pelo que sinto como desrespeito.

Para agrava mais ainda a situação quando fui ao atendimento, com a Sra. *****, a mesma solicitou meu documento, e como eu tenho outra unidade consumidora na minha residência na Cidade Nova na rua ***** antiga Itirapina, ela estava abrindo a denuncia de forma errada no endereço de lá, assim que eu cheguei em casa eu vi que ela abriu outro protoco anteriormente, conforme abaixo para o endereço errado e depois para o correto.

***** DENÚNCIA 25/06/2026 16:58:55 27/07/2026 23:59:00 - No meu outro endereço que não tem nada haver com a história.

***** DENÚNCIA 25/06/2026 16:20:36 27/07/2026 23:59:00 - Endereço da Rua Dr. Machado, local do ocorrido.

Constatei que o atendimento não melhorou muita coisa da antiga Amazonas Energia, sem contar o fato de que ela se irritou com o fato de eu estar fazendo a denúncia referente a um colega dela de empresa.

Minha conclusão como consumidor é que no geral, toda essa equipe precisa ser trocada urgentemente, e não sei o porque aproveitaram os mesmos que já atendiam de forma insuficiente o cliente na Antiga Amazonas Energia.

Sou um consumidor que mantenho sempre minhas contas em dia.
Quero meus direitos de consumidor assegurados, já estamos providenciando um portão para a vila para que esses Fiscais não sintam-se em casa para fuçar quando sentir vontade e para entrar aqui será preciso chamar o morador e pedir autorização como qualquer pessoa normal faz.
Assim que vocês entrarem em contato quero saber mais sobre este tal rezoneamento que ele falou e também quero saber o porque isso para esse fiscal é a coisa mais importante do mundo, pois se eu tenho um numero no meu contador, eu vejo que minha conta será cobrada normalmente e não vejo o motivo desta fixação e também quero saber por que veio sorrateiramente em horário que a vila está vazia.
Eu estou disponível para enviar os vídeos que mostra ele entrando aqui na vila aleatoriamente, tipo caçando problemas e o que está por trás desta atitude questionável.
Eu posso fornecer os videos desta aleatoriedade deste fiscal, ele vai, ele olha, passa direto, parece que estava tentando passar o tempo, se não estivesse com o crachá que dá para ver quando ele está na mureta passando o tempo, pensaria até que é um daqueles meliantes que compram fardas das empresas para entrar em locais para observar, até porque ele não estava com equipe nem nada.
Quando cheguei da fábrica não encontrei mais ele aqui para saber o propósito dele aqui fuçando, queria saber se ele estava sem ter o que fazer.

Compartilhe

Resposta da empresa

01/07/2026 às 11:35

Olá Amaury,
Bom dia!

Em atenção à sua manifestação, esclarecemos que, para garantir a eficiência na execução dos serviços comerciais e operacionais (como a leitura do medidor para faturamento, vistorias e atendimento a ocorrências de falta de energia), a distribuidora organiza as unidades consumidoras em agrupamentos por proximidade geográfica, dividindo-as por ruas, bairros e zonas.

Cada um desses setores possui um calendário específico para a realização das atividades, especialmente a rota de leitura para o faturamento. Caso uma unidade seja cadastrada em um setor incorreto, o cumprimento dos prazos regulamentares e o atendimento adequado ao cliente podem ser comprometidos.

No caso em questão, identificou-se que a UC ***** (Novo Código UC padronizado) estava enquadrada em uma rota divergente de sua real localização. Diante disso, foi necessária a reprogramação do seu calendário de leituras, procedimento internamente denominado como "rezoneamento", que nada mais é do que a readequação da unidade ao seu setor correto.

Ressaltamos que essa atividade não gera qualquer prejuízo financeiro ou operacional ao consumidor, uma vez que foi realizada antes da emissão do primeiro faturamento da unidade. Informamos, por fim, que a primeira fatura poderá contemplar um período de consumo regulamentar de 15 a 47 dias, conforme expressamente previsto no Art. 260 da Resolução Normativa n 1.000/2021 da ANEEL.

Estaremos sempre à disposição para esclarecimentos adicionais através dos nossos canais de atendimento ou em uma de nossas lojas presenciais.

O protocolo deste atendimento é o *****.


Atenciosamente,
Atendimento Especializado Âmbar Energia


Âmbar Energia
Departamento de Atendimento ao Cliente
App para Android e iOS
Site: website.ambarenergia-am.com.br
Call Center/ WhatsApp: 0800 701 3001

Consideração final do consumidor

01/07/2026 às 11:38

Razoavel

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

7