Diferença de Tonalidade entre as peças do mesmo lote

Respondida
Brasília - DF
13/01/2016 às 20:57
ID: 16317204
Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa
Ver todas ReclamaçõesComprei 90 m² de porcelanato(62x62) Elizabeth na loja DEMACOL St. N Cnn 2 Bl D, s/n - Ceilânida Centro, Brasília - DF, ************** Telefone:*******, em novembro de *******, porém durante a obra foi percebido que algumas peças apresentavam tonalidades diferentes, entrei em contato com a loja DEMACOL que entrou em contato com a fabricante ELIZABETH que na qual enviou um técnico na residencia para constatar a reclamação.
O técnico sem nenhum instrumento de medição verificou as peças e disse enviaria um laudo dias depois.
Dias depois recebi um laudo da ELIZABETH que no meu entendimento é simplesmente uma carta padrão que é enviada a todos os clientes que reclamam, pois a mesma não apresenta nenhum valor medido pelo técnico na obra para fins de comparação com os valores de tonalidades tolerados de acordo com as normas NBR ******* e NBR *******.
EU NÃO RECOMENDO A COMPRA DO PORCELANATO ELIZABETH 62X62, POIS SÃO PEÇAS DE MAL QUALIDADE.
obs.: Infelizmente não consegui anexar as fotos das peças que possuem tonalidades diferentes
Compartilhe
Resposta da empresa
26/08/2016 às 16:11
Ao reclame aqui,
Quanto à queixa do consumidor, conforme visita técnica feita pelo representante do fabricante na residência da mesma, não foi constatado qualquer vício no produto, e sim, o que houve foi uma pequena variação de cor (tonalidade) no produto adquirido pelo mesmo, conforme laudo enviado a época da reclamação. Tonalidade é uma propriedade que tem como característica a variação de cor, que pode ocorrer no esmalte da placa cerâmica para revestimento quando este passa pelo processo de queima no forno. Com efeito, é importante informar que segundo a ABNT (associação brasileira de normas técnicas) na NBR *******/*******, a diferença de tonalidade é definida por acordo entre as partes.
A tonalidade das placas cerâmicas é identificada na embalagem do produto, no caso da empresa ELIZABETH, dividimos as tonalidades em 4 variações: V1, V2, V3 e V4. Pequenas variações de tonalidades são consequências normais do processo de fabricação. Onde os padrões de tonalidades são definidos por acordo entre a ABNT e os fabricantes dos produtos. E, portanto, não caracteriza vício de fabricação.
Quando se adquire um produto cerâmico deve se atentar se toda a caixa tem a mesma marcação de tonalidade, para não ter variações na obra final. O mesmo produto pode ter três tonalidades diferentes, já que a variação é natural do processo cerâmico. Portanto, o material adquirido pela consumidora atendia rigorosamente aos padrões exigidos pelas normas técnicas ISO *******, NBR ******* e NBR *******, parâmetros utilizados para verificação da qualidade do produto.
Atenciosamente,
Eduardo Nogueira
Jurídico Grupo Elizabeth