Atraso no pagamento do aluguel e falta de assistência da imobiliária

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Canoas - RS

03/06/2025 às 20:37

ID: 218758035

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Boa noite.
Tenho um apartamento na zona norte de Porto Alegre, sito a Rua *****, *****bloco A, apto. *****, no condomínio de mesmo nome da rua, já há 15 anos.
Já tinha colocado ele em várias imobiliárias para vender ou alugar e, recentemente, uma imobiliária me procurou, dizendo que tinha uma pessoa interessada na locação.
Assim, aluguei o apartamento pela imobiliária citada acima, a tal de Elo Imobiliária Ltda., isso em 19 de março do corrente ano.
Conforme combinado, o primeiro aluguel seria da imobiliária e eu passaria a receber o valor do aluguel a partir de 19 de maio, segundo informação da imobiliária.
Então, dia 19 de maio fui conferir minha conta e nade de crédito.
Dia 20, nada.. dia 21.. nada.. dia 22, nada.
Liguei enésimas vezes pra imobiliária, não atendiam o telefone.
Mandei whats e áudio várias vezes e num retorno milagroso me disseram que não era a imobiliária que faria o pagamento, e sim a seguradora.
Liguei pra seguradora várias vezes, não atendem o telefone.. os números que me passaram são o ***** e o *****.
Muito estranho, primeiro, uma seguradora de Porto Alegre com um 0800 e segundo, um telefone de Curitiba.. não entendi porque uma imobiliária de Porto Alegre teria um contrato com uma seguradora de Curitiba.
Então, no último contato com a imobiliária, eles disseram que deu um probleminha com o aluguel, pois a inquilina não pagou e, consequentemente, a imobiliária não me paga e nem tampouco a seguradora, e sem contato com eles não tenho resposta nenhuma.
Dessa forma, tenho um contrato assinado com a imobiliária, com seguro fiança dessa seguradora, uma tal de Loft, que não se manifesta nem por telefone nem por whats, pois não consigo contato com eles e, dessa forma, a inquilina está morando de graça no meu apartamento já há mais de dois meses.
Numa mensagem que mandei pra imobiliária, disse pra eles entrarem com uma ação de despejo contra a inquilina e cancelar a locação, pois dessa forma não me adianta.
Vi que ela não pagou também o condomínio de maio, além do aluguel, e recém está no segundo mês de aluguel.
Assim, venho respeitosamente aos senhores por este meio solicitar uma ajuda, um esclarecimento legal sobre o que posso fazer e de que forma pra, de repente, se cabível e viável, ajuizar, quem sabe, uma ação contra esta imobiliária ou a seguradora, a fim de que eu receba meus valores de direito, onde o primeiro aluguel, pelo fato de estar atrasado, ser recebido com a devida correção e multa por atraso, pois se fosse eu que estivesse pagando nessas condições, certamente pagaria juros de mora.
Em segundo lugar, como deveria ser procedido pra ser feita uma ação de despejo da inquilina, onde ela deveria me pagar uma multa pela quebra de contrato, pelo que me consta, e se esta multa deveria ser paga a mim por ela ou pela imobiliária ou pela seguradora, e quais os valores que eu deveria receber, com base no valor do aluguel, que é de R$ 800,00 a parte que me cabe, sendo o aluguel pago pela inquilia, para a imobiliária, pelo que me consta, certa de um pouco mais de R$ 1.200,00.
Inclusive, a coisa já começou mal, por ocasião da vistoria que foi feita por pessoal da imobiliária, onde, em anexo, além dos documentos que me forneceram, fiz uma contestação da vistoria que fizeram, onde, em questionamento junto a imobiliária, me disseram que, em caso da entrega do imóvel, que seria me entregue o mesmo com as minhas observações atendidas, e não contrariamente a isso.. como sou que nem São Tomé, só acredito vendo.
Mas pra eu assinar a entrega do apartamento, num caso assim, só depois que EU fizer a minha vistoria e constatar que tudo está como antes da locação.. acredito que a Lei me amparará neste caso.
Quero registrar que sou um homem trabalhador, honesto, pagador de impostos, e cumpro com as minhas obrigações, não devo nada a ninguém, pelo contrário, tem muita gente que me deve, mas volta e meia sou [Editado pelo Reclame Aqui] por pessoas ou órgãos sem compromisso com a honestidade, como o caso que estou enfrentando.
Assim, se erro pago pelo meu erro. a recíproca, porém, também precisa ser verdadeira.
Então, deixo a seu critério essa análise e fico profundamente agradecido pelo seu retorno, na medida do possível.
Um grande abraço e muito obrigado.

1) O que quero da imobiliária, ou da seguradora, não me importa de quem, é que eu receba o mais breve possível o valor do aluguel com os devidos juros e multa, pelo atraso (numa mensagem me disseram que o vencimento seria dia 19, o mesmo dia que foi alugado, em março.. já em outra mensagem o vencimento do contrato seria dia 7);
2) Que haja um compromisso de eu receber o aluguel em dia e no mesmo dia do vencimento, seja ele qual for, e que, se houver qualquer atraso, que eles sejam obrigados a me pagar os devidos juros e multa por atraso;
3) Se for o caso de ser ajuizada uma ação de despejo da inquilina, que eu receba o valor de aluguel proporcional ao tempo de locação, acrescido de multa por quebra de contrato e os juros devidos, conforme coloquei acima;
4) Numa última instância, que espero não se faça necessária, o ajuizamento de uma ação contra a imobiliária e a seguradora com a cobrança não só dos valores devidos a mim como também um valor de danos morais e o que eu tiver de direito.
Muito obrigado.

Compartilhe

Consideração final do consumidor

29/08/2025 às 19:31

[Editado pelo Reclame Aqui]ários.
Simplesmente isso.
Mas já estou vendo isso judicialmente
Em breve essa falcatrua vai ter notícias e vão ter que me indenizar cada centavo, além de levar um processo nas costas milionário.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0